São Paulo comemora 464 anos

Bolo de aniversário no Teatro Sérgio Cardoso, brincadeiras no Museu do Futebol, food trucks e entrada gratuita na Pinacoteca, show de samba na Casa Mário de Andrade e nova exposição no Museu de Arte Sacra estão entre os destaques da programação, que conta ainda com  com música, gastronomia, oficinas, passeios e jogos nas instituições da Secretaria da Cultura do Estado.

.

.

Em celebração ao aniversário de 464 anos de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro, as instituições da Secretaria da Cultura do Estado prepararam uma programação especial, com atrações para todas as idades. São oficinas, brincadeiras, shows de música e poesia e muito mais para aproveitar o feriado. Confira a programação:

TEATRO SÉRGIO CARDOSO

No dia 25, o Teatro Sérgio Cardoso, no tradicional bairro do Bixiga, comemora o aniversário de São Paulo com bolo, apresentações musicais e peças de teatro gratuitas para adultos e crianças. Às 11h00, será apresentado o espetáculo infantil “Operetinha do Sapato Falador”, de Sandra Corveloni. Às 12h00, o público poderá experimentar o tradicional bolo em comemoração ao aniversário da cidade. Às 14h00, o rapper Rincon Sapiência se apresenta no palco montado em frente ao teatro. Às 16h00, o grupo Demônios da Garoa, um dos símbolos de São Paulo, sobe ao palco para animar o grupo com grandes clássicos. Às 18h00, o Zéli Silva Quinteto realiza show de música popular brasileira instrumental e, por último, às 20h00, acontece e apresentação da peça “Mulheres Ácidas”, de Cristiane Wersom, para o público adulto. Toda a programação do teatro é gratuita. O Aniversário de São Paulo no Bixiga terá também um mercado de rua, lojas vintage, brechó, festival de comida de rua e a Rádio MMM, com o DJ Will Robson, se apresentando entre as atrações, além de atrações do Centro de Memória do Bixiga e a feira de expositores da Praça Dom Orione.

.

.

MUSEUS

A Pinacoteca terá, no dia 25 de janeiro, às 15h00, apresentação gratuita do bloco afro Ilú Obá De Min, formado por mulheres ritmistas, além de food trucks e entrada gratuita no museu. Os visitantes poderão aproveitar para conhecer a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, que foi prorrogada até 29 de janeiro e é a maior mostra do artista já realizada desde a sua morte, em 1976. Entre pinturas, desenhos e ilustrações, estão exibidas mais de 200 obras, realizadas ao longo de quase seis décadas de carreira. Vale aproveitar a visita para conferir, no segundo andar do museu, a pintura “Fundação de São Paulo”, do artista Oscar Pereira da Silva, que representa o aniversário de São Paulo. O quadro pertence ao Museu Paulista e fica na Pinacoteca até fevereiro.

.

.

No mesmo dia, o Museu do Futebol abre às 13h00, após a Final da Copa SP de Futebol Júnior, e inicia a programação às 14h00 com o jogo de memória “Memoriball – Clubes Brasileiros”, que utiliza ilustrações de escudos de grandes clubes brasileiros. Às 15h00, o espaço promove a “Oficina de Pipas”, em que os participantes serão convidados a confeccionar pipas e empiná-las em frente ao museu. Às 16h00, acontece o “Jogo de Futebol Vendado”, em que cada criança terá que jogar com uma das pernas amarrada à perna de outra e, enquanto uma estará com os olhos vendados, a outra dará as direções para levá-la até o gol. Os ingressos do museu custam R$ 12,00, com meia entrada para estudantes, aposentados e idosos.

.

.

O Museu de Arte Sacra inaugura, na mesma data, uma nova exposição na Sala MAS, localizada no Metrô Tiradentes. A mostra “Urubú Ka’apor: adornos indígenas como os usados na época da fundação da cidade de São Paulo”, com curadoria de Beatriz Cruz e colaboração doMuseu Índia Vanuíre, conta com cerca de 100 obras sobre a arte plumária indígena, em homenagem aos índios que estavam na cidade quando os colonizadores chegaram. Na semana do aniversário, o espaço homenageia o Pe. José de Anchieta com o artista peruano Cristhian Ventura realizando uma pintura ao vivo do Santo nas tardes dos dias 20, 23 e 24 de janeiro e na manhã do dia 25.

.

.

