Agenda Cultural 15-06-2018

Uma Agenda Cultural com Copa do Mundo ou sem Copa do Mundo!! Com arte, cultura e diversão, tem atrações e atividades para todos os gostos. Vem curtir o Fim de Semana com a gente!

.

São Paulo/SP 

Rincon Sapiência no Sesc Parque Dom Pedro II

Rincon Sapiência sobe ao palco do Sesc Parque Dom Pedro II para apresentar seu primeiro álbum, “Galanga Livre”, em um show que reflete o conceito afrofuturista presente em sua obra, acompanhado da sua banda e do DJ Mista Luba. O rapper também investe em elementos visuais inspirados no conceito do álbum, com cenografia que compõe uma experiência sinestésica com a música.

Suas composições são marcadas por influências do rock e das músicas africana, eletrônica e jamaicana. A notória negritude que distingue o trabalho de estreia do Mc paulistano se faz sentir nos ritmos, que vão desde a capoeira até o blues, passando pelo coco e pela tropicália, até o afrobeat, permeadas pela sua veia rock and roll característica.

.

.
Sábado às 18:00 – 19:30

Sesc Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/nº, Brás, 03007-010 São Paulo
Gratuito
*Não é necessário retirar ingressos com antecedência.
Mais informações: Rincon Sapiência

.

Ciclo 1906 reúne grandes nomes do jazz pela segunda vez no Brasil

Projeto faz parte da agenda cultural promovida pela cervejaria Estrella Galicia e terá entrada gratuita.

Há 11 anos o dia 19 de junho é especial para a cerveja 1906, que pertence à Estrella Galicia. O Ciclo 1906, que reúne grandes nomes do jazz na Espanha, chegou ao Brasil no ano passado levando música de qualidade gratuita aos moradores de São Paulo e repetirá a dose no próximo dia 19, às 19:06 na Estrella Galicia Estação Rio Verde. 

.

.

Dinho Nascimento, Zéli Quinteto com participação de Ana Cañas e Orquestra HB e Dança Lindy Hop serão as atrações do evento, que realizará sua versão espanhola paralelamente em Madri e Santiago de Compostela. 

“Temos nessa data a oportunidade de apresentar alguns artistas brasileiros, abrindo possibilidades de expressão e ampliação territorial para seus trabalhos de maneira gratuita.  Aproveito a ocasião para tratar o termo Jazz como um modo de vida brasileiro muito além do gênero musical, alegria, solidariedade, liberdade e diversidade”, afirmou Juan Paz, diretor de marketing da Estrella Galicia.

Lindy Hop é uma dança que surgiu entre 1920 e 1930, no Harlem em Nova Iorque, como uma mistura de outras danças: o Breakaway, o Charleston e o sapateado. 

.

.

Ciclo 1906

Data: Dia 19 de junho
Horário: 19h06
Local: Estrella Galicia Estação Rio Verde Rua Belmiro Braga, 118
18h Abertura da Casa – Pátio; 
19h06 – Dinho Nascimento (40 minutos);
20h – Zéli Quinteto (40 minutos);
20h30 – Participação Ana Cañas com Zeli;
21h – Orquestra HB e Dança Lindy Hop (50 minutos);
22h – Término no Teatro;
00h – Encerramento do evento.
Entrada gratuita

Sobre a Estrella Galicia – A Estrella Galicia ainda hoje é uma empresa 100% familiar, independente, liderada por Ignácio Rivera, membro da quarta geração da família Rivera, que mantém a tradição artesanal cervejeira desde 1906. 

.

.

Líder do Segmento Premium na Espanha, comercializa Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage, mais conhecida como a “ovelha negra da família Rivera”, se caracteriza por uma marcada vocação internacional com presença em mais de 40 países.

.

Mogi das Cruzes – São Paulo

Os Ditos no Casarão da Mariquinha, em Mogi das Cruzes

Os Ditos farão uma grande festa dia 15 de junho, no Casarão da Mariquinha, em Mogi das Cruzes. A farra começa às 20h, com Sarah Key, os Batuqueiros de Mogi e Kelly Silva que, juntamente com Os Ditos, farão um animado cortejo com muito maracatu e cocô no Largo do Bom Jesus.

A dançarina e pesquisadora Kelly Silva ensinará a todos os presentes os passos que os conduzirão nessa celebração da Cultura Popular.

Após o cortejo, a festa continua com o show de Os Ditos no Casarão. A entrada é franca.

.

.

Mais sobre os Ditos:

Os Ditos são, além de uma banda, um grupo de artistas atuando em múltiplas linguagens, que trazem para suas histórias, reflexões e provocações. Os Ditos fazem música brasileira, mas antropofágica. A fusão de ritmos vai além do plano do repertório e chega à estrutura dos compassos, por vezes criando gêneros mestiços. Suas letras fluem em mão dupla entre a música e as artes gráficas, em uma prática que se assemelha à do cordel.

De tiragem reduzida, suas peças impressas aparecem e desaparecem pela cidade, supostamente demarcando traçados em mapas afetivos. Baseados na cidade de São Paulo, Os Ditos frequentemente pintam em suas letras retratos que personificam os anseios urbanos e suas contradições. Seus personagens geralmente não contam com muitos privilégios além da autoanálise em forma lírica. O dito pelo não dito. Os ditos de Benedito.

