Agenda Cultural 07-09-2018

No feriado da independência tem um monte de eventos. Muitas exposições que celebram aniversários, doces deliciosos de Minas Gerais, moda plus size, poesia inclusiva e um passeio bem diferente pelo Rio de Janeiro.

 

Ipatinga – MG

2ª edição da Feira do Doce Mineiro

Araxá, Poços de Caldas, São Tiago, Pouso Alegre, Carmópolis de Minas, São Bartolomeu e Sabará. Essas são algumas das 20 cidades que estarão presentes na Feira do Doce Mineiro 2018, em Ipatinga, no Vale do Aço, para celebrar esse que é um dos mais importantes e tradicionais produtos da culinária mineira. Com entrada gratuita, a Feira permitirá a degustação de um variado estoque de produtos gastronômicos, que também estarão disponíveis para venda. 

Evento acontece nos dias 8 e 9 de setembro e amplia programação com a participação de 20 expositores das mais variadas regiões de Minas; entrada é gratuita. Foto: divulgação.

Também compõem a feira a bananada de Antônio Dias, os derivados de jabuticaba de Sabará, a goiabada de São Bartolomeu, a abóbora com coco de Poços de Caldas, a ambrosia e ameixa de queijo de Araxá, o rocambole de Lagoa Dourada, os doces cristalizados de Carmópolis de Minas, o pé de moleque de Piranguinho, a mangada de Urucânia, a queijadinha de Paracatu e o brigadeiro gourmet, de Belo Horizonte.

Data: 8 e 9 de setembro (sábado e domingo)
Horário: Sábado | 08 de setembro (das 14 às 21 horas) e Domingo | 9 de setembro (das 9 às 18 horas)
Local: Praça Daniel Campos Rabelo, bairro Cariru – Ipatinga (MG)

Mais informações: (31) 98905-4787
ENTRADA GRATUITA

São Paulo – SP

Exposição Encontro das Artes

Em homenagem ao Dia Nacional das Artes, celebrado no dia 12 de agosto, o Central Plaza Shopping oferece mais uma opção de cultura e lazer para os visitantes. Até 17 de setembro, é possível conferir a Exposição Encontro das Artes, que retrata a diversidade das manifestações artísticas a partir da percepção de 15 artistas plásticos. A atração permanece na Loja 153/155, no corredor de acesso à Praça de Alimentação, e traz a representação de diversas técnicas de pintura sobre tela.

Com entrada gratuita, a mostra, que homenageia o Dia Nacional das Artes, ocorre até o dia 17 de setembro no Central Plaza Shopping. Foto: divulgação.

Participam da mostra os artistas: Ana Júlia Del Bianco Afarelli, Bezerra da Cruz, Célia Eiras, Cora Zanotti, Cristina Lins, Cynthia Mahler, Denise Snie, Edmundo Cavalcanti, Gil Motta, Keila Rosa, Maria Mahler Abdoun, Matheus Ferreira, Nilva Abrão, Regina Veloso e Silvio Gomes dos Santos Mendes.

Data: Até 17 de setembro.
Local: Central Plaza Shopping – Loja 153/155 (Corredor de acesso à Praça de Alimentação).
Endereço: Av. Dr. Francisco Mesquita, 1000 – Vila Prudente.
ENTRADA GRATUITA

Museu do Ipiranga em Festa

Realizada pelo Sesc e pela USP, a 2ª edição do Museu do Ipiranga em Festa acontece dias 7 e 8 de setembro (sexta e sábado) no Parque da Independência, na capital paulista. Ao celebrar os 196 anos da Independência do Brasil, o evento aprofunda seu teor histórico e político por meio de intensa programação cultural gratuita para todas as idades, com apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do Museu.

Evento celebra os 196 anos da Independência do Brasil com dezenas de atividades culturais gratuitas no Parque da Independência. Foto: divulgação.

Além da programação especial do Museu do Ipiranga em Festa, o público pode aproveitar os últimos dias da exposição Papéis efêmeros: memórias gráficas do cotidiano, em cartaz no Sesc Ipiranga até o dia 9 de setembro (domingo). A mostra traz um acervo inusitado do Museu do Ipiranga, com cerca de 500 peças gráficas que revelam hábitos e costumes dos brasileiros entre o ano de 1890 e o fim da década de 1990. Com curadoria do designer Chico Homem de Melo e da diretora do museu Solange Ferraz de Lima, a exposição explora o design de impressos cujo destino mais comum costuma ser o descarte após o uso.

