4 Preparos necessários para quem deseja fazer um intercâmbio

Pensando em fazer um intercâmbio? Nós e a Udemy separamos 4 dicas preciosas para antes, durante e depois que vão te ajudar a você tirar o máximo de proveiro do seu intercâmbio.

 

 

O mercado está em total mudança e algo que vem ficando cada vez mais difícil é se destacar na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Enquanto antes, o fato de ter um curso superior ou até mesmo um ensino técnico era visto como um ponto de extremo destaque, hoje em dia, pensando na facilidade para ingressar em uma universidade, vem se tornando algo essencial e não um diferencial.

Por outro lado, diversas empresas buscam profissionais com conhecimentos diversos, sem a necessidade de um currículo de curso superior, logo consegue a contratação, quem se destaca mais.

Um grande destaque atualmente é quem tem, por exemplo, intercâmbio, pois isso garante uma maior fluência em outro idioma, algo que é bem visto pelo atual mercado.

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, para se destacar futuramente no mercado e conseguir um bom emprego, é válido se preparar.

 

 

Não vá sem saber o básico da língua falada no país

Uma das principais ideias de quem faz um intercâmbio, claramente é aprender a língua falada no país, mas um erro comum é chegar sem saber exatamente nada do mesmo. Chegando ao país a pessoa se sente extremamente perdida, pois não consegue se comunicar com ninguém que more ali.

Algumas vezes, claro, você pode ter a sorte de encontrar um brasileiro ou alguém que fale o seu idioma, entretanto é válido se preparar para algo mais complicado.

Logo, o recomendado é que você faça um curso antes de viajar. Na internet mesmo encontramos diversos cursos, como por exemplo de inglês, que são oferecidos com preços acessíveis e até mesmo de forma gratuita.

Claro que não te trará uma fluência, mas será o suficiente para se comunicar no país que fizer o intercâmbio.

 

Se prepare economicamente

Um erro comum entre o público que deseja fazer intercâmbio é não se preparar financeiramente para a viagem.

Pensando apenas no valor da passagem e o gasto com aluguel, muitas pessoas acabam sofrendo um pouco ao chegar no país.

É de extrema importância que você guarde uma quantia razoável para, ao menos, um mês de viagem, levando em consideração diversos gastos, que vão desde aluguel, até alimentação.

Claro que certamente não demore muito para encontrar um trabalho de meio período e em alguns casos, dependendo do intercâmbio que estiver fazendo, terá um serviço te esperando assim que desembarcar no Brasil, mas imprevistos acontecem e é bom se preparar.

Logo nesse ponto, o foco é: você precisa se preparar financeiramente.

 

 

Aproveite muito bem a viagem

Agora que você já está ao menos “arranhando” no idioma falado no país que fará intercâmbio e com seu bolso preparado para a viagem, vamos falar de como aproveitar essa experiência.

Aproveite o país para fazer muito networking, isto é, consiga bons contatos. Converse com pessoas da região, isso além de garantir um melhor aprendizado, amplo conhecimento cultural e diversos outros pontos, pode até mesmo garantir uma vaga de emprego, algo que pode ser extremamente atrativo para quem tem planos de continuar morando naquele país.

Aliás, essa dica pode ser utilizada até mesmo antes da viagem. Ter bons contatos abrem muitas portas e a longo prazo podem te render bons frutos, logo tente manter um bom relacionamento por onde passar.

 

Não pare por aqui

Após encerrar o seu sonhado intercambio, não pense que uma nova vaga de emprego vai cair em seu colo. Lembre-se sempre que outras pessoas estão fazendo intercambio ou até mesmo já fizeram, logo por si só não é um destaque que apenas você terá.

O recomendado é continuar seus estudos e se aprofundar cada vez mais na área que tenha interesse.

Seu foco é no mercado financeiro? Então não pare de estudar e faça, por exemplo, um curso sobre trades.

Cursos, independente se são básicos ou avançados, vão servir como um grande destaque em seu currículo e isso ajudará a se destacar ainda mais no mercado.

 


Post feito em parceria com a Udemy – A maior plataforma de cursos online do mundo.

 

 

 

Anúncios