Brasileiramente porém, prevalece em Os Ditos o viés do humor e a inexplicável tendência a fazer de qualquer história uma festa. Atualmente, a banda é formada por Paulo Pepe (vocalista), Marc Florindo (baixo e vocais), Abel Marques (bateria e vocais), Nenê Lucato (percussão), Tiago Marchitiello (guitarra) e Rivaldo Giancotti.

Serviço

Show de Os Ditos no Casarão da Mariquinha
Horário: 20h
Endereço – R. Alfredo Cardoso, 2 – Centro, Mogi das Cruzes 
Entrada franca

.

Rio de Janeiro/RJ

Inauguração da Exposição José Rodrigues de Miranda

José Rodrigues de MIRANDA (Maceió, 1907- Recife, 1985) era filho de gente humilde e morava nos subúrbios de Recife quando foi descoberto, em 1972, pelo colecionador Lucien Finkelstein, que o incentivou a pintar mais e mais e divulgou seu trabalho para o mundo, inclusive apresentando o artista a Anatole Jakovsky, referência maior da arte primitiva e autor do “Dicionário de pinturas naifs do mundo inteiro”. Assim, Miranda passou a ser um pouco conhecido, já com sessenta anos e pintou, até o fim de sua vida, a realidade brasileira através de sua lente artística. Sua arte, genial na pureza e na força estética de seu estilo, ainda não é tão conhecida quanto deveria.

.

.

Por isso, em parceria com a herdeira de Lucien, a museóloga Jacqueline Finkelstein, a Galeria Evandro Carneiro Arteinaugura a mostra que reúne 35 obras do artista, de 9 a 23 de junho, incentivando a difusão de um talentoso artista brasileiro.

Serviço: Exposição José Rodrigues de Miranda
Galeria Evandro Carneiro Arte:  Rua Marquês de São Vicente, 124 (Shopping Gávea Trade Center).
Abertura: dia 9, sábado, das 17h às 20h.
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 19h.
Telefone: (21) 2227.6894
Estacionamento  no local.

.

São Paulo – Interior

Rota do Vinho com a Mix Aventuras

Vamos passear e conhecer várias adegas e lojas em São Roque ….
São mais de 30 estabelecimentos oferecendo diversos produtos e atrações …
Claro que faremos paradas obrigatórias para degustação de vinhos,doces e muitas comprinhas ao longo do dia …
Das paradas obrigatórias estão os seguintes locais:

*** Adega do Góes
*** Restaurante portugues Quinta do Olivardo
*** Olaria do Nino
*** Adega Terra do Vinho entre outras

****** Sugestão para almoço ***
Iremos almoçar num self service com varias opções inclusive com carne assada
Cada um paga o seu la na hora.

.

.

**** Roteiro ****
Sairemos da Barra Funda as 08:00 horas da manhã com destino a São Roque
Vamos visitar várias adegas

13:00 paramos para o almoço
Teremos um tempo livre para percorrer outros locais
as 17:00 voltaremos para São Paulo

**** O que levar / vestir ****
Roupas e sapatos confortáveis ,pois vamos andar bastante
Muita disposição e alegria

**** O que está incluso ***
Transporte
Seguro Viagem Porto Seguro

*** O que não está incluso ***
Almoço
Bebidas

Domingo às 8:30 – 17:00
São Roque – Estrada Do Vinho
Mais informações: Mix Aventuras

.

Caruaru – Pernambuco

São João de Caruaru  também é opção para quem se interessa por arte cerâmica, museus e cultura regional

Conhecido como um evento que atrai multidões e shows de artistas renomados, o São João de Caruaru também vem se firmando como opção para quem gosta de museus e cultura regional.

Isso fica evidente nas atrações do Alto do Moura, bairro que concentra diversos ateliês de ceramistas, museus, bares, restaurantes, pousadas, grupos musicais e de danças regionais. Foi no Alto do Moura que viveram mestres como Vitalino e Galdino, famosos pelo artesanato de barro que retrata a vida cotidiana do povo nordestino. Não por acaso, o local terá dois espaços destinados à cultura: o Polo Mestre Galdino, com um Centro de Arte Figurativa, que reunirá no Pavilhão de Arte em Barro cerca de 60 estandes; e o Polo Mestre Vitalino, com shows de grandes nomes da música regional.

.

.

Além disso, repetindo o sucesso do ano passado, a Prefeitura vai ampliar o São João Rural, que em 2017 levou o caminhão-palco para quatro localidades. Agora serão dez.

“Entendemos que a descentralização, levando a festa à Zona Rural, e a valorização de todas as representações artísticas, como o artesanato, mostram o grande potencial da nossa gente”, conta a prefeita da cidade, Raquel Lyra.

