Dia Mundial do Café

No sábado, dia 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Café. Uma das bebidas queridinhas dos brasileiros ainda gera algumas dúvidas em relação a seus impactos na saúde dos apreciadores. Para esclarecer certas questões, Flamarion Pirtouscheg, Gerente de Categoria de Produtos da Electrolux, responde mitos e verdades do café.

Aproveitando para lembrar que a gente esteve numa plantação de café dentro da cidade de São Paulo e você confere aqui a nossa visita ao Instituto Biológico.

Irish Coffee do Santa Satisfação. Confira mais abaixo.

Irish Coffee do Santa Satisfação. Confira mais abaixo.

.

7 mitos e verdades sobre o café

Para celebrar o Dia Mundial do Café, Electrolux esclarece algumas dúvidas do grão:

Espresso ou coado, com leite ou puro. O café é uma das delícias mais queridinhas do Brasil, país que mais exporta esse grão em todo o mundo. Segundo o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), essa é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Mas, como não gostar daquele cafezinho para começar o dia com mais disposição ou trazer um aconchego depois do almoço ou jantar?

A discussão, porém, se o café traz benefícios ou malefícios para a saúde e quais são seus impactos nas nossas vidas, permanece constante. Para celebrar o Dia Mundial do Café, que acontece no dia 14 de abril, Flamarion Pirtouscheg, Gerente de Categoria de Produtos da Electrolux, esclarece alguns mitos e verdades sobre esse grão. Confira:

.

.

1 – O café coado tem mais sabor que o espresso.

Mito. Quando o café é preparado resultando o espresso, o sabor fica mais forte que o coado, por causa da forma que é feita a bebida – o pó é prensado no filtro. Por outro lado, o gosto do café coado permanece acentuado por mais tempo que o espresso, que é recomendável que seja ingerido logo após o seu preparo.

2 – Café tira o sono.

Verdade. O café possui a cafeína que é uma substância presente também em outros alimentos, que age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga, o que faz com que o consumidor da bebida se atente mais nas suas atividades – por um tempo determinado. Isso muda de pessoa para pessoa, por causa do sistema nervoso de cada um e como ele reage a essa substância. Para os que sofrem de insônia, o café não é necessariamente o causador da falta de sono, já que tem um efeito passageiro de duas horas, mais ou menos.

.

.

3 – Cafeína em excesso faz mal.

Verdade. Tudo que ingerimos em excesso não faz bem para a nossa saúde. Isso não é diferente com o café. Segundo periódico científico da Food and Chemical Toxicology, a quantidade máxima de consumo de cafeína por dia é de 400ml, ou três xícaras de 150ml por dia.

4 – Café dá dor de cabeça.

Mito. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína pode reforçar isso.

.

.

5 – Diversos fatores interferem no sabor final do café.

Verdade. Desde a hora da plantação até colocar nas sacas, tudo influencia no gosto do cafezinho na xícara. O terroir – condições geográficas e climáticas de determinada região -, cultivo, variedade, forma de plantio – tipo de terreno-, colheita, secagem, torra, embalagem e preparo, são exemplos de etapas de preparar o grão para uso e que podem ser feitas de diversas formas que interferem diretamente no sabor final do café.

6 – Crianças podem tomar café.

Depende da idade. O café é uma bebida que pode dificultar a absorção de algumas substâncias importantes para uma criança em crescimento. É recomendado que antes dos seis anos de idade, a criança não consuma a bebida. Depois disso, ela pode ser até apresentada para os pequenos, mas com muita moderação.

7 – Não pode tomar medicamentos com café.

Verdade. O café pode inviabilizar as reações químicas propostas pelas substâncias em medicamentos. Por essa razão, não é recomendável tomar comprimidos com a bebida.

Cafeteira Expressionist CMP60 – Conheça mais sobre o produto e as sugestões de receitas Electrolux: https://bit.ly/2Aho1KL

.

.

