Roteiro do Vinho em São Roque
Dizem que o vinho faz bem ao coração. Principalmente no caso dos solteiros. E nós fomos conferir todos os benefícios do vinho seguindo o Roteiro do Vinho em São Roque, com a Mix Aventuras. Vem brindar com a gente e aproveite o feriado de segunda-feira em São Paulo para fazer uma visita!
.

Olha a Hirlei fazendo festa!
.
Pensa num dia frio! E o vento juntava com o céu cinzento para desanimar qualquer viajante. Domingo tem que ter sol, ainda mais quando a gente vai pegar a estrada. Mas a nossa rota era o Roteiro do Vinho, em São Roque, interior do estado de São Paulo.
A região já é velha conhecida de quem gosta de apreciar uma bebida de vez em quando. Vinho seco, suave, tinto, rosé, branco, com frutas, suco de uva, espumante, frisante, cooler, chope de vinho e até cerveja, cachaça e conhaques em um passeio levemente etílico, mas que vai bem inclusive para crianças.
Quem pensa que em um passeio destes só tem vinho e mais nada está perdendo doces, queijos, petiscos, carnes, salames, gastronomia para lanchinhos, alta gastronomia e até o café gostoso da fazenda, acompanhando de comidinhas deliciosas que a gente não acha fácil na cidade grande.
.

Parreiras da Terra do Vinho. Na primavera você verá estas árvores cheias de frutos e folhas.
.
Ao chegar na estação da Barra Funda, parada final do metrô de São Paulo, na Zona Oeste da capital, o clima realmente não era favorável, mas nos deparamos com dois ônibus enormes e lotados, que a Hirlei Gonçalves, da Mix Aventuras preparou pra gente.
E pensa numa galera animada!
Esquece isso de tempo ruim. Se o domingo está frio e cinzento, a gente esquenta a alma com vinho bom, produzido diretamente em 5 vinícolas de São Roque e deixa o rosto rosado e feliz.
Pra quem não sabe, o vinho é antioxidante, quer dizer que você envelhece mais devagar se souber tomar uma taça ou outra. E quer jeito melhor do que ficar saudável com uma taça de vinho? Acha pouco? Uma taça de vinho faz ao seu corpo o mesmo bem que uma hora de academia. Quem gosta de malhar mas não sabia disso, aproveita nosso post de hoje e partiu São Roque!
.

Vai um cafezinho antes de seguir viagem?
.
Tem que dorme na estrada.
O trecho de São Paulo até São Roque é tão curto e o caminho, tão rápido, que a gente mal tem tempo de olhar a paisagem. E como o dia estava frio, o divertido mesmo foi conversar com as pessoas. As expectativas e os perfis eram bem variados. Pessoal de mais idade, jovens casais, religiosos que sabem que beber com responsabilidade não é pecado.
.
.
Como 5 paradas é muito para apenas um post, a gente vai começar a contar das duas paradas da manhã, com dia frio e céu nublado. E na sequência, a gente conta sobre a tarde, o sol que estralou depois do almoço, a região linda que é em São Roque e suas fazendas, e o clima que mistura o estilo brasileiro com pinheiros, araucárias e um bom tanto de clima europeu aqui do ladinho da capital paulista. Outra vida!
Primeira parada, Adega Terra do Vinho
Primeira boa oportunidade para praticar o “beba com responsabilidade”. A parte boa de fazer o Roteiro do Vinho com a Mix Aventuras é que você não vai ter que dirigir e pode fazer experimentações, pegar provas, saborear garrafas diferentes e claro, dormir na viagem de volta sem nenhum constrangimento.
.
.
Ao chegar, a gente já vê a variedade de bebidas diferentes, as muitas qualidades de vinho, os rótulos, as combinações. E quem quiser, pode perguntar aos atendentes sobre a melhor bebida, o petisco mais adequado, receitas, ideias para combinar o vinho e mais informações variadas para aproveitar melhor esta preciosidade.
E a variedade de rótulos, cores, sabores, possibilidades, era mesmo impressionante. Teve quem chegasse tímido pra comprar vinho ou experimentar um tiquinho só pra saber como é que era, afinal, ainda não era nem 10 da manhã! Mas o pessoal da Terra do Vinho fez questão de estimular os visitantes a saberem mais sobre o vinho e seus efeitos benéficos para o corpo humano.
.

