O Berço do Brasil na Ilha de Itaparica

O berço do Brasil está nestas praias. Saiba mais sobre a Ilha de Itaparica, que guarda a entrada da Bahia de Todos os Santos, tem vista para Salvador, é rica em artesanato, ruínas e história e a gente foi fazer uma visita com a Mix Aventuras. Vem viajar com a gente!

.

Foto: Hirlei Gonçalves – Mix Aventuras.

.

Você já foi à Bahia? Pois se não foi, deveria! E se já foi, pode fazer as malas e voltar. Ainda mais em tempos em que o sul está debaixo d’água e batendo os dentes com o frio de inverno. Em Salvador, o clima é de eterno verão. Bom para quem quer fugir de roupas escuras e pesadas e foge do vento gelado.

A Hirlei, da Mix Aventuras preparou um roteiro que segue por Salvador, alcança a Ilha de Vera Cruz, onde o Brasil foi pisado pela primeira vez por portugueses, e segue pela Ilha de Itaparica, terra encantada que fica de frente para Salvador, a outra coluna da entrada para a Bahia de Todos os Santos.

A Ilha de Itaparica

Pequena, mas muito bonita, a Ilha de Itaparica já foi chamada de Caribe Brasileiro. E quem visita a região entende rapidinho a comparação. A pequena ilha tem apenas 21km, uma população de 55 mil pessoas segundo o senso de 2010, clima agradável e quente, com a brisa que vem do mar refrescando o sol forte. Toda a ilha é cheia de pontos históricos, vilarejos que contam histórias do tempo do descobrimento, igrejas antigas, ruínas, paisagens magníficas e o melhor de tudo, as praias são seguras contra ataques de tubarões graças aos arrecifes ao redor da ilha.

.

Foto: Hirlei Gonçalves – Mix Aventuras.

.

Quem gosta de mergulhos vai encontrar águas transparentes e azuis e com visibilidade que dá para ver o fundo do mar ao redor da ilha.

A Vila de Itaparica está voltada para a parte de dentro da Baía de Todos os Santos. Sua localização é para o Oeste. Nem sempre é possível ver Salvador a partir de Itaparica. Esta vista é mais fácil para quem está em Vera Cruz, outro vilarejo da Ilha de Itaparica.

Além de piscinas naturais, quem ama o pôr-do-sol poderá ver o astro-rei mergulhando no mar, coisa rara no Brasil. 

Mas vamos contar a verdade. O litoral brasileiro está voltado para o leste. Nascente. Já o sol se põe no oeste, onde não há senão montanhas e mata no Brasil. Mas, como o sol se põe após a Baía de Todos os Santos, atrás dos morros baixos no continente, a impressão que se tem é que o sol está se pondo no mar. E a visão é linda! Tem que ver!

.

Foto: Hirlei Gonçalves – Mix Aventuras.

.

Pedra da Ilha

A Vila de Pedra da Ilha é um dos lugares históricos mais famosos de Itaparica. Perto da Praia de Itaparica, reserva vistas de prédios históricos e ruínas do século 17, quando realmente começou a colonização portuguesa no Brasil.

É nesta ponta oeste da ilha que o visitante verá pontos como a Fortaleza de São Lourenço, que defendia a região de ataques de nações inimigas na época, como a Holanda, famosa por cobiçar o Nordeste brasileiro, e também a igreja de São Lourenço. Quem gosta de casinhas antigas, ar de antigamente e artesanato com boa comida, vai adorar a Vila de Pedra da Ilha.

.

Foto: Hirlei Gonçalves – Mix Aventuras.

.

Jeito fácil de chegar a Itaparica

Você vai demorar coisa de uma hora para chegar a Itaparica saindo de Salvador. Isso se for por mar. A balsa deixa os visitantes em Vera Cruz. São apenas 13 quilômetros de mar. Tem as balsas que levam pessoas e carros e tem as que levam apenas pessoas, como os catamarãs e os barcos. 

Claro que tem o jeito mais longo, em que o viajante quer ir de carro e pode dar a volta na Baía de Todos os Santos e chegar em Ilha de Itaparica dirigindo. São Apenas 270km. Claro, tem que gostar muito de dirigir e querer muito ver a vista para o mar. 

.

Foto: Hirlei Gonçalves – Mix Aventuras.

.

Outros pontos famosos da Ilha de Itaparica são:

Campo Formoso – Centro histórico cheio de casarões século 19, período em que Salvador era a capital do Brasil e a ilha virou ponto para a elite endinheirada da época, bem como recebeu o então imperador Dom João VI.

Casa de João Ubaldo Ribeiro – Famoso escritor brasileiro e baiano de corpo, alma e sossego na rede.

Mar Grande, Mercado Municipal e Calçadão – As mais lindas praias, comidas típicas, peixes frescos, passeio, artesanato e cultura local.

Ponta da Baleia e o Forte de São Lourenço – O forte começou como fortificação holandesa, defendeu Itaparica de invasões portuguesas, mas acabou destruído. Ao ser reconstruído por portugueses, ganhou o nome atual. Próximo ao forte está a Igreja de São Lourenço. Afinal, não é todo dia que a gente ganha uma guerra contra a Holanda, então, precisa valorizar o santo que viabilizou a graça alcançada.

.

Foto: Hirlei Gonçalves – Mix Aventuras.

.

E claro, as praias!

Quem vai para a Ilha de Itaparica tem que amar praias.

.

Foto: Hirlei Gonçalves – Mix Aventuras.

.

Lindas, de águas quentes e cristalinas, piscinas naturais criadas pelos arrecifes, de águas calmas e ondas baixas, Itaparica é o cenário perfeito para uma campanha de cerveja ou moda praia. O sol não se esconde, as areias são claras, o azul do céu encontra o mar por todo o horizonte, a paisagem é paradisíaca e fica bem mais perto que o Caribe. E a Mix Aventuras preparou um roteiro pra te levar! 

O melhor de tudo é que como o clima é mais quente que no Sul do Brasil, visitar a Ilha de Itaparica fora de temporada pode ser um jeito excelente de pagar mais barato em passagens, estadias e serviços. Boa hora para fazer os planos de viagem!

.

.


Dicas de Viagem:

A Hirlei Foi a Ilha de Itaparica para criar mais um roteiro para a Mix Aventuras. Gostou da Viagem? Vem com a gente em uma nova aventura por Salvador, e Vera Cruz. Entre em contato:

https://www.facebook.com/mixaventuras/

http://mixbrasilaventuras.com.br

.

.

.

Anúncios