O Astronauta Colorido

Era o tão tão distante ano de 1972 e a voz nada convencional de David Bowie ecoava nas rádios britânicas. Sua melodia envolvente e ao mesmo tempo perturbadora falava de um astronauta, Major Tom, que se perdia no espaço. Era o início da ficção científica na música pop, o começo do glam rock, o surgimento de personagens na música. Uma revolução começava aqui. Vamos viajar com David Bowie numa coleção inspirada em Space Oddity.

.

Azulejo para botar as estrelas na sua parede.

Azulejo para botar as estrelas na sua parede.

.

Carnaval e eu lá no bloco do Tô de Bowie. Isso faz tempo, foi logo depois da partida de David Bowie para as estrelas. Quem gosta sente falta. E me ocorreu que nunca nem falei nada sobre o assunto, nunca fiz uma homenagem. E me ocorreu de algum dia colocar por aqui alguma espécie de trabalho que lembrasse o sujeito que fez os fãs da música olharem para o espaço e pensar numa civilização avançada que já tivesse resolvido os problemas que nós temos hoje. Especialmente aqueles criados puramente pela implicância e maldade humanas.

O tempo passava e eu não fazia nada. Acabou o carnaval de 2017 e eu lá, pensando: “O que fazer para celebrar David Bowie?”

Não sei fazer música. Ele sabia. Não sei como dizer pessoalmente a ele o quanto admirei seu trabalho, seus filmes, sua música, e o quanto suas canções me trouxeram bons momentos e de como sua visa hoje é uma boa lembrança.

Também não tenho como dizer a todos o quando a Exposição de David Bowie no MIS foi divertida e instrutiva. Ver o jeito como David Bowie compunha suas músicas, como ele as escrevia usando um software específico para montar as canções, várias versões, das letras, uma ao lado da outra, analisando minuciosamente para ver quais ficariam melhores. 

.

Clique nas Imagens para Ampliar:

.

Tenho um livro pequeno em tamanho, mas muito cheio de conteúdo e bem inspirador, de título “Roube como um Artista”, de Austin Kleon, que diz que se você simplesmente imita alguém, isso é apenas uma cópia. É roubo. Mas se você faz algo grande em cima da obra do artista que você admira, então você está roubando a ideia dele e fazendo muito mais. Você está roubando como um artista. Você está se inspirando, aprendendo, evoluindo, e quem sabe, continuando um legado. 

Pensando nisso tudo, que tal homenagear o astronauta Major Tom em sua viagem pelo cosmos, lembrando da música de David Bowie, das obras de pop art de Andy Warhol, e dos ensinamentos do livro que comprei? (Não roubei, comprei).

.

Space Oddity

David Bowie

Ground Control to Major Tom
Ground Control to Major Tom
Take your protein pills and put your helmet on
Ground Control to Major Tom (ten, nine, eight, seven, six)
Commencing countdown, engines on (five, four, three)
Check ignition and may God’s love be with you (two, one, liftoff)
This is Ground Control to Major Tom
You’ve really made the grade
And the papers want to know whose shirts you wear
Now it’s time to leave the capsule if you dare
“This is Major Tom to Ground Control
I’m stepping through the door
And I’m floating in a most peculiar way
And the stars look very different today
For here
Am I sitting in a tin can
Far above the world
Planet Earth is blue
And there’s nothing I can do
Though I’m past one hundred thousand miles
I’m feeling very still
And I think my spaceship knows which way to go
Tell my wife I love her very much she knows
Ground Control to Major Tom
Your circuit’s dead, there’s something wrong
Can you hear me, Major Tom?
Can you hear me, Major Tom?
Can you hear me, Major Tom?
Can you “Here am I floating ‘round my tin can
Far above the moon
Planet Earth is blue
And there’s nothing I can do”

.

No desenho, o astronauta Major Tom representado pela lata de sopa de tomate Campbell’s, o telefone vermelho, usado na comunicação do Major Tom com a base – na verdade é o telefone que o E.T. usou – e a lua lá atrás. As cores brilhantes do glam rock e o infinito azul do espaço. Tudo citado em Space Oddity.

 

Adesivos para decorar a vida com sua música favorita.

Adesivos para decorar a vida com sua música favorita.

.

Peter Schilling, dez anos mais tarde, fez uma música respondendo o que aconteceu ao herói espacial Major Tom. E dá um aparente final feliz ao revolucionário astronauta.

.

Peter Schilling – Major Tom

.

Mas é o próprio David Bowie quem conta o que houve com o Major Tom em sua música de 1980, Ashes to Ashes. Parece que o astronauta solitário só quer voltar para casa, deve ter passado muitas dificuldades, e parece mesmo não estar bem. Talvez o tempo no espaço tenha lhe feito mal.

.

David Bowie – Ashes to Ashes

.

Com tantas versões de finais possíveis, podemos ficar só com a música original. E claro, lembrar da era espacial, em que todos achavam que em breve as pessoas viajariam em foguetes pelo espaço, com roupas de astronauta, em carros velozes, indo de um planeta a outro.

Claro que as pessoas pararam de acreditar nessa ideia, até que um senhor chamado Erlon Musk resolveu colocar um astronauta e um de seus carros e mandar para Marte, sendo lançado de um foguete da Space X. 

.

Isso aconteceu mesmo! Mas o astronauta, chamado Major Tom, é só um boneco!

Isso aconteceu mesmo! Mas o astronauta, chamado Major Tom, é só um boneco!

.

Clique nas Imagens para Ampliar:

.

Quem gosta de sonhar com o espaço infinito pode pensar que em algum lugar, David Bowie está esperando por todos nós, compondo novas canções espetaculares. Quem é mais pé no chão, pode ter estas estrelas em sua vida para ajudar a sonhar um pouquinho mais. Afinal, de quê adianta o trabalho sem um sonho de melhores momentos?

E se você acredita que David Bowie está esperando nas estrrelas, quem sabe ele pode ter finalmente se transformado no personagem de sua música:

.

David Bowie – Starman

.

E só para terminar a coleção, algumas utilidades para lembrar o som de David Bowie tanto em casa como fora dela. E seguimos, esperando por dias mais felizes. Será que eu soube fazer uma homenagem e roubei como um artista?

.

Clique nas Imagens para Ampliar:

E se você quiser mais personagens espaciais, sempre tem o Ziggy Stardust. O herói da Era Espacial.

Saudações do Major Tom – Greetings from major Tom.

.


Dicas de viagem:

Veja aqui em nossa lojinha os produtos que você mais gostou – https://www.colab55.com/@abussolaquebrada/tees/greetings-from-major-tom

.

.

.

Anúncios