Agenda Cultural 31-08-2018

Muitas exposições, músicas de todos os gêneros, cinema nacional e até Mustangs. O primeiro final de semana de setembro traz está cheio de animação para toda família e todos os gostos.

 

São Paulo – SP

Centro Paula Souza inaugura exposição sobre inventos húngaros

Nesta terça-feira, 28, o Centro Paula Souza (CPS) abriu a exposição Inventos Húngaros, realizada em parceria com o Consulado-Geral da Hungria, em São Paulo. A mostra traz dez banners, montados em ordem cronológica, que apresentam as principais contribuições húngaras para o desenvolvimento das ciências humanas, exatas e biológica.

Exposição na sede do Centro Paula Souza apresenta invenções húngaras como a caneta esferográfica criada por László Bíró.

O objetivo da iniciativa é aprofundar o conhecimento a respeito da história e da cultura da Hungria, cuja comunidade conta com cerca de 100 mil pessoas no Brasil. O material foi criado pela Agência Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Hungria para o Fórum Mundial de Ciência, conferência internacional bianual que, em 2015, foi realizada na capital húngara, Budapeste.

Serviço:
Onde: Centro Paula Souza – Rua dos Andrada, 140 – Santa Ifigênia.
Data: De 29 de agosto a 30 de setembro de 2018.
Visitação gratuita mediante agendamento prévio via internet

Alunos do Projeto Guri se apresentam na Estação Sé do metrô

No dia 31 de agosto, a partir das 17h, os passageiros que circularem pela Estação Sé da Linha 3-Vermelha do metrô de São Paulo poderão conferir uma apresentação musical feita por alunos do Projeto Guri . Os alunos de trompete, trombone, eufônio, tuba e percussão do Polo Regional Sorocaba abrirão a série de apresentações do Projeto Guri no Metrô apresentando estilos musicais variados como clássico, rock, forró, entre outros.

Alunos do Projeto Guri. Crédito: Gustavo Morita.

O projeto SP Cultura no Metrô levará mais de 300 atrações aos seus usuários até a primeira semana de dezembro. A próxima apresentação dos Guris será no dia 13 de setembro, às 17h, com o grupo de percussão do Polo Cerquilho, no Metrô Marechal Deodoro e, no dia 25, no mesmo horário, o grupo de madeiras do Polo São Vicente se apresentará na Estação Tatuapé, todas Linha 3-Vermelha do metrô de São Paulo.

Serviço:
Quando: sexta-feira, 31 de agosto de 2018.
Horário: 17h
Onde: Estação da Sé, da Linha 3-Vermelha – Praça da Sé, s/nº.
Projeto Guri: www.projetoguri.org.br

14º Encontro Anual de Mustang no Shopping Eldorado

O Shopping Eldorado recebe o 14º Encontro Anual de Mustang no estacionamento externo do centro de compras. O evento, organizado pelo Clube do Mustang em parceria com o Eldorado, terá cerca de 150 automóveis expostos. O público poderá ver de perto a evolução de um modelo de carro que se tornou um ícone da indústria e produzido desde o seu lançamento até hoje sem interrupção. Estarão expostos, o primeiro Mustang de 1964, modelos de 2018, conversíveis, Hardtop, GT, V6, KR e Super Snake. Este ano o Clube do Mustang comemora a marca de 10.000.000 de unidades fabricadas do modelo em 54 anos.

Serviço:
Quando: domingo, 2 de setembro de 2018.
Onde: Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros.
Horário: das 9h às 13h30.

Shopping Anália Franco apresenta Rock Festival em parceria com a School of Rock

O Shopping Anália Franco, em parceria com a School of Rock, proporcionará aos seus visitantes experiências inéditas do mundo do rock em um espaço completo para a família interagir e conhecer o estilo musical. A exposição, aberta ao público, contará com 20 instrumentos entre guitarras e amplificadores de grandes artistas e contará a história do rock and roll, que surgiu nos Estados Unidos com raízes em diversos estilos musicais norte-americanos. Já os shows serão apresentados por bandas da School of Rock e acontecerão de quinta-feira a domingo.

A experiência no mall inclui estúdio de música com aulas dos professores da School of Rock, oficinas para crianças, pocket shows e uma exposição completa com instrumentos de artistas icônicos. Além disso, haverá um espaço sensorial para crianças de 01 a 04 anos, com metodologias de inicialização musical dos sons. As oficinas para crianças de 04 a 10 anos incluem workshop de stencil e guitarras de papel kraft. Já o estúdio é destinado para crianças de 05 a 16 anos e estas poderão aprender a tocar uma música e conhecer mais sobre instrumentos.

