Roteiro do Vinho em São Roque

Dizem que o vinho faz bem ao coração. Principalmente no caso dos solteiros. E nós fomos conferir todos os benefícios do vinho seguindo o Roteiro do Vinho em São Roque, com a Mix Aventuras. Vem brindar com a gente e aproveite o feriado de segunda-feira em São Paulo para fazer uma visita!

.

Olha a Hirlei fazendo festa!

Olha a Hirlei fazendo festa!

.

Pensa num dia frio! E o vento juntava com o céu cinzento para desanimar qualquer viajante. Domingo tem que ter sol, ainda mais quando a gente vai pegar a estrada. Mas a nossa rota era o Roteiro do Vinho, em São Roque, interior do estado de São Paulo.

A região já é velha conhecida de quem gosta de apreciar uma bebida de vez em quando. Vinho seco, suave, tinto, rosé, branco, com frutas, suco de uva, espumante, frisante, cooler, chope de vinho e até cerveja, cachaça e conhaques em um passeio levemente etílico, mas que vai bem inclusive para crianças.

Quem pensa que em um passeio destes só tem vinho e mais nada está perdendo doces, queijos, petiscos, carnes, salames, gastronomia para lanchinhos, alta gastronomia e até o café gostoso da fazenda, acompanhando de comidinhas deliciosas que a gente não acha fácil na cidade grande.

.

Parreiras da Terra do Vinho. Na primavera você verá estas árvores cheias de frutos e folhas.

Parreiras da Terra do Vinho. Na primavera você verá estas árvores cheias de frutos e folhas.

.

Ao chegar na estação da Barra Funda, parada final do metrô de São Paulo, na Zona Oeste da capital, o clima realmente não era favorável, mas nos deparamos com dois ônibus enormes e lotados, que a Hirlei Gonçalves, da Mix Aventuras preparou pra gente.

E pensa numa galera animada!

Esquece isso de tempo ruim. Se o domingo está frio e cinzento, a gente esquenta a alma com vinho bom, produzido diretamente em 5 vinícolas de São Roque e deixa o rosto rosado e feliz.

Pra quem não sabe, o vinho é antioxidante, quer dizer que você envelhece mais devagar se souber tomar uma taça ou outra. E quer jeito melhor do que ficar saudável com uma taça de vinho? Acha pouco? Uma taça de vinho faz ao seu corpo o mesmo bem que uma hora de academia. Quem gosta de malhar mas não sabia disso, aproveita nosso post de hoje e partiu São Roque!

.

Vai um cafezinho antes de seguir viagem?

Vai um cafezinho antes de seguir viagem?

.

Tem que dorme na estrada.

O trecho de São Paulo até São Roque é tão curto e o caminho, tão rápido, que a gente mal tem tempo de olhar a paisagem. E como o dia estava frio, o divertido mesmo foi conversar com as pessoas. As expectativas e os perfis eram bem variados. Pessoal de mais idade, jovens casais, religiosos que sabem que beber com responsabilidade não é pecado.

.

.

Como 5 paradas é muito para apenas um post, a gente vai começar a contar das duas paradas da manhã, com dia frio e céu nublado. E na sequência, a gente conta sobre a tarde, o sol que estralou depois do almoço, a região linda que é em São Roque e suas fazendas, e o clima que mistura o estilo brasileiro com pinheiros, araucárias e um bom tanto de clima europeu aqui do ladinho da capital paulista. Outra vida!

Primeira parada, Adega Terra do Vinho

Primeira boa oportunidade para praticar o “beba com responsabilidade”. A parte boa de fazer o Roteiro do Vinho com a Mix Aventuras é que você não vai ter que dirigir e pode fazer experimentações, pegar provas, saborear garrafas diferentes e claro, dormir na viagem de volta sem nenhum constrangimento.

.

.

Ao chegar, a gente já vê a variedade de bebidas diferentes, as muitas qualidades de vinho, os rótulos, as combinações. E quem quiser, pode perguntar aos atendentes sobre a melhor bebida, o petisco mais adequado, receitas, ideias para combinar o vinho e mais informações variadas para aproveitar melhor esta preciosidade.

