3 Paradas em Salvador

O Brasil começa na Bahia. Nossa nova viagem começa em Salvador, passa por Vera Cruz, a terra e segue para a Ilha de Itaparica. Praias, sol, o mar azul colorido pelo céu infinito em terras das origens de nossa história. Embarque com A Bússola Quebrada e a Mix Aventuras para conhecer as belezas do coração da Bahia.

.

Quem consegue pensar em problemas olhando para o mar de Itaparica?

Quem consegue pensar em problemas olhando para o mar de Itaparica?

.

Quando a gente pensa em todos o problemas que o Brasil tem, dá aquela vontade de sumir daqui, de ir embora, de nunca mais voltar.

Mas acontece de a gente ver um lugar tão lindo quanto a Bahia, e visitar as ruas de Salvador, vislumbrar todos os tons de azul que podem haver entre o céu e o mar, todas as luzes do sol refletindo nas ondas das águas da Baía de Todos os Santos, Ilha de Itaparica e Vera Cruz, também chamada de Mar Grande, que a gente logo esquece os problemas e os males parecem bem menores.

.

Cavalo Marinho vai navegar pelo azul de além mar.

Cavalo Marinho vai, navegar pelo azul de além mar.

.

É olhar para tanta riqueza e pensar que em tempos distantes, caravelas portuguesas navegaram por estas águas trazendo marinheiros cansados e acostumados ou frio, que não viam nunca a pele morena, queimada de sol de nossa gente, que estavam acostumados com o mar cinzento de suas terras.

Vai distante a época do Descobrimento do Brasil, mas cada brasileiro que viaja para Salvador acaba por redescobrir esta terra tão rica de história, gente e belezas naturais.

A Hirlei, da Mix Aventuras já levou a gente para várias viagens. E desta vez ela seguiu o caminho de Cabral para descobrir as abençoadas terras das Índias brasileiras.

Este post é só para dar um gostinho do que ainda virá.

.

Este pequeno farol é em Salvador. E vai crescer nos próximos textos.

Este pequeno farol é em Salvador. E vai crescer nos próximos textos.

.

Mais que falar de uma localidade, vamos falar de uma terra enorme e linda, que se estende quase da linha do Equador e segue encantando marinheiros, navegantes, viajantes de todas as formas, e faz a gente sentir aquele prazer único de viver nesta terra.

.

Sonhos de ventos e velas... O mar infinito e a terra distante.

Rimas de ventos e velas… O mar infinito e a terra distante.

.

A viagem começa por Salvador, capital com título de homem de bem, celebrando o Messias tão esperado pelos povos. A cidade que surge gigante no meio da Baía de Todos os Santos, esta terra que acolheu o desconsolado viajante e deu a Pedro Álvarez Cabral um novo ânimo de ver terra finalmente, e a promessa de vida, de água doce e de comida.

.

Na orla, o Elevador Lacerda e a cidade baixa de Salvador.

Na orla, o Elevador Lacerda e a cidade baixa de Salvador.

.

Jamais morrer no mar! Viver, viajar e voltar para contar a história dos feitos e das Grandes Navegações.

Foi destas águas que surgiu o gigante Brasil, nascido entre mata exuberante, chamado antes de Ilha de Vera Cruz, um dos pontos pisados por Cabral e sua esquadra, para depois ser chamada de de Terra de Santa Cruz, pois era grande o seu tamanho. E finalmente virar país e continente.

.

Salvador é um porto movimentado. Pessoas e navios ainda trabalham após o pôr-dos-sol.

Salvador é um porto movimentado. Pessoas e navios ainda trabalham após o pôr-dos-sol.

.

Nesta viagem, vamos explorar a Ilha de Itaparica, com seu mar que ainda parece pertencer a um tempo distante, como se ainda fosse o país a mesma terra que um dia foi desconhecida, em 1500.

Nossa viagem segue pelas maravilhas da arquitetura, com o ora belo, ora assustador Elevador Lacerda, que liga a cidade alta à cidade baixa de Salvador, e vamos navegando pela Baía de Todos os Santos, seguindo pelo mar, para ver fortalezas cheias de histórias de combates, como o Forte de São Marcelo, fortaleza que já foi palco de lutas e que serviu de prisão em tempos passados mas não esquecidos.

.

E quantas nuances de cor há em Salvador.

E quantas nuances de cor há em Salvador.

.

Ao ver tantos cantos históricos, tantos becos e praias, e tanto barcos navegando ao sol, levados aos poucos mas sempre avante pelas vagas do mar azul, impossível não lembrar de personagens míticos de Jorge Amado, com seus capitães e marujos, moleques e mulheres, os loucos e os miseráveis, os mais ricos e os mais duvidosos. 

.

Farol da Barra em Salvador.

Farol da Barra em Salvador.

.

Cada parte desta terra conta uma história, ou um conto. E o povo baiano anda com a calma de quem observa o mar da Ilha de Itaparica, e vive com uma canção nos lábios.

.

Forte de São Marcelo. Já defendeu o litoral brasileiro de piratas e já foi presídio.

Forte de São Marcelo. Já defendeu o litoral brasileiro de piratas e já foi presídio.

.

Viaje com a gente, A Bússola Quebrada e a Mix Aventuras e veja os fortes, os mares, os barcos e os faróis. Há muita gente bonita para se ver de Vera Cruz ao continente.

Vem com a gente conhecer as ruínas de igrejas e casas coloniais da Ilha de Itaparica, viajar pelos mares em lanchas e catamarãs ao redor de Vera Cruz, vencendo o Mar Grande e aportando em terras outrora pisadas por portugueses.

.

Afastando de Salvador e indo para Vera Cruz e Ilha de Itaparica.

Afastando de Salvador e indo para Vera Cruz e Ilha de Itaparica.

.

Esqueça um pouco os problemas ao navegar nas águas claras da Baía de Todos os Santos e ver a orla de Salvador, as cidades e ladeiras dos escritores e poetas e o canto das sereias baianas em terra firme ou mar aberto.

Salvador é uma terra de encantos. Também de feiticeiras e de santos. 

E a gente dá dicas de cada lugar para você conhecer. E algumas dicas de onde dormir, o que visitar e onde comer. Vem com a gente esquecer um pouco os problemas em Salvador, Ilha de Itaparica e Vera Cruz. E ame um pouco mais este país tão rico e tão bonito.

Vem viajar com a gente!

.

A Hirlei gostou muito de visitar a Ilha de Itaparica.

A Hirlei gostou muito de visitar a Ilha de Itaparica.

.


Dicas de Viagem:

A Hirlei Foi a Salvador para criar mais um roteiro para a Mix Brasil Aventuras. Gostou da Viagem? Vem com a gente em uma nova aventura por Salvador, Ilha de Itaparica e Vera Cruz. Entre em contato:

https://www.facebook.com/mixaventuras/

http://mixbrasilaventuras.com.br

Sim, temos muitas histórias para contar!
Tem histórias também? Conte pra gente!!

.

.

.

Anúncios