Óbidos e Ilha da Madeira – Muito turismo em Portugal

Óbidos: uma vila portuguesa para os amantes de literatura. No Centro de Portugal, destino encanta com suas inúmeras livrarias e festival literário.

.

.

No topo de uma colina, muralhas medievais protegem um lugar charmoso, formado, principalmente, por casinhas brancas e um castelo imponente no topo. Pode até parecer, mas esse não é o início de um conto de fadas. A ligação de Óbidos com a literatura vai além de suas semelhanças com um cenário de história infantil: o destino é conhecido como “Vila Literária”, possui diversas livrarias curiosas e sedia um importante festival literário anualmente.

A apenas 45 minutos de Lisboa, esta vila do Centro de Portugal tem pouco mais de 3.000 habitantes, mas o número de livrarias não para de crescer desde a criação do projeto Óbidos Vila Literária, que promove a cultura da escrita, da leitura e dos livros.

.

.

Entre os destaques da Óbidos Vila Literária estão a Grande Livraria de Santiago, que ocupa a construção de uma igreja do século 12, a Livraria da Adega, um edifício restaurado que une livraria e bar de vinhos e petiscos, e o Mercado Biológico, onde se encontram diversos produtos da região, vinhos e, é claro, muitos livros.

Outros espaços trabalham com gêneros específicos: a Galeria Pelourinho conta com exemplares sobre poesia e Fernando Pessoa, o Centro Design de Interiores tem publicações sobre design de interiores e o Histórias com Bicho é o lugar certo para encontrar livros infantis.

.

.

Para realmente sentir o espírito de Óbidos, nada melhor que se hospedar no The Literary Man Hotel, hotel temático com um acervo de 40 mil exemplares. O restaurante tem estantes repletas de livros em todas as paredes, um ambiente extremamente acolhedor, assim como os quartos belamente decorados.

Para completar, todo ano Óbidos recebe a festa literária FOLIO, que durante 11 dias dá voz a dezenas de autores portugueses e estrangeiros, além de realizar espetáculos de música, teatro, cinema, dança, tertúlias, mesas redondas e exposições. A atmosfera do festival é incrível, colocando leitores e autores em contato e promovendo uma troca de experiências incomparável. Este ano, o FOLIO acontece entre 27 de setembro e 7 de outubro.

.

.

Além da literatura, o destino encanta por outros motivos: o pôr do sol visto de suas muralhas, a ginjinha, um licor típico que é comumente servido em copinhos de chocolate, seu castelo, onde hoje funciona uma pousada, e as igrejas de Santa Maria, da Misericórdia e de São Pedro.

.

.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.

.

.

Quatro lugares fora do óbvio para descobrir na Ilha da Madeira

Vilarejos charmosos encantam os visitantes do destino português.

A Ilha da Madeira é conhecida por seus cenários impressionantes, o vinho Madeira e o clima ameno, que garante uma primavera eterna. Mas este charmoso destino localizado em meio ao Atlântico tem ainda mais a oferecer e vai muito além de sua capital, Funchal. Listamos abaixo quatro lugares que encantam os visitantes do arquipélago português:

.

.

Porto Moniz

Este município da costa norte da ilha tem atrações absolutamente imperdíveis: suas piscinas naturais. Elas são formadas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente, compondo um complexo balnear impressionante. Além disso, o Mirante das Achadas da Cruz não só tem uma vista de tirar o fôlego, mas garante uma viagem de teleférico inesquecível. Para quem viajar para a Ilha da Madeira no inverno, vale visitar a caldeira vulcânica do Fanal, a cerca de 1.120 metros de altitude, que se torna uma deslumbrante lagoa com a água das chuvas da época.

.

.

São Vicente

Também na costa norte da Madeira, São Vicente tem muita natureza a oferecer. Uma extensa área da Floresta Laurissilva, classificada como Patrimônio Natural da UNESCO, está aqui. Mas há também outros atrativos, como a emblemática capela que foi construída dentro de uma rocha na foz da ribeira que atravessa a vila, as Grutas e Centro de Vulcanismo, que exploram diversas passagens subterrâneas de origem vulcânica, e a Rota da Cal, um percurso que vai desde as pedreiras de extração calcária até um museu, onde se pode aprender todo o processo que os trabalhadores do forno da cal realizavam em tempos antigos.

.

.

Calheta

Esse é o povoado mais importante do sudoeste da Madeira. As casinhas se perdem entre bananeiras, vinhas e plantações de cana, formando um cenário encantador. Para os turistas, uma boa pedida é visitar o Centro das Artes “Casa das Mudas”, projeto criado em total harmonia com a paisagem ao redor, e onde acontecem exposições, peças de teatro, espetáculos musicais, entre outros. Calheta está repleta de atrações: a Sociedade de Engenhos da Calheta, onde se pode provar o famoso bolo de mel e a poncha, o Jardim do Mar, uma praia que é muito popular entre os surfistas, e a Ponta do Pargo, com seu charmoso farol que fica ainda mais bonito ao pôr do sol.

.

.

Santa Cruz

De clima tranquilo, a cidade de Santa Cruz é cheia de monumentos da época da colonização, como a Igreja de São Salvador. É lá que fica o único parque aquático da ilha, o Aquaparque. Há também a bela Praia do Garajau, com uma reserva natural excelente para a prática de mergulho, e o Jardim Botânico Quinta Splendida, com mais de 1.000 espécies de plantas e flores.

.

.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.

.