E a variedade de rótulos, cores, sabores, possibilidades, era mesmo impressionante. Teve quem chegasse tímido pra comprar vinho ou experimentar um tiquinho só pra saber como é que era, afinal, ainda não era nem 10 da manhã! Mas o pessoal da Terra do Vinho fez questão de estimular os visitantes a saberem mais sobre o vinho e seus efeitos benéficos para o corpo humano.

.

Já vamos chegar na Vinícola Real D'Ouro

Já vamos chegar na Vinícola Real D’Ouro

.

E no local, além das bebidas, dá pra sentar tomar um bom café ao lado do showroom, ver o parreiral e aproveitar a paisagem.

Tudo muito bonito. E mesmo com o dia frio, ou em razão dele, com o vinho à mão ou o café quente, o pessoal já foi abrindo os sorrisos.

Toca seguir para a próxima parada

Sem demorar tanto em uma única parada, ainda não eram 11 da manhã quando chegamos ao Museu do Vinho.

.

O grande barril em frente à Igreja de São Cristóvão, em São Roque.

O grande barril em frente à Igreja de São Cristóvão, em São Roque.

.

Também conhecido como Vinícola Real D’Ouro, o local fica em frente à Igreja de São Cristóvão, em São Roque. E a ideia de Museu do Vinho é mostrar fotos antigas, contar algumas histórias do vinho e das vinícolas de região, oferecer de tudo em vinhos, e mais salgados, doces, geleias, cremes parecidos com maionese para um café da manhã bem gostoso e mais uma variedade de produtos de sabores variados, amargos, doces, salgados.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Claro que além de produtos, o Museu do Vinho ainda tem maquinário usado na fabricação a bebida, que não está mais em uso, mas já prestou muitos serviços aos produtores da região, e algumas fotos em preto e branco de antigamente, como esta aqui do Doc Hornet, brilhoso e garboso na rua de terra.

.

.

Estância Turística

A cidade de São Roque é uma Estância Turística.

Trata-se de uma cidade fundada por bandeirantes no século 17, mas fazia parte da freguesia de Santana do Parnaíba até 1832.

Além de vinho, ainda tem atrações como morros e montanhas para trilhas e prática de esportes radicais, saltos com paraquedas e assemelhados e parques. O clima lá é subtropical, devido à altitude de 771 metros acima do nível do mar, o que explica porquê pinheiros e araucárias, típicas de regiões mais frias do Sul do Brasil se adaptaram tão bem na região.

.

.

E se você gostou deste post sobre São Roque, a gente foi almoçar e à tarde, o sol abriu e fizemos mais 3 vinícolas. Espera o próximo post que tem muito mais história e vinhos para contar!

E quem acompanha A Bússola Quebrada, sabe que a gente já visitou uma vinícola bem legal em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Vem viajar e tomar um vinho com a gente!

.


Dicas de Viagem:

Nossa primeira parada tem uma página na internet para você obter mais informações – www.adegaterradovinho.com.br/

A Vinícola Real D’Ouro tem fan page no Facebook – https://www.facebook.com/pages/Vin%C3%ADcola-Real-DOuro/315232435174174

Quer saber mais sobre as adegas que fazem parte do Roteiro do Vinho de São Roque? Veja aqui – http://www.roteirodovinho.com.br/guia

Quer viajar a vários lugares legais com precinhos em conta? Já falou com a Hirlei Gonçalves, da Mix Aventuras? Olha ela aqui – https://www.facebook.com/mixaventuras/

Quer conhecer São Roque? Pegue a BR 374 saindo de São Paulo e passando por Itapevi e Araçariguama. São só 70km. Você faz em 1 hora.

Ou faça um percurso ainda menor, pela BR 116, Raposo Tavares, passando por Vargem Grande Paulista e um trechinho da SP 270.

Olha o mapa aqui no Google pra te ajudar a chegar bem em São Roque goo.gl/ccwKEC

Se precisar de mais informações, aqui está o site da Prefeitura de São Roque https://www.saoroque.sp.gov.br/

E aqui você tem um pouquinho mais de informação sobre a cidade de São Roque – https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Roque_(S%C3%A3o_Paulo)

.

.

.

Anúncios