Serviço:
Quando: De 28/08 a 16/09
Funcionamento: De domingo a sexta das 13h às 20h30 / Sábados e feriado das 10h às 20h30.
Onde: Shopping Anália Franco – Av. Regente Feijó, 1739 – Tatuapé.
Entrada: Gratuita. Para participar das oficinas e aulas, basta realizar o cadastro pessoalmente na entrada do evento.

Instituto Accordes completa 10 anos com concerto grátis no Unibes Cultural

Comemorando 10 anos de atividades, o Instituto Accordes faz um concerto gratuito de música instrumental e canto coral no Unibes Cultural, na zona oeste de São Paulo. No repertório, entram releituras de sucessos da MPB e da música pop, como Viva la Vida (Coldplay), Canta, Canta Mais (Tom Jobim), Maria Maria (Milton Nascimento) e Aquarela (Toquinho), além de canções folclóricas brasileiras e judaicas, para citar alguns exemplos. Todas as músicas serão executadas por uma orquestra de 40 jovens atendidos pela entidade beneficente, sob acompanhamento de 5 educadores e 5 voluntários.

Instituto Accordes oferece educação musical gratuita para crianças e adolescentes. Foto: Divulgação.

 Serviço:
Quando: sábado, 1º de setembro, às 16h.
Quanto: Grátis
Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré.
Mais informações: www.facebook.com/institutoaccordes

CCBB SP recebe o 2º Festival de Cinema BB DTVM

O Festival de Cinema BB DTVM chega a sua segunda edição com uma nova rodada de filmes brasileiros a serem exibidos no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) após passagem pelo CCBB de Brasília. A programação ocorre entre sábado (25/08) e domingo (02/09), quando o público da cidade vai poder ver ou rever uma seleção de seis longas de excelente safra do cinema nacional. Na programação constam filmes como Bingo – O Rei das Manhãs (2017), de Daniel Rezende, pré-selecionado pelo Brasil para uma vaga ao Oscar de Filme Estrangeiro; O Filme da Minha Vida(2017), dirigido por Selton Mello, e Como Nossos Pais (2017), de Laís Bodansky, entre outros destaques imperdíveis.

Serviço:
Local: CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro.
Temporada: de 25 de agosto a 2 de setembro.
Ingresso: Todas as atividades do Festival são gratuitas. Para as sessões no cinema, as senhas são distribuídas na bilheteria do CCBB a partir de uma hora antes de cada sessão.
Informações: (11) 3113-3651.
Classificação indicativa: consultar a classificação indicativa dos filmes na programação.

 

Guarulhos – SP

GRU Airport lança festival de gastronomia

Aeroporto Internacional de São Paulo se transforma em polo de gastronomia entre os dias 24 de agosto e 28 de setembro. Cardápios especiais, assinados por chefs de cerca de 30 cafés, lanchonetes e restaurantes, e descontos que chegam a 60% são o maior atrativo do GRU Airport Food FestO objetivo da ação é aproveitar e proporcionar uma experiência diferenciada aos passageiros e moradores de regiões próximas ao aeroporto. Para incentivar novos visitantes, os participantes que vierem de carro terão desconto de 20% no estacionamento, na categoria Standard dos três terminais. A promoção não é válida para usuários do sistema Sem Parar e Conect Car.

Lojas participantes.

Serviço:
Quando: De 24 agosto a 28 de setembro de 2018.
Onde: Aeroporto Internacional de São Paulo – Rod. Hélio Smidt, s/nº – Cumbica.

 

Rio de Janeiro – RJ

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica dedica o mês de setembro a abertura de cinco exposições

O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica inicia o mês de setembro com a abertura de cinco exposições previstas para o dia 1º/9, sábado. As mostras ‘18’ Linhas Provisórias Exposição Permanente’, Copy-Art / Xerox Art 80 anos – Coleção Baudot’, Impróprio’, Hip Hop: culturas de rua, memórias, políticas’ e a mostra com mistura de performance Africanizze performática’ ocuparão todas as galerias do centro de arte. O público poderá conferir ao longo do percurso instalações, vídeos, pinturas, fotografias, impressões e performances que abordam questões sociais, étnicas, econômicas e políticas e que, juntas, dialogam entre si e também com a linha curatorial do espaço, que possui desde março a direção de Alice Alfinito.

 

Serviço:
Onde: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Rua Luís de Camões, 68 – Centro.
Quando: de 1º de setembro a 20 de outubro.
Funcionamento e visitação das exposições: de segunda a sábado, das 12h às 18h. Fechado aos domingos e feriados.

 

 

Anúncios