Excelente para quem aprecia café gourmet, além de ser ideal para o preparo de receitas como panacota de café e tiramissu. A cafeteira Expressionist CMP60 conta com jarra térmica, painel em LCD HighContrast™ e função programável, que permite programar o café com até 24 horas de antecedência. Para os paladares mais refinados, possui a tecnologia de preparação ProBrew™ e o sistema AromaStrength™, que regulam a intensidade da bebida de acordo com o gosto de cada um. Além disso, possui filtro de água de carvão ativo PureAdvantage™, que proporciona um café de aroma envolvente, mais saboroso e puro.

.

No Dia Mundial do Café, a Electrolux ensina 3 receitas à base da bebida para variar na rotina

Para aproveitar essa data de forma mais saborosa, a marca fez uma parceria com a nutricionista Cinthya Maggi para inovar nos pratos.

O mundo inteiro comemora no dia 14 de abril uma de suas bebidas favoritas: o café. E nada melhor do que começar o dia com uma xícara quentinha da bebida, não é mesmo? Se você gosta de fazer isso, não importa o momento do dia – café da manhã, almoço ou jantar – que tal reunir a família com receitas diferenciadas que proporcionem mais disposição e sabor?

O café é muito versátil e pode ser preparo de diversas maneiras; coado, espresso, turco, francês, italiano, cappuccino, não importa sua variedade, a bebida faz sucesso na casa da maioria dos brasileiros. E para não deixar a data passar despercebida, a Electrolux, em parceria com a nutricionista Cinthya Maggi, preparou três receitas especiais a base de café para variar no cotidiano corrido e saborear a bebida de diversas maneiras. Afinal, o café não precisa só acompanhar aquele delicioso bolo à tarde, mas também pode estar na lista de ingredientes.

.

.

Café com Especiarias

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Ingredientes
½ xícara (chá) de café em pó
1 colher (café) de canela em pó
½ colher (café) de cravo da Índia em pó
1 pitada de noz-moscada
1 litro de água

Para enfeitar
100g de Iogurte grego
Canela em pó para enfeitar

Modo de Preparo
Misture o pó de café, a canela, a noz-moscada, o cravo da Índia em pó e reserve. Prepare a sua Cafeteira Expressionist CMP60. Abra a tampa do tanque e encha com a água. Depois, insira o filtro de café permanente no porta-filtro e encha com a mistura de café e especiarias. Feche a tampa do tanque de água e coloque a jarra sobre a placa do produto. Para iniciar pressione o botão Brew. Quando acabar de filtrar, coloque o café nas xícaras de sua preferência. Distribua o iogurte grego por cima e polvilhe com a canela em pó. Sirva rapidamente.

Informações sobre a receita
Nesta receita a sugestão da Electrolux é incrementar o café de todo dia com um toque especial. As especiarias conferem um sabor exótico e diferente e a adição do iogurte grego dá um toque especial e menos calórico que um chantilly.

.

.

Panacota de Café com Frutas Vermelhas

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Geladeira: 2 horas

Ingredientes
4 colheres (sopa) de pó de café
500ml de água
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 lata de creme de leite light (290g)
1 xícara (chá) de leite semidesnatado
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (chá) de essência de baunilha

Calda de Frutas Vermelhas
500g de frutas vermelhas (amoras e morangos)
½ xícara (chá) de açúcar demerara
2 colheres (chá) de amido de milho
½ xícara (chá) de vinho tinto

Modo de Preparo
Prepare a sua Cafeteira Expressionist CMP60. Abra a tampa do tanque e encha com a água. Insira o filtro de café permanente no porta-filtro e encha com o pó de café. Após, feche a tampa do tanque de água e coloque a jarra sobre a placa do produto. Seguidamente, pressione o botão Brew e, quando acabar de filtrar, reserve o café.

Coloque o creme de leite, o leite, o açúcar demerara, a essência de baunilha e o café na jarra do Mixer Expressionist IBP50. Dissolva a gelatina em pó sem sabor em 4 colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria até dissolver. Adicione à jarra e bata até misturar bem, depois basta colocar em uma taça grande de vidro transparente e levar à geladeira para firmar. Para fazer a calda, misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até encorpar por cerca de 20 minutos. Espere esfriar, distribua sobre a panacota e volte à geladeira até a hora de servir.

