Agenda Cultural 27-07-2018

Nossa Agenda Cultural vem com muita música, tradições japonesas, arte, cultura e cinema, com os 90 ano de Stanley Kubrick no MIS. Aperte os cintos! Curta o fim de semana!

,

São Paulo/SP 

40° Tanabata Matsuri (Liberdade)

A LENDA TANABATA
O festival se baseia numa lenda que sempre foi contada por gerações e, por isso, não há uma versão oficial ou única. A lenda conta a história de amor entre duas estrelas: Orihime e Hikoboshi.

“Orihime morava próximo a ViaLáctea, Amanogawa e era conhecida como a Princesa Tecelã, mas vivia sempre triste por estar ocupada e não ter tempo para se apaixonar. Seu pai, Tenkou, O Senhor Celestial, vendo a tristeza da filha, apresentou-lhe Hikoboshi, acreditando que ele fosse o par ideal para sua filha. Os dois logo se apaixonaram e se casaram, mas na vida deles havia apenas o amor, assim deixando de lado todos os seus afazeres e obrigações de lado. Tenkou separou o casal, obrigando-os a morar cada um em lados opostos da ViaLáctea.

.

.

O pai de Orihime, comovido com a tristeza em que a filha se encontrava, permitiu que o casal se encontrasse uma vez por ano no sétimo dia do sétimo mês, sendo que, neste dia, eles realizassem todos os pedidos vindos da Terra. A partir da foz da ViaLáctea um barqueiro levaria a princesa até o encontro do seu amado, mas, se ela não fizesse seu trabalho direito, seu pai inundaria o rio impossibilitando a travessia. Quando isso acontecia, com o choro de Orihime, um grupo de pássaros formava uma ponte ajudando-a a atravessar. Dizem que quando chove no dia do Tanabata é porque as aves não formaram a ponte, fazendo com que Orihime e Hikoboshi não se encontrem, tendo que esperar até o próximo ano para a realização dos desejos.”

Apresentação as 14:00 do domingo, dia 29.
2 datas · 28 de Jul – 29 de Jul – 10:30h
Praça da Liberdade
https://www.facebook.com/events/169508723748642/

.

4° Festival BB Seguros de Blues e Jazz – São Paulo

Um dia para curtir com a família e os amigos ao som do melhor blues e jazz. Venha fazer seu picnic! Entrada Franca! Confira a programação de shows e os horários:

11h00 – BB Seguros Jazz Band
12h00 – Ladies Instrumental Band
13h00 – O Blues de Jimi Hendrix com o Bando
14h00 – Leo Gandelman no show “Yellow Sax Marine”, com Julio Bittencourt Trio
15h00 – Lil Jimmy Reed
16h00 – Pepeu Gomes
18h00 – Al Di Meola no show Opus

.

.

E, ainda: atividades para crianças, com malabares, pintura facial, escultura de balão e oficina de desenho. Traga seus pet de estimação, o #festivalbbseguros é Pet Friendly!

Sábado das 11:00 – 19:00
Parque Villa Lobos – São Paulo

.

Barão Vermelho no Sesc Parque Dom Pedro II

Em julho, o Sesc Parque Dom Pedro II convida uma das bandas de rock brasileiro mais influentes dos anos 1980 para um show gratuito, Barão Vermelho!

De volta ao cenário musical, e com seu novo vocalista e guitarrista Rodrigo Suricato, uma das revelações da cena rock da atualidade, Barão Vermelho apresenta seleção de hits que marcaram a carreira do grupo como “Tão longe de tudo”, “Pro dia nascer feliz”, “Pedra, flor e espinho”, “Por você”, “Bete Balanço”, “Por que a gente é assim” entre outras canções.

.

.

Em sua formação banda conta com Guto Goffi na bateria; Fernando Magalhães na guitarra, Maurício Barros nos teclados e Rodrigo Suricato nos vocais, guitarra e violão.

*Não é necessário retirar ingressos.

Saiba mais: bit.ly/baraovermelho

Sábado das 18:00 às 19:30
Sesc Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/nº, Brás, 03007-010 São Paulo
Gratuito

.

Hermeto Pascoal & Grupo no Sesc Parque Dom Pedro II

Hermeto Pascoal é considerado por muitos artistas um dos maiores gênios em atividade na música. O multi-instrumentista toca teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, porcos, chaleira, berrante e uma infinidade de instrumentos ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém a mesma tradição desde os anos 70. Neste show, apresentam as canções do álbum, gravado pelo Selo Sesc, que homenageia músicos como Miles Davis, Ron Carter e Vinícius Dorin.

