A Histórica Ilha de Vera Cruz
Passeando por Salvador, na Bahia, todo viajante tem que anotar na agenda de viagem a ida aos princípios do Brasil. Atravesse a Baía de Todos os Santos e vá ver a cidadezinha linda de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Local de nossa última parada por Salvador e pelo estado da Bahia. E quem te conta a viagem é a Hirlei, da Mix Aventuras.
.

Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz. Foto Hirlei Gonçalves.
.
Com as viagens por Salvador, já deu pra conhecer um bom tanto da cidade viajando de moto táxi e comendo peixe pescado no mar da Bahia, fresquinho, com camarão e limão.
Pegando a balsa, deu para visitar a Ilha de Itaparica e pisar no mesmo chão em que pisou Cabral e aquele monte de portugueses bigodudos da esquadra do descobrimento. E que coisa mais sensacional a gente descobrir que séculos atrás, aquilo era terra de índio, de gente sossegada, que corria tranquila por aquelas bandas sem se preocupar com nada além do de comer de hoje e a rede para dormir à noite.
.

Chegando a Vera Cruz. Foto Hirlei Gonçalves.
.
E foi quase isso que eu fiz nos dias que passeei pela região de Salvador e Ilha de Itaparica. Comi, caminhei pela praia e pelas ruas das cidadezinhas e dormir, na cama, não na rede. Mas quem sabe da próxima vez? Dormir na rede é para os fortes. Cama macia é mais a minha. E em Salvador tem pousada, hotel, albergue e lugar para todos os gostos. A capital baiana tem excelência no atendimento a turistas do mundo todo e falar da vista é sempre exagero, tão lindo que é o lugar.
.

De longe, a gente já avista a igreja de Vera Cruz. Foto Hirlei Gonçalves.
.
Ao embarcar para a Ilha de Itaparica, deu pra sentir um tiquinho da história do Brasil. Fiquei olhando para aquele mar enorme e pensando nas velas e nas proas de barcos que vieram de tão distante, para ver essa nossa terra, tão linda, tão sofrida.
.

Tem como não amar? Foto: Hirlei Gonçalves.
.
Ilha de Vera Cruz
O nome te lembrou alguma coisa? A cidadezinha linda de Vera Cruz é meu ponto final nas viagens por Salvador e arredores. É uma vila de pescadores, de artesanato, de guias turísticos e de pequenas embarcações que levam turistas por toda a parte dentro e fora da Baía de Todos os Santos.
.

O mangue, que recebe vários rios. Foto: Hirlei Gonçalves.
.
E o nome Ilha de Vera Cruz é o primeiro nome que batizou o Brasil na época do descobrimento. Ou, achamento, como tem gente que prefere chamar. Os portugueses acharam que era só uma ilha. E se a gente não olha bem, não vê mais do que o mar por todos os lados. Mas navegando pela região, os descobridores encontraram mais sinais de terra e o novo nome veio em seguida: Terra de Vera Cruz. Depois é que as novas terras descobertas vieram a se chamar Brasil. Mas o município de Vera Cruz ficou com o nome do descobrimento.
O nome Vera Cruz não é em homenagem a uma mulher chamada Vera e de sobrenome Cruz. É uma nomeação bem católica, com o melhor sotaque português. Significa mesmo VER A CRUZ. Mas com o jeito antigo de escrever e falar, fica mesmo parecendo nome de mulher.
.

Imagina nadar nessas águas! Foto: Hirlei Gonçalves.
.
Essa denominação se deve à religião ser muito forte entre marinheiros. Mas também, quem pensa que o mar acaba em um abismo e que está cheio de monstros precisa mesmo ser muito religioso para se atirar a viagens rumo ao desconhecido. Quem tem coragem pra enfrentar este tipo de coisa? Só com muita reza, cruzes, patuás, mandingas e rezas. E vale apelar para todas as religiões. Aliás, bem coisa de brasileiro e mais ainda de baiano, que em Salvador, em Ilha de Itaparica e em Vera Cruz, abre espaço para todas as divindades. Você pode ser católica, protestante, umbanda e até budista. Vai ser bem recebido na terra do descobrimento.
.

Oceano Atlântico atrás de nós. Foto: Hirlei Gonçalves.
.
Uma coisa bem bacana sobre Vera Cruz é que o município é mais a zona urbana mesmo. Fica como ponto de passeio para o povo todo que mora em Salvador. É como que um parque, um dia de folga, uma lugar lindinho para quando a pessoa está cansada da agitação da cidade grande. E fica pertinho de tudo. São só 5,5km de barco para Salvador. Coisa de menos de uma hora. E quem visita Vera Cruz se encanta com as casinhas construídas em estilo bem antigo, algumas com mais de 200 anos, artesanato, praias maravilhosas, a vista linda para a Baía de Todos os Santos, e andando um pouquinho mais, dá para ver a imensidão do Oceano Atlântico em águas que numa hora são verdes como esmeralda e em outras, azuis e brilhantes como safiras.
Muitas e lindas praias
E já que falamos do Atlântico, se é uma ilha, precisa de praia. E Vera Cruz tem muitas e maravilhosas praias, uma mais linda que a outra.
.