Data: Dias 7 e 8 de setembro de 2018, sexta e sábado, das 10h às 20h
Local: Parque da Independência  – Av. Nazareth, s/n – Ipiranga.
Classificação indicativa: Livre
ENTRADA GRATUITA
*Para maior conforto, os visitantes podem levar banquetas, toalhas, cangas e/ou almofadas para assistir às atrações no parque.

POP PLUS #22

Está chegando mais uma edição do maior evento do universo plus size do Brasil: o Pop Plus!!! A feira contará com 75 expositores de roupas, calçados, acessórios, serviço e gastronomia; apresentações de drags, DJs e dançarinas; e aulas de yoga e de dança”. Mas isso não é tudo, pois o Pop Plus #22 vem com duas novidades.

Destaques ficam por conta do Encontro do grupo “Mamães, Gestantes e Tentantes Plus Size” e do lançamento do reality “Beleza GG”, do canal E! (Imagem de divulgação)

No sábado, a partir das 12h, tem o lançamento do Beleza GG, programa que mescla reality show e documentário, com a presença das modelos participantes, influenciadoras convidadas, performances diversas, bate-papo e ação fotográfica com o público; já às 15h de domingo haverá um debate sobre bem estar, saúde, cuidados e preconceitos pelos quais as mamães e gestantes gordas passam, com moderação de Mariana Lima (publicitária e youtuber do canal Moda Brasil Plus Size), e participação de Denize Ornelas (médica de família), Renata Pri (doula e consultora materna), Deh Bastos (ativista feminina negra) e Roberta Stella (nutricionista mestra em saúde pública).

Data: 08 e 09 de setembro (sábado e domingo)
Horário: das 11h às 20h
Local: Club Homs – Av. Paulista, 735 – (a 200m do Metrô Brigadeiro).
Mais informações: www.popplus.com.br ou https://www.facebook.com/events/1847747208858853/
ENTRADA GRATUITA

TOYOTA – O Ritmo do Espaço

O sucesso de publico e crítica estendeu a temporada da exposição “TOYOTA – O Ritmo do Espaço” no Museu de Arte Brasileira da FAAP em São Paulo. A mostra apresenta recriação das instalações apresentadas na X Bienal e outras propostas imersivas do artista. Reúne ainda cerca de oitenta obras pertencentes a instituições como Museu de Arte Moderna de Niterói, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Palácio Itamaraty, entre outras, além de importantes coleções particulares.

Exposição “TOYOTA – O RITMO DO ESPAÇO” estende sua temporada ate dia 23 de setembro. Crédito: Fernando Silveira.

Período expositivo: de 23 de junho a 23 de setembro de 2018.
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis.
Horário de visitação: Segundas, quartas, quintas e sextas: das 10h00 às 19h00 – última entrada às 18h00. Sábados, domingos e feriados: das 10h00 às 18h00 – última entrada às 17h00. Fechado às terças-feiras mesmo quando feriado.
Telefone: +55 11 3662-7198

MAM 70: MAM e MAC USP

A partir desta terça-feira, 04/09, o público poderá fazer uma imersão na história do MAM, o Museu de Arte Moderna de São Paulo. a exposição comemorativa MAM 70: MAM e MAC USP reúne obras, artistas e ações pioneiras que marcaram a trajetória da instituição. Com o MAM 70: MAM e MAC USP, o Museu de Arte Moderna de São Paulo celebra os seus setenta anos por meio de uma exposição que destaca os valores fundamentais da instituição e aborda, através do passado, desafios mundiais do presente e do futuro para a cultura contemporânea.

Mostra MAM 70: MAM e MAC USP abordará temas como ecologia e educação. Foto: divulgação.

Data: De 04 de setembro a 16 de dezembro.
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3.
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Telefone: (11) 5085-1300
Ingresso: R$7,00. Gratuidade aos sábados. Meia-entrada para estudantes e professores, mediante identificação.

Chegou o Momento da Luz

estação Santa Cecília do Metrô de São Paulo recebe de 10 a 30 de setembro a exposição pontilhista ‘Chegou o Momento da Luz’, com 20 obras que refletem a natureza. As telas são da renomada artista plástica Izabel Litieri, reconhecida internacionalmente, com prêmios obtidos em importantes exposições em Florença, Roma, Paris, Nice e Lisboa.

Mostra gratuita traz 20 telas pontilhistas da premiada artista plástica Izabel Litieri. Tela ‘precisamos acreditar no melhor’. Divulgação.