O Museu da Imigração começa a celebração no dia 23, das 15h00 às 17h00, com a “Memórias em Movimento”, passeio de bicicleta pelo entorno do museu que percorrerá lugares ligados à memória e à construção de São Paulo. Os participantes deverão fazer inscrição pelo e-mail: inscricao@museudaimigracao.org.br e levar suas bicicletas. No dia 25, as atividades começam às 15h00 com o jogo “Linha do Tempo”, no qual os visitantes são convidados a encontrar conexões entre fatos e objetos relacionados ao acervo do Museu da Imigração, em uma grande linha do tempo composta por fotografias. Às 16h00, acontece o show do Batuta Duo, formado pelos músicos Rodrigo Procknov e Gerson Silva, que apresentarão clássicos em formato instrumental em homenagem à cidade. Em todos os fins de semana de janeiro, a partir das 11h00, as visitas educativas do museu abordam o tema “Qual é a sua São Paulo?”, que busca, por meio da exposição de longa duração, debater e questionar as diferentes visões que cada habitante tem da cidade e quais perfis, culturas e estilos existem dentro dela.

.

.

O Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) terá mais uma edição do Conexão Cultural no dia 25. Em comemoração à data, o evento terá o Japão como tema e vai aprofundar a relação da cidade de São Paulo com a cultura do país por meio de exposição de colagens da ilustradora Yumi Shimada a mostra de grafite da artista Katia Suzue, além da oficina de caligrafia japonesa que acontece às 15h00, apresentação do Trio Kagurazaka às 17h00, e mostra de cinema com filmes produzidos no país das 14h00 às 18h00. No dia, a entrada para a exposição “Renato Russo” com mais de mil itens que fizeram parte da trajetória do ícone da música brasileira, será gratuita. Além da programação, das 12h00 às 20h00 o público poderá aproveitar a gastronomia do TukTuk – barraca inspirada no típico meio de transporte de países asiáticos – da Ramen K, que oferecerá cardápio de lámen e yakissoba a preços acessíveis e feitos com ingredientes artesanais.

.

.

O Museu da Casa Brasileira terá apresentação especial da Orquestra Instituto GPA na quinta-feira, 25, às 11h00, com Adoniran Barbosa, Green Day e Billy Blanco entre as músicas do repertório. A entrada é gratuita. Para os amantes de história, a exposição “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado” é um passeio para compreender as transformações urbanas da cidade na primeira metade do século 20. Das 14h30 às 16h30, o público poderá participar também da oficina “Casa na Praia” e se divertir com atividades como frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia ao som de Tom Jobim, que também comemoraria aniversário no dia 25 de janeiro. Vale aproveitar a visita para conhecer a exposição “Desenhando a cidade: Neco Stickel”, com desenhos feitos à mão que representam edifícios de São Paulo.

O Museu Afro Brasil estará com entrada gratuita no dia 25, e o público poderá aproveitar para conhecer as exposições “Barroco Ardente e Sincrético – luso-afro-brasileiro”, que homenageia o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, e “Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”, que reescreve a história da tecnologia no Brasil. As duas exposições foram prorrogadas até o dia 4 de março.

.

Museu Afro Brasil

 

Os museus-casas literários também terão atividades para comemorar a data. A Casa Mário de Andrade realiza, no dia 24, das 19h00 às 21h00, a palestra “Mário Fotógrafo”, com o fotógrafo Marco Aurélio Olimpio apresentando um lado menos conhecido do autor, explicando as técnicas utilizadas em fotos feitas pelo próprio Mário. Já no dia 25, o espaço recebe o grupo musical Sambadas, formado por sete mulheres, que interpretará canções autorais, de vanguarda e do samba paulista. Na Casa das Rosas, às 10h00, se inicia ao “Encontro Peripatético”, passeio que ligará as três casas (Casa Mário de Andrade, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida) e abordará a vida e a obra dos patronos de cada museu. As inscrições para o passeio devem ser feitas no site http://www.casaguilhermedealmeida.org.br. A partir das 19h00, o museu também apresenta o “Recital para São Paulo”, com poemas de Haroldo de Campos, Mários de Andrade, Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida, além de canções de compositores paulistanos.

.

.

O Museu Catavento terá, no dia 25, das 9h30 às 15h30, a “Oficina de Fotografia Artesanal”, em que a equipe de fotógrafos do Projeto Cidade Invertida apresenta uma oficina de câmara escura e também mostra como se dá o processo de revelação química das fotos, em um trailer especialmente adaptado. É necessário retirar senha para participar da atividade.

