7 palavras-chave para entender a Oktoberfest

Em outubro tem Oktoberfest! E como cerveja também é cultural e o aplicativo de idiomas Babbel explica os principais termos da festa alemã para ninguém ficar perdido!

 

 

No Brasil, Oktoberfest também é tradição. Blumenau celebra sua 35ª edição do evento e várias outras cidades do Sul do Brasil tem Oktoberfests tão tradicionais. O Rio de Janeiro inaugura sua 1ª edição esse ano, entre os dia 19 e 21 de outubro. E a São Paulo Oktoberfest acontece de 28 de setembro a 14 de outubro, no parque Anhembi. As instalações, em uma área total de 23 mil m², já estão montadas para abrigar as áreas Biertent, Biergarten e Bierpark, onde acontecerão mais de 110 shows e apresentações culturais.

De Berlim, os linguistas do aplicativo de idiomas Babbel explicam os 7 termos mais importantes para não ficar perdido no evento. Confira:

 

O’zapft is!

A tradicional exclamação bávara é gritada na abertura do primeiro barril de cerveja, marcando o início da Oktoberfest.

 

Bierzelt

Significa “tenda de cerveja”. A maior delas fica em Munique e tem espaço para até 10 mil pessoas. Em Blumenau, elas também são enormes. E é lá onde tudo acontece: shows, brincadeiras, competições e danças. Depois de escolher a tenda, é preciso encontrar um lugar, entre as várias mesas, para se sentar. Afinal, não é possível segurar um litro de cerveja (Maß) por muito tempo.

 

 

Maß

A cerveja da Oktoberfest é fabricada especialmente para a ocasião e é servida em canecas de um litro conhecidas como Maßkrug ou Maßfor. Além do típico brinde alemão Prost!, é provável que você ouça pessoas brindando com um Oans, zwoa, g’suffa! (Um, dois, beba!).

 

Brezn e outras especialidades da Baviera

Uma boa cerveja merece ser acompanhada por uma boa comida. Na Oktoberfest, é possível provar especialidades da Baviera, como o Brezn (pretzels), Obazda (iguaria bávara à base de queijo normalmente acompanhada por Brezn), Hendl (frango assado) e Haxn (pernil assado).

 

 

Lebkuchenherz

Pão de gengibre em forma de coração decorado com açúcar de confeiteiro. Contém mensagens como ich liebe dich (eu te amo) e Schatzi (querido/querida).

 

Dirndl

É um vestido típico que possui um detalhe importantíssimo. Se a fita do vestido estiver amarrada no lado direito, significa que a pessoa que está usando está comprometida. Se estiver à esquerda, significa que ela está solteira.

 

Lederhose

Para entrar no espírito da Oktoberfest, os homens também devem deixar o tênis e o jeans em casa e vestir Lederhose – tradicional calça de couro. Adicione Charivari (um tipo de suspensório), Loferl (meias de cano alto) e Haferl-Schuhe (sapatos típicos da Baviera).

 

 

Quem quiser ir a fundo no alemão, o aplicativo de idiomas Babbel tem um curso especial sobre a celebração bávara. Um teste está disponível aqui: https://my.babbel.com/pt/product-preview/DEU/oktoberfest/node/0 .

 

Sobre a Babbel

Babbel é o aplicativo de idiomas mais vendido do mundo. A empresa foi criada há 10 anos na capital da Alemanha e atualmente oferece cursos de 14 idiomas: inglês, alemão, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano, norueguês, polonês, russo, sueco, turco e português brasileiro. 500 profissionais de 45 nacionalidades trabalham na sede, em Berlim, e no escritório de Nova Iorque. Só a equipe didática conta com mais de 150 linguistas, educadores e especialistas em idiomas que criam e atualizam continuamente o conteúdo das lições. Em 2016, a Babbel foi considerada a empresa de educação mais inovadora do mundo.

 

Onde acontece a Oktoberfest?

A tradicional festa alemã começou no século 19 em Munique e se espalhou pelo mundo graças aos colonos, que aportaram no Brasil, principalmente na Região Sul. E o estado de Santa Catarina é o mais representativo quando o tema é cultura alemã.

.

.

Blumenau

A mais famosa e tradicional Oktoberfest brasileira começou em aqui, há mais ou menos 35 anos. E só aumenta ano após ano, atraindo gente de todo o Brasil. E a cada edição, mais e mais cervejarias artesanais ou de pequeno porte participam, com novos sabores e a arte de fazer cerveja.

Aliás, é justamente hoje que começa a Oktoberfest de Blumenau. E vai até o dia 20 de outubro. Corre lá que ainda dá tempo!

.

Rio Grande do Sul

São muitos os moradores com origem alemã no rio Grande do Sul. As tradições se espalham em várias cidades. Tanto que a Oktoberfest é famosa em muitas localidades:

Igrejinha, Santa Cruz do Sul,  Cerro Largo, Oktoberfest-Missões, por estar situada na região das Missões, Portão, São Lourenço do Sul – Südoktoberfest, que significa Oktoberfest do sul, Frederico Westphalen, Alpestre, Condor, Maratá, Santa Rosa, Lagoa dos Três Cantos e outras comemorações aqui e ali.

.

Fotógrafo Gustavo Kunst - Wikipaedia - https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2993560

Fotógrafo Gustavo Kunst – Wikipaedia – https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2993560

.

Paraná

Subindo um pouco no mapa, vemos a Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon. Mas a festa também acontece em São Jorge d’Oeste, Rolândia, Pato Bragado e Ponta Grossa, onde a festividade é mais conhecida como München Fest, ou, a Festa de Munique.

.

Mato Grosso

Ainda mais para norte, subindo para o Mato Grosso, temos em Rondonópolis a Oktoberfest da região Centro-Oeste. Esta, mais recente, acontece desde 2008.

.

Olinda e Recife

Com tradições holandesas e alemãs desde o século 17, é bem normal ter uma festa alemã no Nordeste. Aqui a Oktoberfest é formalmente conhecida como Oktoberfest in der Altstadt von Olinda. Tradução: A Oktoberfest na cidade velha de Olinda. A festa aqui é comemorada desde 24 de outubro de 1960.

.

Ceará

A cidade de Guaramiranga oferece mais que cerveja. Tem flores e vinho para os visitantes. Aqui a cultura germânica cedeu um pouco para incorporar tradições cearenses. 

.

São Paulo

Acontecendo há pouco tempo no bairro do Brooklin, Zona Sul da cidade, a Oktoberfest de São Paulo já está acontecendo desde o fim de setembro. Você pode saber mais em nossos links de Dicas de Viagem.

.

.

Rio de Janeiro

A mais recente de todas as Oktoberfest acontece este ano na Marina da Glória, Zona Sul do rio de Janeiro, pertinho da Lapa e de Santa Teresa, do lado do Flamengo. Uma festa à beira-mar certeira para quem ama o Rio de Janeiro.

.

.

Escolha a sua Oktoberfest e caia na festa!

.


Dicas de Viagem:

Saiba mais sobre a Oktoferfest de Blumenau.

Ainda dá tempo de aproveitar a Oktoberfest de São Paulo.

Em 19 de outubro acontece a Oktoberfest do Rio de Janeiro. Ainda dá tempo! Corre!!

.

.

 

 

Anúncios