Nesta apresentação gratuita, sobem ao palco: Hermeto Pascoal no piano, teclado, acordeon e voz, Fabio Pascoal na percussão, Itiberê Zwarg no baixo e voz, André Marques no piano, Jota P nos saxes e flauta, e Ajurinã Zwarg na bateria.

.

.

Hermeto Pascoal & Grupo no Sesc Parque Dom Pedro II
29/7. Domingo, às 11h.
*Grátis. Sem retirada de ingressos.

Saiba mais: bit.ly/hermeto-pascoal-pq

Domingo das 11:00 às 12:00
Sesc Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/nº, Brás, 03007-010 São Paulo
Gratuito

.

“Encontros e Desencontros” será exibido ao ar livre, gratuitamente, no Centro Cultural São Paulo

Hello Cinema será promovido no domingo (29), a partir das 14h, com bate-papo e oficina de stop-motion para crianças e de videoclipe para adolescentes.

São Paulo, 16 de julho de 2018 – No domingo, dia 29, a partir das 14h, o projeto Hello Cinema está de volta ao Centro Cultural São Paulo. Com entrada gratuita, o evento traz cinema ao ar livre, debate e oficinas para crianças e adolescentes, para promover um encontro entre o audiovisual, a cidade e suas conexões, bem como propor reflexões sobre tecnologia, sociedade e o futuro.

O filme exibido será Encontros e Desencontros (2004), de Sofia Coppola, seguido do bate-papo A Cumplicidade na Solidão, mediado por Juliana Sabbag, criadora do projeto Cinema na Mesa, com participação de: Natália Garcia, criadora do Cidade para Pessoas, projeto de investigação que interpreta e experimenta ideias para cidades mais humanas; e Piti Koshimura, pesquisadora, produtora de conteúdo e criadora do blog Peach no Japão, que mostra um olhar contemporâneo sobre o país, após ter morado lá entre 2013 e 2014.

.

.

Além disso, no Hello Cinema traz em sua programação oficinas de: stop-motion para crianças de 6 a 12 anos, que vão explorar os recursos da câmera do smartphone para criar truques visuais em vídeo; e criação de videoclipe, para adolescentes de 13 a 18 anos, para que os jovens que frequentam o CCSP tenham a oportunidade de gravar um videoclipe com suas performances artísticas.

A concepção e a idealização do projeto são da Motorola, para sua plataforma #hellocidades, e do escritório de produção Luz.is, de Luzinha Noleto. A curadoria dos filmes é do Cine na Praça. As atividades começam a partir das 14 horas, com entrada gratuita, sujeita à lotação.

A programação completa pode ser encontrada no site: www.hellomoto.com.br, e também nas redes sociais da marca.

Serviço
Hello Cinema
Data: 29 de junho de 2018

Horário: 14h
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 100 – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2297-4002
Site: http://www.centrocultural.sp.gov.br/

.

Kubrick 90 anos

Kubrick 90 anos’ do MIS recebe exposição inspirada na obra cinematográfica de Stanley Kubrick “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, concebida pelo artista gráfico Fernando Tucunduva.

De 24 a 29 de julho, o designer gráfico Fernando Tucunduva compartilha com os visitantes do MIS – instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – um pouco do seu olhar sobre uma das obras mais aclamadas do diretor Stanley Kubrick, o longa ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’. Parte da programação especial ‘Kubrick 90 anos’, a mostra ‘2001’ apresenta o resultado de anos de pesquisas sobre o filme e conta com uma série de 10 peças visuais que retratam não só o conceito do longa, mas trazem ainda o contexto de época que permeiam a obra. A exposição acontece no térreo do MIS e pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 21h, e, no domingo, das 9h às 19h.

Pragmático, Fernando Tucunduva mergulhou em todos os aspectos que permeiam o filme de ficção científica, desde os recursos utilizados na época, passando por estilo de imagens e cores até a fotografia e linguagem dos pôsteres de cinema que mais se destacavam no final dos anos 60.

Essa representação se torna nítida no formato das peças concebidas pelo designer, baseado na proporção do monólito de 1:4:9. Há ainda uma ansiedade por trazer os limites gráficos de cores e impressão, constituído pelo desencaixe das cores no produto final, com fotografias em alto contraste de textura granulada e levemente desfocadas.

.

.

Além do contexto da luz, própria do artista, levada para o questionamento da obra, conseguindo, com êxito, retratar o medo e a admiração que temos acerca do desconhecido.

