Projeto “Organiza Turismo” Aproxima Turistas das Comunidades Caiçaras em Ilhabela

Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos é uma forma de desenvolver um turismo mais responsável e sustentável na região, que inclua e torne protagonista a comunidade local. Os visitantes poderão entrar em contato com os costumes das comunidades como trilhas, passeios de barco e oficinas, gastronomia.

.

.

Com o objetivo de apresentar a beleza de um dos principais destinos de Ilhabela e promover uma aproximação com as comunidades seculares locais, o projeto Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos abre um novo roteiro turístico no litoral norte de São Paulo. A iniciativa ocorre acontece na Baía dos Castelhanos, uma das mais belas e bem preservadas da ilha, onde vivem seis comunidades tradicionais caiçaras seculares que mantêm sua cultura baseada na pesca, no artesanato e na gastronomia típica.

.

.

Além de estar próximo da beleza natural e oceânica da Ilha de São Sebastião, a principal ilha do arquipélago de Ilhabela, são oferecidas atividades que geram contato com os costumes das comunidades como trilhas, passeios de barco e oficinas, todas contemplando a valorização da cultura e a preservação do meio onde vivem. É uma forma de desenvolver um turismo mais responsável e sustentável na região, que inclua e torne protagonista a região local.

.

.

Um dos destaques fica por conta da conversa com os anciãos ou acompanhar uma pesca no cerco, uma técnica japonesa que foi incorporada na Baía dos Castelhanos na década de 1920 e que se espalhou por todo o litoral. Outra opção para quem busca uma relação mais próxima com a natureza são cinco tipos de trilhas em diferentes níveis de dificuldades, em meio à Mata Atlântica e com direito a banhos de cachoeira; ou ainda passeios de barco e canoa para apreciar o litoral. A comunidade oferece diferentes chalés e camping e ainda restaurantes com a culinária típica caiçara com frutos do mar frescos e outros produtos.

.

.

Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos é uma iniciativa das próprias comunidades da Baía dos Castelhanos e conta com a realização da Maembipe Ecoturismo Consultoria e Pouso Sambaquis Pousada e Turismo de Aventura. Ilhabela Convention & Visitors Bureau e a Associação Castelhanos Vive são os patrocinadores da iniciativa, que também tem o apoio da SOS Mata Atlântica, ONG Garupa, Viajar Verde, OCA Consultoria Ambiental, Associação Amor Castelhanos, Turismo Comunitário Blog, Mirô Ilustração Criativa, Ana Silva, Paula Arantes e Mariana Pirró.

.

.

O projeto, é uma das ações previstas no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhabela (PMMA), aprovado em 2015 pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, que previa trabalhar o turismo de base comunitária nas comunidades locais. A proposta teve início durante a realização do I Workshop de Marketing e Turismo Sustentável de Ilhabela, em abril de 2016.

.

.

COMO CHEGAR NA PRAIA DE CASTELHANOS

O acesso até a Praia de Castelhanos, a partir do centro de Ilhabela, é feito em veículos de turismo ou particulares. Depois de cruzar a Estrada-Parque, que corta o Parque Estadual de Ilhabela, o turista tem acesso ao Estacionamento da Praia de Castelhanos.

.

Clique na Imagem para Ampliar:

.

Carros particulares:

1. Travessia na Estrada-Parque: 

A travessia particular pela Estrada-Parque é gratuita e só pode ser feita em veículos 4×4. Ela dura aproximadamente 1h20 e o próprio trajeto, por dentro da Mata Atlântica preservada e rica em espécies, torna-se um atrativo.

Horário: a travessia da Estrada-Parque pode ser feita diariamente entre 7h e 14h (no sentido Praia dos Castelhanos) e entre 15h e 18h (no sentido Centro). Turistas com hospedagem agendada na comunidade, que precisem cruzar a estrada fora destes horários, devem solicitar autorização.

.

.

Entre em contato com nossa Central de Reservas, que irá auxiliar na logística da sua visita e, caso necessário, solicitar sua autorização de travessia. Na alta temporada e feriados, o fluxo de visitantes é maior, portanto reserve com antecedência.

.

.

2. Estacionamento:

Ao fim da estrada “Estrada-Parque” o visitante encontra o Estacionamento da Praia de Castelhanos. Com capacidade para 42 carros particulares, ele é gerenciado pela Associação Castelhanos Vive e tem como objetivos diminuir os impactos negativos causados pelo turismo na região e garantir geração de renda.

Parte do dinheiro arrecadado no estacionamento é diretamente revertido para o Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos. Ao parar seu carro no estacionamento e dar sua contribuição voluntária você também estará apoiando o projeto.

Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

.

.

3. Travessia do Rio Castelhanos:

Para preservar a Praia de Castelhanos e o rio que é fonte de água doce para a comunidade, somente veículos de turistas que vão com hospedagem agendada na comunidade estão autorizados a cruzar o Rio Castelhanos, que fica além do estacionamento.

Horário: somente é permitido cruzar o rio de carro antes das 11h e após as 18h (no verão), ou após as 17h (no inverno).

.

.

Para mais informações, acesse o site oficial: https://www.castelhanos.org

.

Que tal viver em um lugar como este? Faça sua reserva, pegue a mochila e venha visitar!

.

.

.

Anúncios