Informações sobre a receita:
Como sabemos, sobremesas a base de açúcar são calóricas. Ao adicionar frutas a estas preparações, conseguimos deixar a receita mais nutritiva e com menos calorias. E com frutas e o vinho tinto ricos em antioxidantes aumentamos mais ainda estes nutrientes.

.

.

Tiramisu de Café

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos.
Geladeira: 2 horas

Ingredientes
4 colheres (sopa) de pó de café
1 colher (café) de cardamomo em pó
500ml de água
2 xícaras (chá) de mascarpone
1 xícara (chá) de açúcar
1 pacote de biscoito tipo inglês

Para enfeitar
Lascas de chocolate
Canela em pó e grãos de café

Preparo
Prepare a sua Cafeteira Expressionist CMP60. Abra a tampa do tanque e encha com a água. Insira o filtro de café permanente no porta-filtro e encha com o pó de café e o cardamomo. Feche a tampa do tanque de água e coloque a jarra sobre a placa, e pressione o botão Brew. Quando acabar de filtrar, reserve o café.

Coloque o mascarpone, o açúcar e metade do café no copo do Mixer Expressionist IBP50 e bata até ficar bem homogêneo. Após, molhe o biscoito no restante do café e vá fazendo camadas de biscoito e creme de café. Para deixar a sobremesa ainda mais saborosa, enfeite com as lascas de chocolate ou a canela em pó e os grãos de café e deixe na geladeira até a hora de servir.

Informações sobre a receita
Aqui a Electrolux apresenta uma versão da famosa receita italiana, uma opção rápida e mais aromática, com a presença mais forte do café e especiarias.

.

Sugestão de Leitura

E já que estamos falando de café, que tal um livro com mais dicas, receitas, truques e um pouco de história sobre o café?

Dia Mundial do Café é comemorado dia 14 de abril.
A data é em homenagem a uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele puro, pingado, cappuccino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos. Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, pensando nisso a Editora Melhoramentos tem um livro de gastronomia dedicado ao tema.

livro Chefs – Café, traz quase 100 receitas surpreendentes, de grandes chefs, usando o café como o ingrediente que realça os sabores e tempera carnes, peixes, risotos massas, pães, saladas, doces e ainda é uma ótima opção para drinks. 

Em um capítulo especial, Isabela Raposeiras ensina o que é o café, do campo à xícara, com dicas de cafés especiais, seu preparo, degustação e como reconhecer bons cafés. Eliana Relvas apresenta as bebidas clássicas feitas com café. O capítulo inicial conta a história e as transformações profundas que o café provocou em sociedades ao redor do mundo e no Brasil. Nathan Herszkowicz, fala sobre um novo ciclo de prosperidade do café, sua relação com a sustentabilidade e os avanços do mercado.

.

.

Chefs participantes: Alain Uzan – Alex Atala – Alex Gomes – Ana Luiza Tajano – Ana Soares – Arnor Porto – Benê Ricardo – Breno Lerner – Carlos Ribeiro – Derivan Ferreira de Souza- Eliana Relvas – Giuseppe Gerundino – Gordon Ramsay – Hamilton Melão Jr. – Isabela Raposeiras – Janaína Rueda – José Baratino – Julien Mercier – Mara Mello – Hamilton Mellão – Michel Brock – Raul Concer – Renata Braune – Rodrigo Libbos – Rodrigo Martins – Rodrigo Oliveira – Salvatori Loi – Sauro Scarabotta.

  • Autor: Vários Autores
  • Formato: 22 x 88 cm
  • Número de páginas: 272
  • ISBN: 978-85-06-06919-6
  • Preço:R$175,00

.

Dia Internacional do Café: Conheça os restaurantes que oferecem opções de bebidas e sobremesa que levam o grão

No Dia Mundial do Café,  celebrado no dia 14/4, sábado,  alguns restaurantes do Rio de Janeiro selecionam cardápios que passeiam entre nacionalidades e sabores. O nome muda, mas a essência tem um ponto em comum: o gostinho do café. Filtrado, expresso, macchiato, irlandês, mocha, frappe, cappuccino, e até em métodos diferentes, como o grego, são alguns dos inúmeros tipos da bebida mais amada do Brasil oferecidos nos estabelecimentos. 