Foto aérea do município de Vera Cruz.
.
Já ao chegar o visitante encontra a igreja de Nosso Senhor da Vera Cruz. Local de visita de romeiros, cenário para procissões por terra, feita por cavaleiros e povo penitente que caminha por vários quilômetros para chegar à igreja e participar das festas populares, ou por mar, feita com barcos e canoas, levando imagens e cruzes.
As outras praias têm de tudo, desde falésias e rios de água cristalina e potável desaguando no oceano até trilhas pela Mata Atlântica preservada da região. Veja só as praias de Vera Cruz:
- Praia da Barra do Gil
- Praia da Barra do Pote
- Praia da Barra Grande
- Praia da Coroa
- Praia da Gameleira
- Praia da Penha
- Praia de Aratuba
- Praia de Berlinque
- Praia de Cacha-Prego
- Praia de Conceição
- Praia de Jiribatuba
- Praia de Mar Grande
- Praia de Matarandiba
- Praia de Tairu
.

Embarque e desembarque. É só chegar! Foto: Hirlei Gonçalves.
.
Mais Atrações Turísticas
Quem visita Vera Cruz sai bem feliz. Não só pelas igrejas em ruínas, os fortes, as casas antigas, a história e o folclore regional. Tudo isso tem muito por lá, como também casinhas e vielas lindas, parecendo encantadas, e as festas, mas sai contente porque fica de barriga cheia, com tanta comida boa, de origem africana, na maior parte, mas com o tempero gostoso da região. E tem muito fruto do mar, tem pescado, camarão, lagosta, siri e mais uma infinidade de coisas boas.
.

Comida não falta em Vera Cruz. Nem turistas perdidas com tanta beleza. Foto: Hirlei Gonçalvez.
.
Quem gosta de turismo de aventura vai gostar muito das trilhas que saem de Vera Cruz. Quem prefere esportes náuticos, vai encontrar um comércio bem rico nesse sentido, com equipamentos, lanchas, barcos, mergulho. E quem prefere esportes aéreos vai se surpreender com voos fretados e salto de paraquedas em Vera Cruz.
Olha quanta coisa para conhecer para fazer nesse município tão lindo! Fui lá fazer uma visita técnica. Quer conhecer? Vem com a gente!
.

Pode ser chegada, pode ser despedida. Aqui está uma imagem para nunca sair da memória. Foto: Hirlei Gonçalves.
.
Dicas de Viagem:
A Hirlei Foi a Vera Cruz para criar mais um roteiro para a Mix Brasil Aventuras. Gostou da Viagem? Vem com a gente em uma nova aventura por Salvador, Ilha de Itaparica e Vera Cruz. Entre em contato:
https://www.facebook.com/mixaventuras/
http://mixbrasilaventuras.com.br
Sim, temos muitas histórias para contar!
Tem histórias também? Conte pra gente!!
.
.
.
Pingback: Você já foi à Bahia? | A Bússola Quebrada
Sou de São Paulo, e gostaria de saber preço de pacotes para Ilha de Vera Cruz, e saber se a Internet pega bem, ou é dificultosa! Fiquei sabendo que não pega fácil, e gostaria de saber se procede! Obrigada, aguardo resposta!
CurtirCurtir
Olá, Maria Francisca!!
Para a Ilha de Vera Cruz, você terá que pegar um barco em Salvador. O transporte é feito apenas localmente. Não encontramos pacotes de viagem saindo de São Paulo e incluindo este traslado.
Sobre a internet, algumas operadoras pegam bem,outras, nem tanto. Vimos muitos moradores usando antenas para internet em casa. A qualidade do sinal varia de acordo com o local da ilha.
CurtirCurtir
Olá. Muito bom, mas como sou um ex morador dessa cidade, não pode deixar de perceber que a narrar a história do nome e da descoberta pelos portugueses você misturou a história dela com a da outra cidade de Vera Cruz (ou terra de Vera Cruz).
CurtirCurtir
Olá, Misael!!
Aproveite o contato e conte o que você sabe! Vamos amar saber mais!!
CurtirCurtir
Olá. Gostei bastante, porém sou ex morador da Ilha e não pude deixar de notar que vc misturou a história de descoberta e origem do nome dela com a da outra Ilha de Cruz (ou terra de Vera Cruz).
CurtirCurtir
sou nascida e criada na ilha e amo demais lugar perfeito tranquilo de aguas cristalinas.
amo demais meu lugarzinho
CurtirCurtir
“velas e nas proas de barcos que vieram de tão distante, para ver essa nossa terra, tão linda, tão sofrida”
Essa terra passou a ser “sofrida” justamente por causa da chegada desses “bigodudos” que vc tá tratou com tanta ludicidade.
CurtirCurtir
A dor é uma constante do universo. O sofrimento é uma escolha.
A ideia aqui não é apontar culpados, mas as maravilhas.
Se há serpentes no paraíso, vamos ensinar esses bichos a serem bons vizinhos.
Não vou culpar pessoas de hoje por causa da mentalidade de 500 anos atrás.
Vamos nos unir, assumir que há problemas e melhorar o mundo que temos.
O passado a gente não muda, mas juntos, podemos fazer um futuro melhor.
CurtirCurtir