Agenda Cultural 22-06-2018

Muitas atrações e até curiosidades sobre a comida japonesa no recém-inaugurado Kyokuto. Nossa Agenda Cultural tem comida, arte, passeio de moto e até filarmônica. Vem curtir muito o fim de semana!!

 

.

São Paulo/SP 

Kyokuto: os clássicos da gastronomia no aniversário da imigração japonesa

O Restaurante Kyokuto, inaugurado recentemente em Pinheiros, na capital paulista e comandado pelo chef Rafael Dala, faz uma rica homenagem aos 110 anos da imigração japonesa por meio de pratos tradicionais do Japão que estão no cardápio desde o início das atividades da casa.

.

Equipe do Kyokuto, localizado em Pinheiros/SP sentado ao centro o Chef Rafael Dala.

Equipe do Kyokuto, localizado em Pinheiros/SP sentado ao centro o Chef Rafael Dala.

.

O ano de 2018 é especial para os japoneses e descendentes no Brasil e também para os brasileiros. Neste ano, a Imigração Japonesa no Brasil completa 110 anos. Foi em 18 de junho de 1908 que o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos, no litoral paulista com os primeiros 781 imigrantes japoneses. Ao longo deste tempo os nipo-brasileiros têm contríbuido de forma importante para o desenvolvimento do Brasil, seja no campo da agricultura, na tecnologia, na rica cultura japonesa e num dos mais fortes elos de ligação entre povos, a gastronomia. Hoje o Brasil tem a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, com as duas culturas totalmente intregadas.

Kyokuto, que significa extremo oriente é uma casa de gastronomia asiática, e o Japão tem destaque especial no cardápio. Os pratos da cultura japonesa, vão de entradas tradicionais a pratos clássicos.

.

Gyudon - (cumbuca de arroz coberta com fatias finas de carne e cebolas cozidas).

Gyudon – (cumbuca de arroz coberta com fatias finas de carne e cebolas cozidas).

.

Visitamos o Kyokuto e recomendamos. A ideia é fazer cozinha diária de países asiáticos, aquela comidinha gostosa do dia a dia. Vai ser novidade para os apreciadores da comida oriental mais divulgada, a comida de ocasiões especiais.

O conceito do Kyokuto é fazer o prato do trabalhador, com quantidade para alimentar um trabalhador. E você vai amar! O sabor é exótico, gostoso e em alguns pontos, familiar. Destaque também para a cerveja Orion, importada do Japão, com sabor mais forte por usar malte. Mas ainda é uma pilsen. Vale descobrir mais sobre a comida japonesa. E o ambiente é um charme.

.

Panorâmica do Restaurante Kyokuto

Panorâmica do Restaurante Kyokuto

.

Rua Cônego Eugênio Leite, 944 a.São Paulo SP 
Facebook.com/kyokutosp
@kyokutosp
Funcionamento:
Segunda-feira das 12h às 15h
Terça-feira a sábado das 12h às 15h e das 18h30 às 22h

.

Nas férias de julho, animais pré-históricos da Era Glacial invadem o Centro Comercial Aricanduva

Exposição reúne réplicas de animais extintos há milhões de anos em tamanho real.

Para garantir a diversão de toda a família nestas férias, grandes animais pré-históricos, da Era Glacial, ganharão vida no Centro Comercial Aricanduva, o maior centro de compras e entretenimento da América Latina. Com entrada gratuita, a Exposição “Gigantes da Era do Gelo” reúne animais extintos há décadas, montados cenograficamente em tamanho real. A exposição ocorre entre os dias 20/6 e 15/7 nos corredores do Shopping Aricanduva.

.

.

Ao todo, serão 11 criaturas, com até 4 metros de altura, produzidas em resina, poliuretanos, couros e fibras naturais, com detalhes que asseguram a perfeição, despertando a curiosidade de adultos e crianças. Cada exposição contará com painel explicativo para cada animal, apresentando informações sobre altura, espécie, habitat, além de curiosidades, como o Moa, maior ave não-voadora originária da Nova Zelândia, e o castor gigante, maior roedor da Era Paleolítica, que atingia o tamanho de um urso.

A exposição proporciona uma verdadeira aula de história natural, uma vez que é rica em detalhes e oferece às crianças e aos adultos a oportunidade conhecer, em tamanho real, o que antes só era observado em livros didáticos. Os visitantes do centro comercial poderão tirar fotos com diversos animais pré-históricos, incluindo mamute, tigre-dentes-de-sabre, rinoceronte-lanudo, rinoceronte-de-chifre-grande, alce-gigante, auroque, urso-das-cavernas, mapinguariçu e o gliptodonte.