O Museu da Diversidade Sexual inaugura, no dia 24 de janeiro, a exposição “Tarja Preta”, com retratos de grandes ícones da cultura – como a escritora Cassandra Rios, o cantor Ney Matogrosso e o estilista Clodovil – produzidos por Vania Toledo. Os trabalhos destacam os questionamentos comportamentais do universo LGBT e mostram como eles têm forte presença na cultura. A entrada é gratuita.

.

.

BIBLIOTECAS

A Biblioteca Parque Villa-Lobos terá, no dia 24, às 10h30, a atividade “Pintando o 7”, que convidará o público a confeccionar um quebra-cabeças com o tema “Monumentos da cidade de São Paulo”. Às 16h30, o “Leitura ao Pé do Ouvido” apresentará trechos do livro “1001 ruas de São Paulo – Guia sobre a história dos homenageados nas placas da cidade”, de Silvia Costa Rosa.

A Biblioteca de São Paulo também promoverá a atividade “Leitura ao Pé do Ouvido” no dia 26, às 16h30, com apresentação de trechos do livro “Brás, Bexiga e Barra Funda: notícias de São Paulo, de Antônio de Alcântara Machado.

As atividades são indicadas para o público a partir de sete anos. Não é necessário inscrição para participar. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

.

.

FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura promoverão, no dia 25, atividades gratuitas em homenagem ao aniversário de São Paulo em várias regiões da cidade.

O projeto SP Cultura na Rua estará em duas regiões: no Capão Redondo, das 14h00 às 17h00, na Praça do Arariba, com os artistas Alef Carvalho e Agatha Saan e as bandas Soul Jazz Band e Vertical Jungle; e na Cidade Tiradentes, das 13h00 às 17h00, na Av. dos Metalúrgicos, s/n, com os músicos Lucia Zorzi, Junior da Violla, Diggo Voz e Suellen Luz.

.

.

Na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, às 10h30, a atividade “São Paulo ontem e amanhã” convidará o público a conhecer a São Paulo de antigamente por fotos e imaginar como vai ser a cidade em 2117. Às 11h00, a unidade de Cidade Tiradentes terá a “Atividade de Internet – Dia da Cidade de São Paulo”, em que serão divulgados variados serviços, eventos e principais atividades culturais da cidade que completa 464 anos. Como referência, será utilizado o livro “História de São Paulo através da Arte”, de Nereide Schilaro Santa Rosa.

Já no Itaim Paulista, às 11h00, acontece a “Oficina de Criação: Fazendo seu personagem”, em que os participantes serão convidados a criar personagens após conhecerem as obras e a história da dupla de grafiteiros Os Gêmeos. A Fábrica de Cultura Parque Belém apresenta, às 15h00, fatos e curiosidades que marcaram a história da cidade com base no livro “São Paulo: corpo e alma”, de Alberto Ikeda.

.

.

Na Vila Nova Cachoeirinha, acontece, no dia 24, às 15h00, o bate-papo “Literatura para os games: A Nova Califórnia”, em que os idealizadores do game A Nova Califórnia, adaptação da obra do escritor brasileiro Lima Barreto, falam dos desafios de unir o universo literário aos jogos. Também no dia 24, às 15h00, a Fábrica de Cultura Jaçanã promove a atividade “Criando e brincando com sucatas”, em que os participantes vão criar construções, brinquedos, engenhocas e esculturas utilizando materiais reaproveitados. No Capão Redondo, a oficina “Escrita Urbana”, que propõe a construção de uma escrita com influências da arte de rua, acontece no dia 24, às 14h30.

No Jardim São Luís, no dia 25, às 19h00, acontece a “Batalha da Fábrica – Os Melhores MC’s da Quebrada”, com batalha entre rimadores da região apresentada pelo MC Crônica Mendes. Para participar, é necessário realizar inscrição na hora.Por fim, na Brasilândia, a quinta edição de “O rap fortalece”, com apresentações de MCs, intervenções de grafite e danças urbanas, acontece no dia 27, sábado, a partir das 11h00.

.

.

OFICINAS CULTURAIS

A Oficina Cultural Oswald de Andrade inicia a comemoração no dia 24, às 19h30, e no dia 25, às 18h00, com a aula-espetáculo “As Palavras Gestuais de Denise Stoklos”, sobre o método “Teatro Essencial”. A atividade é indicada para atores e atrizes maiores de 18 anos. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes na Oficina. Também no dia 25, das 15h00 às 17h00, toda a família pode participar da oficina “Rua de Brincar”, que propõe o resgate de brincadeiras antigas, como pular corda, elefantinho colorido, mãe da rua e passa-anel. No mesmo horário, acontece também a “Sericleta”, espaço de impressão de cartões postais e produtos gráficos, e a feira de troca de livros, CDs e DVDs. Já nos dias 26 e 27 de janeiro, às 18h00, será encenada a peça “S.O.S. Quase Tudo”, que conta a história de uma bruxa que recebe cartas, telefonemas e mensagens com pedidos de ajuda, e utiliza rituais para solucionar os problemas. A apresentação é indicada para maiores de 16 anos e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

.