Período: De 10 a 30 de setembro.
Local: Metrô Santa Cecília (linha vermelha)
Mais informação: www.izabellitieri.art.br

Slam do Corpo

Dia 07 de setembro, o Sesc Vila Mariana recebe o grupo Corposinalizante para uma apresentação do Slam do Corpo. A atividade, apresentada por uma dupla de Mcs – um surdo e um ouvinte –, inicia com o “corpo aberto”, momento em que se pode apresentar poemas de forma livre, independente da autoria e tempo de duração. No segundo momento, se dá inicio a batalha de poesias autorais, não podendo ultrapassar 3 minutos de duração, nem ter apoio de objetos em cena. A ação conta também com duas tradutoras-intérpretes de Libras, um DJ e um assistente de palco.

O slam é voltado para poetas surdos e ouvintes, que podem se apresentar de forma livre e independente . Foto: divulgação.

O Slam do Corpo é o primeiro no país que aproxima poetas surdos e ouvintes, poemas em língua de sinais e em língua portuguesa. O interesse é produzir dizeres numa vizinhança entre estes distintos modos de existência. O slam parte de duplas de poetas – um surdo e um ouvinte – que traduzem e apresentam textos nas duas línguas simultaneamente. Em suas performances, às vezes as línguas se diferenciam, cada uma acontece em sua gramática própria; outras vezes, se entrecruzam. Este tempo-espaço, ora paralelo, ora indiscernível, é chamado pelo grupo de “beijo de línguas”.

Data: Dia 07 de setembro.
Horário: das 15h às 18h.
Local: Praça de Eventos Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 v- Vila Mariana.
Classificação indicativa: Livre
Informações:5080-3000
ENTRADA GRATUITA

A Casa A AMA Carnaúba

O talento de artesãs que trançam com maestria a palha de carnaúba, árvore nativa do semiárido, será apresentado na exposição “A Casa AMA Carnaúba”, a partir de 6 de setembro, em São Paulo. Bolsas, mesas, luminárias, pufes, cestos, tapetes e outros objetos exclusivos são feitos manualmente pelas moradoras do Vale do Jaguaribe, a cerca de 180 quilômetros de Fortaleza, Ceará. A exposição é uma parceria da “A CASA museu do objeto brasileiro” com AMA, água mineral da Cervejaria Ambev que investe todo seu lucro para levar água às famílias do semiárido e ajudar no desenvolvimento da região.

Projeto começou com o acesso à água em comunidades do semiárido e busca o desenvolvimento da região. Foto: divulgação.

Visitação: de 6 de setembro a 4 de novembro de 2018.
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1216 – Pinheiros, São Paulo, SP
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h30.

Exposição 30 anos do Shopping Interlagos

O Shopping Interlagos, tradicional centro de compras da região de Interlagos, completa 30 anos em 2018. Para comemorar essa data tão marcante, no mês de setembro, o shopping fará uma exposição de fotos especial, mostrando toda a sua trajetória e suas principais contribuições para a comunidade.

Shopping Interlagos comemora seus 30 anos com exposição de fotos sobre a história do complexo. Foto: divulgação.

A história será contada em painéis, onde será possível ver as imagens do terreno antes e durante a construção, a inauguração e também o processo de expansão, consolidando a marca do shopping na região.

Endereço: Avenida Interlagos, 2.255
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 10h às 22h.  Domingos e feriados as lojas encontram-se abertas das 14h às 20h. Alimentação e lazer das 10h às 22h.
Estacionamento gratuito.

Rio de Janeiro – RJ

Projeto Turista Cidadão

Assim como a novela “O Tempo Não Para”, da TV Globo, os cariocas e os visitantes da nossa cidade terão uma grande oportunidade de viajar até o passado e, depois, poderão comparar as paisagens / as construções com o tempo presente. É que no dia 9 de setembro, a partir das 9h30, será realizado mais uma edição do Projeto Turista Cidadão, promovido pelo curso de Turismo da Estácio. Este tour virtual e físico percorrerá a pé as ruas da região do Lido e do Leme prestando uma homenagem ao passado glorioso de Copacabana com centro gerador de um estilo de vida que foi exportado para o mundo, e que incluía elegância, arquitetura, hotéis de praia, vida noturna e Bossa Nova. 

O tour virtual será uma grande aventura no tempo e no espaço. Foto: divulgação.

Data: domingo, 9 de setembro.
Horário: a partir das 9h30.
Ponto de encontro: Praça Cardeal Arcoverde (ao lado da estação de metrô).
GRATUITO (Os organizadores aceitarão um 1 Kg de alimentos não-perecíveis)

 

 

 

Anúncios