.

.

Você sabia? Os animais da exposição “Gigantes da Era do Gelo” foram recriados por paleontólogos da República Tcheca, que desenharam as esculturas com base em métodos científicos de reconstrução em paleontologia. Foram utilizados registros de fósseis e ossos encontrados, a partir dos quais foi calculada a massa corporal dos animais. A curadoria da mostra é feita por Monica Kudrnac.

.

.

Serviço:

Centro Comercial Aricanduva
Avenida Aricanduva, 5555 Vila Matilde.
www.aricanduva.com.br
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, o Shopping estará aberto ao público das 10h às 22h. A abertura das lojas será opcional, respeitando a legislação em vigor. As áreas de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 22h (opção de abertura a partir das 10h).
Estacionamento Gratuito.

.

.

Shopping Vila Olímpia recebe exposição internacional “Transformers”

Autobots e Decepticons aterrissam no empreendimento, em mostra gratuita, para alegria dos fãs e admiradores da saga.

.

.

Durante as férias de julho os admiradores do universo Transformers participarão de uma experiência única no Shopping Vila Olímpia. Entre os dias 22 de junho e 22 de julho, a exposição internacional reunirá no empreendimento nove esculturas gigantes inspiradas nos personagens mais marcantes da saga.

O acervo é assinado por artistas plásticos chilenos que produziram alguns dos itens com peças de carros reciclados. A exposição gratuita estará espalhada pelos corredores do Shopping.

.

.

Os personagens em destaque na exibição são: o nobre herói Optimus Prime, o vilão Lord Megatron, o temível Fallen, o especialista em armas Ironhide, o explorador Jetfire, o sobrevivente Hound, o infiltrado Mudflap e o guerreiro Drift, sendo quatro acompanhados dos seus Dinobots animatronics. Entre os quatro dinossauros animatrônicos apresentados na exposição, um deles chega a cinco metros de altura e 12 de comprimento.

Serviço – Exposição “Transformers”
#transformersnovilaolimpia
Exposição Gratuita
Período: 22 de junho até 22 de julho

Horário: todos os dias das 10h às 22h
Endereço: R. Olimpíadas, 360 – Vila Olimpia – São Paulo (SP)
Informações: 4003-4173 www.shoppingvilaolimpia.com.br

.

.

MCB inaugura exposição Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana

Abertura da mostra, que apresenta 73 trabalhos, acontece no dia 23 de junho, sábado, às 14h, com palestra e impressão de cartazes – entrada gratuita.

No dia 23 de junho, sábado, às 14h, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura, gerido em parceria pelo Governo do Estado de São Paulo e a Sociedade Civil através da A CASA museu do objeto brasileiro, inaugura a exposição Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana, com entrada gratuita.

A abertura contará com as palestras “A Tipografia corporativa no projeto LATAM”, de Daniel Sabino (designer de tipos da Blackletra), e “Gerente Criativo/Interbrand”, de Gil Botari (gerente criativo da Interbrand). Os representantes do Comitê Tipos Latinos, Ricardo Esteves, coordenador técnico, e Andrea Kulpas, designer gráfico com especialização em tipografia, apresentarão um panorama dos inscritos desta edição. Haverá ainda uma homenagem ao designer Alexandre Wollner, que faria 90 anos em 2018. O público também poderá acompanhar a produção de cartazes com a técnica de impressão tipográfica – pressão de tipos metálicos móveis sobre papel -, que serão distribuídos aos visitantes.

A Tipos Latinos trará para o MCB 73 trabalhos, dos quais 15 são de artistas brasileiros, selecionados entre os 444 inscritos ─ 116 projetos do Brasil, 83 do Chile e 81 da Argentina. O júri, composto por Ricardo Esteves (Brasil), Diego Aravena (Chile), Fernanda Cozzi (Argentina), Isaías Loaiza (México), Rubén Salinas (Bolívia) e Felipe Calderón (Colômbia), reuniu-se em Bogotá, na Colômbia, em março, para selecionar os vencedores, que integram a exposição.

.

.

Este ano, houve a inclusão da categoria Novos Talentos (Emergentes), em que concorreram estudantes e profissionais sem experiência prévia na publicação comercial de tipos; além de subdivisões em outras seis categorias: Texto, Título, Manuscritas, Superfamílias, Experimentais e Miscelâneas.

