4 dicas de turismo responsável

Viajar é apaixonante. Conhecemos novos lugares, aprendemos sobre a cultura local, fazemos novas amizades e recarregamos nossas energias. E essa experiência pode ser ainda melhor e mais completa, se viajarmos de modo responsável.

Em homenagem ao Dia Mundial do Ambiente, que foi comemorado em 5 de junho, o Airbnb preparou uma lista com dicas para ajudar você a estar em contato com o meio ambiente e diminuir impactos sob ele, seja na escolha da acomodação, do modo de transporte e suas atividades diárias. Confira abaixo:

.

Acomodação

No Airbnb, você pode encontrar casas ecológicas ou sustentáveis. Elas são ótimas escolhas para acomodação, pois são projetadas e construídas com base nos princípios da sustentabilidade ambiental. Selecionamos algumas delas disponíveis na plataforma para você se hospedar e se inspirar. Nossa lista inclui casas próximas das grandes metrópoles sendo possível ir de carro ou de ônibus.

Atibaia, São Paulo

Essa casa rústica em Atibaia tem um telhado vegetado, que garante uma casa mais fresca no verão, e mais quente no inverno. Em frente à cozinha, você pode encontrar uma linda horta. A água é tratada por biodigestores, e a água de chuva é recolhida e utilizada para torneiras externas. Há ainda uma piscina de raia para relaxar.

.

.

Guaraciaba, Santa Catarina

Feita de terra, com iluminação amarelada e decoração rústica vernacular, essa casa garante uma estadia aconchegante. Sua cobertura é composta por um telhado vivo, ou seja, com grama, e fica ao lado de uma mata virgem, onde é possível ouvir o som da cachoeira.

.

.

Paraty, Rio de Janeiro

Na copa das árvores da Mata Atlântica, essa casa foi construída 100% em cima de uma antiga jaqueira e não usou nenhum prego na árvore e nenhuma grama de cimento. Além de fresca e um ótimo mirante vista do mar de Paraty-mirim, é possível ver muitos pássaros e animais.

.

.

Ilhabela, São Paulo

A casa foi premiada por seu projeto arquitetônico, que inclui a utilização de materiais reciclados e princípios da permacultura, e um esgoto tratado em um tanque bio-séptico de ciclo fechado que alimenta um bananal. Pertinho da Mata Atlântica, o terreno conta com um lindo jardim, pomar, rio e uma pequena cachoeira. Os anfitriões disponibilizam ainda pranchas de surf, se você quiser pegar uma onda na praia.

.

.

É importante lembrar que casa não precisa ser ecológica para que sua estadia seja responsável. No Airbnb, as acomodações podem ser suas por alguns dias. Por isso, você pode fazer escolhas amigáveis ambientalmente por conta própria, como apagar as luzes quando você sair do quarto, encher um recipiente próprio de bebida em vez de usar plástico e escolher uma moradia que tenha uma localização próxima ao que você se programou para fazer, causando menos impacto com a locomoção. Além disso, você pode investir em reciclagem sempre que for possível.

.

.

Modo de transporte

Locomover-se sem utilizar veículos que poluem o meio ambiente, como bicicletas ou caminhadas é a melhor pedida. Porém, sabemos que isso não sempre é possível.
Por isso, a sugestão é dar preferência ao transporte público como ônibus, metrô ou trem. Caso alugue um carro, escolha o modelo mais econômico para reduzir o consumo de combustível. Em carros flex, a melhor opção é abastecer com etanol, que é uma fonte renovável. Se for necessário utilizar avião, escolha um voo direto para economizar tempo além do que reduz as emissões de carbono.

.

.

Programas sustentáveis

Outra dica é programar-se para que suas atividades durante a viagem sejam sustentáveis. Ao sair, leve sua própria garrafa de água e recolha o lixo que produzir. Ao ir às compras, lembre-se de levar um saco reutilizável com você e dê preferência aos produtos e programas locais, essa é uma forma de contribuir com a geração de empregos e aumentar a renda dos moradores. Na modalidade “Experiências” do Airbnb, você pode encontrar diversas atividades oferecidas pelos locais como passeios pela cidade, degustação de pratos típicos, aulas de dança, fotografia, costura, workshops de graffiti e muitas outras que podem ser conferidas aqui.

.

.

Com essas dicas, suas viagens serão mais responsáveis e ecologicamente saudáveis.

Todas as casas e experiências apresentadas neste material destinam-se apenas a inspirar e ilustrar. O Airbnb não recomenda ou endossa esses anúncios ou qualquer outra casa na plataforma.

.

.

.

Anúncios