.

.

grego Vokos tem seu blend exclusivo, elaborado com grãos de um pequeno produtor de Minas Gerais e conta com um menu composto  por seis tipos de drinks, dando destaque para o tradicional da Grécia, extraído com o método grego.

Expresso (R$6,90); Café grego original (R$7,90); Frappe, café gelado com sorvete de vanilla (R$10,90); Frappe de café gelado com creme de caramelo (R$11,90); Frappe de café gelado com especiarias: canela, cardamono e spicy (R$12,90) e o Cappuccino aromático com canela e leite de castanhas (R$8,90), compõem a carta do restaurante localizado na Rua Dias Ferreira, no Leblon. www.vokos.com.br

.

.

italiano Oliva Trattoria Mediterrânea, também no Leblon, tem o chef veneziano Rudy Bovo, que elaborou um Tiramisú (R$ 18), típica sobremesa italiana a base de café,  fora do comum.

O doce leva chocolate em pequenos pedaços, biscoitos champagne, café expresso, cacau em pó e creme mascarpone. www.olivatrattoria.com.br

.

Tiramisú do Oliva.

Tiramisú do Oliva.

.

E o brasileiro Santa Satisfação oferece vários tipos do brasileirinho: Café descafeinado (R$7); Café descafeinado com leite (R$14) e o tradicional Café com leite (R$6,5). Para os mais ousados, o Santa Satisfação dispõe do Irish Coffee, whisky com café e açúcar (R$17); Milk-shake com café (R$21,50) e o Mocaccino, chocolate quente com café e whisky (R$14,50).  www.santasatisfação.com.br

.

.

É só escolher e aproveitar!

.

Dia Internacional Do Café: Aprenda Uma Deliciosa Receita De Brownie De Café Para Comemorar A Data

A dica é do chef Renato Higa, da Moscatel Doceria

Em homenagem ao Dia Internacional do Café, celebrado em abril (14), o chef Renato Higa, à frente da charmosa Moscatel Doceria, ensina a preparar uma deliciosa receita de Brownie de Café.

O chef Renato Higa é formado em confeitaria pelo Instituto Mausi Sebess, um dos mais conceituados centros gastronômicos da América Latina, instalado em Buenos Aires, na Argentina.

A Moscatel Doceria está instalada da rua Treze de Maio – 655 – Bixiga.

.

.

Anote a receita: Brownie de Café

(rendimento: 6 a 8  pedaços)
100g de chocolate meio amargo (quanto mais forte, melhor)
100g de manteiga sem sal
100g de açúcar refinado
80g de açúcar mascavo
2 ovos
30ml de café bem forte
1 colher de chá de café solúvel em pó
3 ½ colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de chá de sal

Untar com manteiga ou revestir com papel manteiga uma assadeira retangular de aproximadamente 15cm por 25cm. Pré-aquecer o forno em 160°C (médio-baixo).

Em banho maria, derreter o chocolate meio amargo com a manteiga.

Retirar do banho maria e incorporar os açúcares. Depois disso, adicionar os ovos, o café forte e o café em pó. Incorporar bem à mistura.

Por fim, misturar o sal e a farinha de trigo.

Colocar na assadeira e assar por aproximadamente 20 minutos, até que, quando espetar com um palito de dente, saia pequenos pedaços grudados. Não deve sair líquido (estará ainda cru) e nem seco (nesse caso, já passou do ponto).

Deixe arrefecer. Aconselhamos aguardar para comer no dia seguinte de ele ter sido preparado.

Sobre a Moscatel Doceria:

Ao visitar o Bixiga, a Moscatel Doceria é parada obrigatória. Instalada num charmoso casarão, dos mais tradicionais do bairro, oferece além das opções de doces – como deliciosos cannoli, gelati artesanal e bolos recheados -, sugestões salgadas, como quiches de diversos sabores. Taças de vinhos harmonizam com as opções da casa e são servidas em encantadores frasquinhos individuais de vidro rolhados, para o cliente se servir. Água fresca é cortesia.

.

.

.

Anúncios