SERVIÇO:
Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana
Abertura da exposição e palestras: 23 de junho, sábado
Palestra Comitê Tipos Latinos – Ricardo Esteves e Andréa Kulpas
Homenagem Alexandre Wollner
Palestra A Tipografia corporativa no projeto LATAM – Daniel Sabino
Palestra Gerente Criativo/Interbrand – Gil Botari
Demonstração de impressão Oficina Tipográfica São Paulo
Vendas de livros das Editoras Ubu e Gustavo Gili
Horário: 14h
Entrada gratuita

Oficina Da Caligrafia ao Lettering
Dia 7 de julho, sábado
Horário: 9h às 18h
Ministrantes: Aline Kaori e Guilherme Menga
Agendamento: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br
Entrada gratuita (vagas limitadas)

Apresentação dos trabalhos e Oficina Xilogravura e Tipos
Dia 11 de agosto, sábado
Horário: das 13h às 18h
Ministrantes: Fabricio López, Xiloceasa e os Jovens da Comunidade CEASA – Instituto Acaia
Entrada gratuita

Oficina na Calçada – Serendípias
Dia 17 de agosto, sexta
Horário: 10h às 12h
Ministrante: QStampa
Entrada gratuita

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
www.mcb.org.br

.

 

 

Músicos de todo o mundo celebram a diversidade no MASP

Grande show encerra o Festival Internacional Ethno Brasil, que reunirá jovens de dez países e diferentes estilos musicais.

.

.

Durante o mês de junho, nações do mundo inteiro se enfrentam nos estádios de futebol da Rússia. Mas, no Brasil, o encontro de representantes de vários países não será motivo para disputa e sim para união. No dia 26 de junho, músicos de dez países irão se encontrar no vão livre do MASP para celebrar a diversidade e fazer um grande show.

Uma orquestra, formada por jovens entre 18 e 30 anos, trará o repertório de canções de diferentes partes do mundo arranjadas para essa insólita formação musical multicultural.  O grupo integra o Festival Internacional Ethno Brazil e reunirá 25 artistas vindos da Argentina, Chile, França, Congo, Moçambique, Argélia, Japão, Colômbia, Alemanha e Brasil.

.

.

Por nove dias, entre 17 e 26 de junho, brasileiros e estrangeiros partilharão suas tradições e culturas durante uma residência no interior de São Paulo. Criado pela organização não-governamental Jeunesses Musicales International (JMI), o festival Ethno Brazil realiza sua primeira edição na América Latina. O evento, organizado pela Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri, ocorre na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista/SP.

Serviço: Show Ethno Brazil
Quando: dia 26 de junho

Horário: às 18h
Local: vão livre do MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578

.

Tiradentes – Minas Gerais

Tiradentes Recebe Mais Uma Edição do Bike Fest

Cerca de 25 mil pessoas devem passar pela cidade nos quatros dias de evento, movimentando cerca de R$ 16 milhões.

.

.

Reconhecido como um dos maiores encontros de motos do Brasil, o Bike Fest celebra a sua 26ª edição, entre os dias 20 e 24 de junho, no Santíssimo Resort e Praça da Rodoviária, na charmosa Tiradentes (MG). O tradicional evento reúne amantes de motocicleta de várias partes do país e do mundo e conta com uma programação variada, que agrada desde aqueles que gostam de motos clássicas até os que preferem se aventurar pelo big trail. A expectativa é que mais de 25 mil pessoas passem pelas ruas da cidade, movimentando cerca de 16 milhões de reais.

.

.

Para celebrar a 26ª edição do Bike Fest, a Praça da Rodoviária contará com novidades: um palco receberá as atrações musicais de blues e jazz que se apresentarão nas tardes dos dias 22 e 23 de junho, além da presença da carreta de produtos da X11 Expert Riders e do ponto de apoio e serviços das montadoras Harley Davidson e Triumph. O espaço contará ainda com os estandes de serviços de troca de pneus, pequenos reparos, adesivação e o estacionamento para as motocicletas. Outra novidade é a realização do teste ride das montadoras Honda e Harley Davidson, que será ministrado pelo piloto Leandro Mello, nos dias 22 e 23 de junho, das 11h às 16h, no Condomínio Quinta Imperial.

Já o Santíssimo Resort receberá os estandes das principais fábricas e importadoras, vestuários, souvenirs, acessórios, peças, área gastronômica, além do palco do 7º Festival de Blues e Jazz, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de junho.  E o Largo das Forras contará com um ponto de apoio ao público e um bar da Cervejaria Backer. Para mais comodidade, o público que estiver de carro e motos contará com estacionamentos particulares próximos ao local do evento.

