Viajando na propaganda da Air France

Coisa de publicitário e viajante: Uma volta ao mundo com os lindos cartazes de propaganda da Air France no século 20 e a evolução da companhia aérea em tecnologia, conforto e propagandas para o século 21. Vamos viajar nas propagandas!

.

.

De pôsteres ilustrados a uma refinada campanha em vídeo, Air France sempre manteve a elegância francesa em sua comunicação de marca.

O mundo da Air France inspirou algumas gerações de talentosos designers, que ajudaram a criar a imagem que a companhia aérea tem no mercado até hoje, por meio de pôsteres, ilustrações, fotografias, coreografias, produções em vídeo e outros formatos. Essa evolução da publicidade da Air France é tão icônica que a prefeitura da cidade francesa de Roissy organizou, em outubro de 2017, uma exposição com as campanhas promocionais feitas desde 1933 até esse ano, mostrando mais de oito décadas de viagens nas rotas da empresa, fechando com mais recente: FRANCE IS IN THE AIR.

.

.

Os pôsteres tiveram um papel importante na comunicação. Com mais de 1.500 artes produzidas pelos mais famosos ilustradores, a companhia aérea francesa tem um dos maiores acervos do mundo. Com ou sem palavras, cada um deles cria um imaginário onde o destino se torna realidade. Eles eram produzidos em dois formatos, 40x60cm e 90x60cm, sempre trazendo consigo a criatividade e a elegância da França. Designers consagrados como Savignac, Solon e Cassandre, ou novas promessas na área como Cocteau, Mathieu, Brenet, Picart Ledoux e Vasarely, tinham total liberdade para criar esse “convite para viajar”, tendo que manter somente 4 elementos: o céu, o avião, as nove letras que formam “Air France” e o ícone do cavalo marinho alado, símbolo da companhia.

.

.

A partir dos anos 60, as campanhas tinham somente um artista por ano, trazendo um design que combinava habilidades técnicas com efeitos fotográficos e de edição. Já nos anos 80, a identidade visual com as cores vermelho, azul e branco da Air France estava sempre presente e associada à algum elemento da cultura de cada destino, criando uma relação de proximidade.

.

.

No fim dos anos 90, as campanhas publicitárias migraram para agências que trabalhavam com talentosos fotógrafos. A viagem se tornou um “espaço-tempo dedicado a sensações únicas”. A agitação dos anos 80 deu lugar à calma, simplicidade, poesia e um look & feel mais “zen”. Essa estética poética e minimalista traduzia o conceito de viagem em “Fazendo do céu o melhor lugar na Terra”. A partir daí as campanhas traduziam conceitos essenciais no serviço da Air France, como o seu comprometimento com a proteção do planeta e o bem-estar do passageiro.

.

.

Essa evolução culminou na belíssima campanha lançada em 2014, “Air France, France is in the air” (“Air France, a França está no ar”, em tradução livre), que além de ser divulgada em rádios e mídias sociais, também trouxe pôsteres em 12 países, incluindo o Brasil. Criada pela agência BETC, a campanha trazia em seu visual imagens icônicas de cada destino, o conforto do A380, a então nova primeira classe La Première, a gastronomia, a malha aérea e os benefícios do SkyPriority.

.

.

No ano seguinte, a Air France lançou na França e em mais 5 países (Brasil incluso), o filme dessa mesma campanha, que apresenta uma jornada única ao estilo de vida à la française, com elegância, criatividade e bom-humor. Poucas semanas após sua publicação, o vídeo já acumulava mais de oito milhões de visualizações no YouTube. Dois anos e meio depois, esse número já passa de 150 milhões! A mesma identidade visual foi levada também para o vídeo de segurança exibido a bordo dos voos.

Isso que é evoluir com elegância, né?

.

 

.

.

Air France no Brasil

A Air France opera 21 frequências semanais partindo de São Paulo (14 voos semanais) e Rio de Janeiro (7 voos semanais) e, a partir de maio de 2018, operará mais 2 frequências semanais partindo de Fortaleza (operada por aeronave da Joon) direto para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Para mais informações sobre a Air France, visite airfrance.com.br, Air France Newsroom, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e o Air France La Saga.

.

.

.

.

Anúncios