.

SERVIÇOS

Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo – SP
Estações do Metrô Próximas: São Joaquim e Brigadeiro
Linhas de ônibus: 475M-10 Jd. da Saúde; 967A-10 Imirim/Pinheiros
(11) 3288-0136
Funcionamento da bilheteria: terça a domingo, das 14h00 até o início do espetáculo; vendas antecipadas: de terça a sábado das 14h00 às 19h00
Acessibilidade no local
www.teatrosergiocardoso.org.br / vendas pela internet: www.ingressorapido.com

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo – SP
(11) 3324-1000
Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h00 às 17h30 (com permanência até às 18h00)
Estacionamento gratuito no local
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.pinacoteca.org.br

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu, São Paulo- SP
(11) 3664-3848
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 (Bilheteria até às 16h00)|
Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00 (bilheteria até às 17h00)
R$ 12,00 | Grátis aos sábados
Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)
www.museudofutebol.org.br

.

.

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP
(11) 3326-3336
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00
Estacionamento gratuito entrada pela Rua Jorge Miranda, 43
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museuartesacra.org.br

.

.

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP
Metrô Bresser-Mooca (900m)
(11) 2692-1866
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 17h00
R$ 10,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
http://museudaimigracao.org.br/

Museu da Imagem e do Som – MIS-SP
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP
(11) 2117-4777
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h00 às 21h00 | domingos e feriados, das 9h00 às 19h00
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita às terças-feiras. Aos sábados, acesso grátis às exposições do térreo e do acervo – consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos
Acessibilidade no local
www.mis-sp.org.br

.

.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
(11) 3032-3727
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
R$ 10,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados
Acessibilidade no local
www.mcb.org.br

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo-SP
(11) 3320-8900
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00)
Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museuafrobrasil.org.br

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil

.

Oficina Cultural Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
(11) 3666-5803 ou 3826-4085 | casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Terça-feira a Sábado das 10h00 às 18h00.
Gratuito
www.oficinasculturais.org.br

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo-SP
Estação Brigadeiro do Metrô (850m)
(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h00 às 22h00 | domingos e feriados, das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.casadasrosas.org.br

Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada gratuita
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
(11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00 (Bilheteria fecha às 16h00)
Estacionamento pago no local
R$ 6,00 | Grátis aos Sábados
Acessibilidade no local
www.cataventocultural.org.br

.

Pátio do Colégio - São Paulo nasceu aqui.

Pátio do Colégio – São Paulo nasceu aqui.

.

Museu da Diversidade Sexual
Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
(11) 3339-8078
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.mds.org.br

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros
Telefone: (11) 3024-2500
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, 9h30 às 18h30.
Acessibilidade no local
Gratuito
www.bvl.org.br

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Biblioteca Parque Villa-Lobos

.

Biblioteca de São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Telefone: (11) 2089-0800
Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Gratuito
Acessibilidade no local
www.bsp.org.br

Biblioteca de São Paulo

Biblioteca de São Paulo

.

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, S/N (Entrada 1) / Rua Algard, 82 (Entrada 2)
(11) 5822-5240
Funcionamento: terça a sexta, das 9h00 às 20h00; sábados e domingos: variável de acordo com a programação
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

.

Pátio do Colégio - São Paulo nasceu aqui.

Pátio do Colégio – São Paulo nasceu aqui.

.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
15 de novembro – biblioteca aberta
Rua Franklin do Amaral, 1575
(11) 2233-9270
Funcionamento: terça a sexta, das 9h00 às 20h00; sábados e domingos: variável de acordo com a programação
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
(11) 2249-8010
Funcionamento: terça a sexta, das 9h00 às 17h00; sábados e domingos: variável de acordo com a programação
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281
(11) 2556-3624
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)
http://www.fabricadecultura.org.br

Leve São Paulo para casa com nossa coleção de produtos feitos de fotos da cidade.

Leve São Paulo para casa com nossa coleção de produtos feitos de fotos da cidade.

.

.

.

Anúncios