Já vamos chegar na Vinícola Real D’Ouro
.
E no local, além das bebidas, dá pra sentar tomar um bom café ao lado do showroom, ver o parreiral e aproveitar a paisagem.
Tudo muito bonito. E mesmo com o dia frio, ou em razão dele, com o vinho à mão ou o café quente, o pessoal já foi abrindo os sorrisos.
Toca seguir para a próxima parada
Sem demorar tanto em uma única parada, ainda não eram 11 da manhã quando chegamos ao Museu do Vinho.
.

O grande barril em frente à Igreja de São Cristóvão, em São Roque.
.
Também conhecido como Vinícola Real D’Ouro, o local fica em frente à Igreja de São Cristóvão, em São Roque. E a ideia de Museu do Vinho é mostrar fotos antigas, contar algumas histórias do vinho e das vinícolas de região, oferecer de tudo em vinhos, e mais salgados, doces, geleias, cremes parecidos com maionese para um café da manhã bem gostoso e mais uma variedade de produtos de sabores variados, amargos, doces, salgados.
Clique nas Imagens para Ampliar:
Claro que além de produtos, o Museu do Vinho ainda tem maquinário usado na fabricação a bebida, que não está mais em uso, mas já prestou muitos serviços aos produtores da região, e algumas fotos em preto e branco de antigamente, como esta aqui do Doc Hornet, brilhoso e garboso na rua de terra.
.
.
Estância Turística
A cidade de São Roque é uma Estância Turística.
Trata-se de uma cidade fundada por bandeirantes no século 17, mas fazia parte da freguesia de Santana do Parnaíba até 1832.
Além de vinho, ainda tem atrações como morros e montanhas para trilhas e prática de esportes radicais, saltos com paraquedas e assemelhados e parques. O clima lá é subtropical, devido à altitude de 771 metros acima do nível do mar, o que explica porquê pinheiros e araucárias, típicas de regiões mais frias do Sul do Brasil se adaptaram tão bem na região.
.
.
E se você gostou deste post sobre São Roque, a gente foi almoçar e à tarde, o sol abriu e fizemos mais 3 vinícolas. Espera o próximo post que tem muito mais história e vinhos para contar!
E quem acompanha A Bússola Quebrada, sabe que a gente já visitou uma vinícola bem legal em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Vem viajar e tomar um vinho com a gente!
.
Dicas de Viagem:
Nossa primeira parada tem uma página na internet para você obter mais informações – www.adegaterradovinho.com.br/
A Vinícola Real D’Ouro tem fan page no Facebook – https://www.facebook.com/pages/Vin%C3%ADcola-Real-DOuro/315232435174174
Quer saber mais sobre as adegas que fazem parte do Roteiro do Vinho de São Roque? Veja aqui – http://www.roteirodovinho.com.br/guia
Quer viajar a vários lugares legais com precinhos em conta? Já falou com a Hirlei Gonçalves, da Mix Aventuras? Olha ela aqui – https://www.facebook.com/mixaventuras/
Quer conhecer São Roque? Pegue a BR 374 saindo de São Paulo e passando por Itapevi e Araçariguama. São só 70km. Você faz em 1 hora.
Ou faça um percurso ainda menor, pela BR 116, Raposo Tavares, passando por Vargem Grande Paulista e um trechinho da SP 270.
Olha o mapa aqui no Google pra te ajudar a chegar bem em São Roque – goo.gl/ccwKEC
Se precisar de mais informações, aqui está o site da Prefeitura de São Roque – https://www.saoroque.sp.gov.br/
E aqui você tem um pouquinho mais de informação sobre a cidade de São Roque – https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Roque_(S%C3%A3o_Paulo)
.
.
.
Pingback: São Roque e as Vinícolas depois do Almoço | A Bússola Quebrada
Pingback: Festival de Inverno de Paranapiacaba | A Bússola Quebrada
Pingback: São Roque – Vinho ao Cair da Tarde | A Bússola Quebrada
Pingback: 9 destinos para conhecer a Europa sem sair de São Paulo | A Bússola Quebrada
Pingback: Agenda Cultural 09-11-2018 | A Bússola Quebrada
Pingback: Garibaldi Experience reúne imersão no mundo do vinho | A Bússola Quebrada
Pingback: Agenda Cultural 25-01-2019 | A Bússola Quebrada