Turismo cervejeiro em Penedo

Viagem e cerveja combinam muito. E na ida em Penedo vimos isso muito bem. Cerveja artesanal contribui para o turismo e pode ser atração. E agora vou contar tudo o que experimentei nesse turismo cervejeiro por Penedo.

Viajamos para Penedo e vimos paisagens lindas e muitas coisas fofas. mas agora vamos focar em uma atração turística diferente: as cervejas. Não apenas as de Penedo, mas todas as que pude provar, que eram produzidas nas cidades próximas, a maioria da região da Serra da Mantiqueira.

Restaurante e bar da Casa do Fritz. Detalhe para o Fritz com seu caneco!

No meio do ano, Fabiano e eu pensamos em ir a Penedo, e claro que na nossa pesquisa as cervejas eram importantes. Na época vi a Penedon e a Casa do Fritz. Infelizmente a Penedon fica mais afastada do centro e de onde nos hospedamos, então, só passamos na frente dela de carro.

Em compensação, conheci novos rótulos da região e arredores.

Uma coisa que achei curiosa foi que muitos lugares, tanto bares quanto lojas, vendiam cervejas da Antuérpia. Uma variedade bem grande e até a de Umbu que provamos em outra ocasião.

Casa do Fritz

Bem na rua principal, em frente à Pequena Finlândia, a Casa do Fritz tem seu restaurante gigante, lojinha e um bar mais informal.

(Quase) todas as cervejas da Casa do Fritz; E na lojinha tem copos, bolachas, e várias outras lembrancinhas cervejeiras.

 

A cervejaria tem muitos rótulos, pelo menos 10. E a arte de alguns deles é lindíssima. Eu provei 4 rótulos lá em Penedo e trouxe outros dois para casa.

Sinceramente não sei dizer a minha preferida. Gostei muito da Hyvä porque gosto de cervejas bem condimentadas. A de centeio é bem leve, um teor alcoólico bem baixo e super refrescante. Combinou bem com peixe e salada. Vale a pena provar todas e lá no bar dá para pedir petiscos e comidinhas que harmonizem bem com cada uma delas.

 

Elbers Bier

A Elbers é uma microcervejaria da Serra da Mantiqueira. Pois é, a origem dela, ainda quando era feita na panela, é Visconde de Mauá. Hoje, a fábrica fica na Serrinha do Alambari. Mas nas propagandas se intitula como a primeira cervejaria de Penedo.

Os rótulos da Elbers tem lindas paisagens da Serra da Mantiqueira. Desculpem a sombra na foto.

 

Ela tem três rótulos: uma Red Ale, uma Belgian Dubbel e uma Blonde Ale.

Não achei vendendo gelada, então tive que comprar para trazer para casa. Todas as três são muito boas. São cervejas com personalidade e muito fáceis de beber. Valeu muito a pena trazer elas para casa. Pena que só foi uma de cada.

 

Uma coisa bem legal é que o rótulo dá dicas de harmonização. Pra mim isso é muito bom porque me ajuda a saber o que esperar e a ter uma melhor experiência. E também mostra o cuidado que essa cervejaria, mesmo pequena, tem o com o consumidor.

Serra Gelada

Essa é uma microcervejaria de Visconde de Mauá. Assim como a Elbers, eles têm três rótulos: uma rauchbier, uma Pale Ale e uma especial com Pinhão.

A fabricação é bem artesanal e o resultado é de alta qualidade.

 

Também não bebi lá, mas lógico que eu trouxe uma de cada para casa. A rauchbier dava para sentir muito bem o defumado, como prometido no rótulo. Eu estava mesmo ansiosa para provar a de pinhão (na verdade eu nem sei qual o gosto de pinhão). Era bem boa, e nada estranha!

Cerveja do Gordo

A cerveja do Gordo não é de Penedo, é de Lorena em São Paulo. Eu nunca tinha visto antes. Eles têm uma grande variedade de rótulos. Mas eu só comprei uma Lager e uma Weiss. Eu comprei essas porque achei que seriam as mais leves. Gostei muito das duas, especialmente da Weiss que é bem cítrica, do jeito que eu gosto.

A Cerveja do Gordo também tem dicas de harmonização no rótulo. Agora só me resta experimentar as outras da família.

Vale o destaque de que essas cervejas não são apenas cervejas especiais. Elas são realmente artesanais, produzidas por microcervejarias. Todo o processo é bem artesanal.

.


Dicas de viagem:

Conheça mais sobre Penedo aqui: https://penedo.com/ e aqui: http://www.visitepenedo.com/

Elbers Bier: https://www.elbers.com.br

Casa do Fritz: http://www.casadofritz.com.br/

Cervejaria Serra Gelada: http://cervejariaserragelada.blogspot.com.br/

Cervejaria do Gordo: https://www.facebook.com/cervejadogordo/

Gostou deste post? E gosta de cervejas? Só lembrando que o Mondial de La Bière está quase aí. Programe-se para visitar o Rio de Janeiro no feriado de 7 de setembro e curta o evento.

Saiba mais aqui:

.

.

.