.

.

A 26ª edição do Bike Fest Tiradentes é apresentado por X11 Expert Riders e organizado pela Production Eventos. Com a realização do Grupo Berg, tem o patrocínio da Honda e Cervejaria Backer, co-patrocínio da Harley-Davidson, Triumph, BMW, Indian Motorcycle, Solo e Pirelli/Zoom, e apoio da Prefeitura Municipal de Tiradentes. Informações e cadastro – www.tiradentesbikefest.com.br

22/06 (sexta-feira)
10h às 22h – Feira de Negócios – Santíssimo Resort
Rua dos Inconfidentes, 140, Centro Histórico e Praça da Rodoviária.

11h às 16h – Teste Ride da Honda e Harley Davidson com o piloto Leandro Mello – Condomínio Quinta Imperial Tv. Antônio Teixeira Carvalho, 84.

.

.

7º Festival de Blues & Jazz de Tiradentes
Local: Santíssimo Resort

12h – Avant Garde Blues Band
13h – Flying Sticks

Local: Praça da Rodoviária
16h – Avant Garde Blues Band
17h30 – Flying Sticks

Local: Santíssimo Resort
19h – Alexandre da Mata e The Black Dogs
21h – Blues Shoes Band
23h – JJ Jackson

23/06 (sábado)

10h às 22h – Feira de Negócios – Santíssimo Resort Rua dos Inconfidentes, 140, Centro Histórico e Praça da Rodoviária.
10h – Workshop com Alexandre da Mata – “Fusão da guitarra no Rock, Blues e Country”
11h às 16h – Teste Ride da Honda e Harley Davidson com o piloto Leandro Mello – Condomínio Quinta Imperial Tv. Antônio Teixeira Carvalho, 84.

.

.

7º Festival de Blues & Jazz de Tiradentes

Local: Santíssimo Resort
12h – Avant Garde Blues Band
13h – Flying Sticks

Local: Praça da Rodoviária
13h – Emília e Banda Autoral
15h – Dafne Kontoya
16h30 – Avant Garde Blues Band
17h30 – Flying Sticks

Local: Santíssimo Resort
19h – Gilvan de Oliveira e Quinteto
21h – Jes Condado e Banda
23h – Lorenzo Thompson

24/06 (domingo)

10h às 14h – Feira de Negócios – Santíssimo Resort Rua dos Inconfidentes, 140, Centro Histórico) e Praça da Rodoviária.
10h – Workshop com Gilvan de Oliveira – “O violão no Samba”

.

Campos do Jordão – Interior de São Paulo

Filarmônica de Goiás no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Em 2018, a Orquestra Filarmônica de Goiás realiza sua V Turnê Nacional. No dia 06 de julho, a Orquestra se apresenta em Campos do Jordão no consagrado Auditório Cláudio Santoro e no dia 07 de julho, na Sala São Paulo, em São Paulo, um dos palcos mais tradicionais do Brasil. As duas apresentações integram o 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão.

.

.

O violinista brasileiro Luiz Filip é o convidado de honra da Filarmônica. Ele acompanhará a orquestra na turnê para interpretar o Concerto para violino nº2 de Prokofiev. Luiz Filip é  primeiro violinista na Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das mais prestigiosas do mundo. Apesar de jovem, acumula vasta experiência.  Começou a tocar violino aos 4 anos e mora na Alemanha desde 2001, apresentando-se regularmente em Berlim, Roma, Tóquio, Telaviv e Paris. É a segunda vez que o concorrido instrumentista se apresenta com a orquestra goiana.

.

.

SERVIÇO

FILARMÔNICA DE GOIÁS NO FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO
Data: 06 de julho de 2018 (sexta-feira), 20h30

Local: Auditório Claudio Santoro – Campos do Jordão
Regente: Neil Thomson
Solista: Luíz Filíp (violino)

Programa:

  1. Prokofiev: Concerto para violino nº 2 em sol menor, op. 63
  2. Walton: Sinfonia nº 1 em si bemol menor

Ingressos: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/20180706-ofgo/#

.

.

Data: 07 de julho de 2018 (sábado), 20h30

Local: Sala São Paulo
Regente: Neil Thomson
Solista: Luíz Filíp (violino)

Programa:

  1. Prokofiev: Concerto para violino nº 2 em sol menor, op. 63
  2. Walton: Sinfonia nº 1 em si bemol menor

Ingressos: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/20180707-ofgo-osjgo/#

.

Jabá para amigo:

 

.

.

.

Anúncios