O evento acontece até o dia 30 de junho. Durante todo o mês, a cidade contará com 22 dias de festa, espalhada por 21 polos de animação. Nomes de peso nacional fazem parte da grade do Pátio do Forró, maior polo de entretenimento. Wesley Safadão, Geraldo Azevedo, Maiara e Maraísa, Aviões, Alceu Valença, Gabriel Diniz, Elba Ramalho, Luan Santana e Alcymar Monteiro são alguns dos artistas confirmados.

.

.

O público estimado para este ano é de mais de 2,5 milhões de pessoas. A abertura oficial será realizada no sábado (02/06), a partir das 19h, na Estação Ferroviária. Mas quem chegar à cidade na sexta (1º) já pode desfrutar de uma prévia do São João 2018, com apresentações nos polos da Estação e no sítio Pau Santo, na Zona Rural – que recebe a primeira apresentação do São João na Roça.

No Pátio do Forró, a festa começa também no sábado (02/06), com apresentações da Orquestra de Pífanos e Maestro Mozart Vieira, da banda Fulô de Mandacaru, da cantora paraibana Elba Ramalho e do cantor Jonas Esticado.

Os espaços para as apresentações das quadrilhas juninas, para os pequenos, declamadores e repentistas e o autêntico pé de serra também estão garantidos. O público alternativo terá à sua disposição o Polo Azulão, que traz um som com uma pegada mais pop com nomes como Cordel do Fogo Encantado.

.

.

.

Belo Horizonte – Minas Gerais

Mundo Jurássico vai invadir o Pátio Savassi!

12 réplicas de dinossauros invadem o shopping em mostra gratuita que começa no dia 15 de junho e segue até 15 de julho

Uma exposição de tirar o fôlego da criançada está chegando na capital mineira! Entre os dias 15 de junho e 15 de julho, o Pátio Savassi vai receber a mostra “Mundo Jurássico”, que trará réplicas dinossauros com até 6 metros de altura! A meninada vai se divertir muito com as 12 esculturas animatrônicas dos gigantes que viveram há milhões de anos por aqui.  Espalhadas pelos corredores do shopping e também no entorno, as réplicas emitem sons e se movimentam, já pensou que bacana?! Além disso, estarão inseridas em cenários que simulam o habitat natural, trazendo ainda mais realidade à exposição. 

Ao lado de cada um dos dinossauros haverá informações sobre o comprimento, peso, alimentação, etc. “Além da exposição ser uma excelente programação para a família, também é educativa, deixando o passeio ainda mais divertido e completo”, diz o gerente de marketing do Pátio, Marcelo Portela. Para aquelas crianças mais corajosas e que não abrem mão de aventura, a exposição contará com dois dinossauros interativos! A meninada poderá subir e tirar foto com eles*.

.

.

Serviço: Mundo dos Dinossauros Pátio Savassi

Data: 15 de junho a 15 de julho
Local: Pátio Savassi / gratuito
Horário: das 10h às 22h

*Ingressos para fotos com dinossauros interativos: venda na lojinha no Piso L1, próxima ao Tiranossauro Rex, da Praça de Alimentação.

.

Alentejo – Portugal

Festival Músicas do Mundo chega a sua 20ª edição

O charmoso litoral do Alentejo mais uma vez se torna palco de um dos mais esperados acontecimentos do verão português, o Festival Músicas do Mundo (FMM). A programação se divide nos dias 19 a 22 de julho, na cidade de Porto Covo, e de 23 a 28 de julho, em Sines. Organizado pela Câmara Municipal de Sines, desde 1999 reúne artistas de todos os cantos do globo para mostrarem seu talento entre as belezas da maior região de Portugal.

.

.

Com apresentações que vão do jazz ao folk, o FMM já atraiu mais de um milhão de espectadores desde sua abertura, com a motivação de celebrar as diferentes culturas musicais. Ao todo, foram 531 concertos e mais de 3 mil músicos, provenientes de mais de 100 países. Para sua 20a edição, 60 artistas de destinos como Zimbábue, Hungria e Colômbia já estão confirmados. O Brasil também está representado no line-up por BaianaSystem, Cordel do Fogo Encantado, Karina Buhr e Tulipa Ruiz.

As atrações se dividem em cinco palcos espalhados pelos principais pontos turísticos de ambas as cidades. Os concertos em Porto Covo e nos palcos da Av. Vasco da Gama (ou da Praia), Largo Poeta Bocage e Pátio das Artes, em Sines, têm entrada gratuita.

Confira a agenda completa do FMM 2018 e mais informações sobre o festival no site www.fmmsines.pt.

O festival faz parte do calendário anual do 365 Alentejo, programa que visa promover e divulgar eventos importantes realizados na maior região de Portugal. Toda a programação pode ser conferida no site www.365alentejo-ribatejo.com

.

.

Serviço

Festival Músicas do Mundo (FMM) 2018 – Alentejo – Portugal

Cidade: Porto Covo
Data: 19 a 22 de julho de 2018
Palco:
Largo Marquês de Pombal

Cidade: Sines
Data: 23 a 28 de julho de 2018
Palcos:
Castelo de Sines
Av. Vasco da Gama
Centro de Artes de Sines

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

.

Os brasileiros do Cordel do Fogo Encantado.

Os brasileiros do Cordel do Fogo Encantado.

 

.

.

.

Anúncios