Sobre o artista Fernando Tucunduva – Fotógrafo, designer e artista gráfico. Seu trabalho está mais para a investigação da representação da luz para o universo gráfico e de como ela se comporta no plano físico e estático como no papel impresso. Isso implica também na desconstrução da luz nas cores do espectro cromático e como elas se relacionam em intensidade e comprimentos de ondas. Em seu trabalho também há uma preocupação de inspirar e emocionar a visão do espectador usando essa representação da luz e da alma das cores, fazendo valer ainda o contexto, onde tudo vibra e são concebidos pelos contrastes de claro, escuro e intensidade.

Serviço – Exposição 2001 de Fernando Tucunduva na programação Kubrick 90 anos do MIS
Local –
 Av. Europa, 158, Jd. Europa São Paulo – SP
Data – de 24 a 29 de julho de 2018
Horário: de terça a sábado, das 10h às 21h, e, no domingo, das 9h às 19h.
Museu da Imagem e do Som – MIS SP
Ingressos · R$ 6 – R$ 12
www.mis-sp.org.br

.

Rio de Janeiro/RJ

Rolé Visita Museu Nacional

Projeto Rolé Carioca desvenda as histórias do Museu Nacional residência oficial do Império Brasileiro

Novidade da edição 2018 do Rolé Carioca, o Rolé Visita chega à sua segunda edição no dia 29 de julho para desbravar um lugar muito especial: o Museu Nacional, o mais antigo do Brasil. Os professores Rodrigo Rainha e William Martins, responsáveis pelo roteiro do projeto, apresentam a antiga residência imperial e sua relevância social para o Rio de Janeiro.

O roteiro começa na fachada do Museu Nacional e passa pelos seguintes pontos: Jardim Zoológico, Primeiro e Segundo Pavimento e a Seção de Etnologia. Durante o passeio o público poderá conhecer as curiosidades do maior meteorito brasileiro (com mais de 5 toneladas); apreciar artigos e obras que relatam com detalhes história da evolução da vida, do Egito e das culturas Mediterrâneas; além de aprender um pouco mais sobre a Etnologia Indígena Brasileira através de peças, armas e instrumentos de uma das mais importantes coleções do país.

.

.

SOBRE O MUSEU NACIONAL

Localizado em um palácio no alto da colina de São Cristóvão, o Museus foi fundado em 1818 pelo rei Dom João IV e faz parte da história do Brasil. Uma visita à sua exposição permite conhecer um panorama atual e histórico da ciência e tecnologia brasileira.

PONTOS DO ROTEIRO

– Jardim Zoológico

O RioZoo é considerado o zoológico mais antigo do Brasil. O espaço oferece uma mistura única de história e fauna exuberantes, tentando trazer para dentro da cidade um pouco da vida selvagem.

– Primeiro Pavimento

Seguindo o roteiro, o passeio leva os participantes para o Primeiro Pavimento do Museu Nacional. Nele encontra-se o maior meteorito brasileiro, conhecido como Meteorito de Brogodó – O Bendegó. Com massa de 5,36 toneladas e suas medidas de 2,15m x 1,5m x 65cm, a rocha caiu no interior da Bahia e hoje se encontra na sala de meteoritos do Museu. 

.

.

 – Segundo Pavimento

A próxima parada é no Segundo Pavimento. O local mostra a evolução da vida – pré-história começando pelo Egito, região que se estendia ao longo do Rio Nilo e teve mais de três mil anos. Dando continuidade, segue para a Cultura Mediterrânea, mostrando peças do acervo da antiguidade clássica, a Coleção Imperatriz Tereza Cristina, um acervo grego-romano das cidades de Pompéia e Herculano, destruídas em 79 d.C. por uma erupção do vulcão Vesúvio.

 – Seção de Etnologia

O roteiro termina na Seção de Etnologia. O acervo traz a Etnologia Indígena Brasileira, abrigando milhares de objetos provenientes de diversos grupos situados no território brasileiro. Entre eles estão: cestaria de cerâmicaarmas e armadilhas, instrumentos musicais e arte plumária. A riqueza das coleções caracteriza este acervo como um dos mais importantes do país.

SERVIÇO

Data: 29 de julho de 2018
Local de Encontro: Museu Nacional (Dentro da Quinta da Boa Vista)
Endereço: Quinta da Boa Vista – São Cristóvão, Rio de Janeiro
Horário: 9h
Duração: 2h
GRÁTIS
www.rolecarioca.com.br

.

.

.

Anúncios