Agenda Cultural 16-11-2018

 

Feriadão com muitas combinações gastronomia e musicais inusitadas, além de valorização da cultura africana para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. Faça chuva ou faça sol, o feriado está garantido. Vem com a gente!

 

Rio de Janeiro

Circuito Gastronômico de Favelas

Circuito Gastronômico de Favelas chega ao Rio de Janeiro em novembro, trazendo ao Estado o que foi comprovado em duas edições em Belo Horizonte, MG. A produtora cultural Danusa Carvalho e o rapper Flávio Renegado se uniram para consolidar e difundir a identidade gastronômica como patrimônio material das comunidades, reconhecendo o potencial de gerar renda através da valorização e do intercâmbio dos conhecimentos da mão de obra periférica.

 

 

Complexo do Alemão e Andaraí receberão o Circuito Gastronômico de Favelas dias 18 e 25 de novembro, respectivamente. Durante o dia os cozinheiros apresentarão seus pratos para os visitantes. Além da degustação, haverá shows com o Samba da Vera – roda de samba da comunidade mineira de Alto Vera Cruz, artistas convidados e talentos das próprias comunidades, oficinas, palestras e atividades lúdicas para as crianças.

No dia 01 de dezembro acontece a festa de encerramento, no Terreirão do Samba, reunindo todos os participantes do evento em uma grande confraternização. Músicos como Pretinho da Serrinha, João Cavalcanti e Edu Krieger também apoiam o evento.

Confira as edições anteriores do Circuito Gastronômico de Favelas através do site e perfis no Instagram e Facebook.

 

Festival Global Cultural dos Povos Tradicionais Africanos e Afro-diaspóricos

Na semana das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, o Arquivo Nacional em parceria com o Laboratório de Histórias das Experiências Religiosas (LHER), o Projeto em Africanidade na Dança Educação (PADE), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e outras instituições como o Pan African Strategic And Policy Research Group está organizando o Festival Global de Povos Tradicionais – Africanos e Afro-diaspóricos.

 

 

O evento tem o objetivo de promover a colaboração e a integração entre os grupos artísticos e culturais do continente africano e do Brasil. O festival acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro, no IFCS/UFRJ, Arquivo Nacional, UNIRIO e Teatro João Caetano e contará com a participação de profissionais ligados ao mundo das performances artísticas oficiais de percussão, mesas acadêmicas e espetáculos.

Veja a programação completa aqui! 

 

Vem pro Rio: mini temporada Rock Bar

Para os cariocas e turistas que amam aproveitar o melhor do Rio, já pode preparar a agenda, pois a cidade receberá eventos que passeiam entre o Rock, pagode, RAP e eletrônico. 

 

Jack Daniels Rock Bar. Foto: Camila Uchoa.

 

Confira a programação:

Sexta-feira, 16/11 – Saideira | Rock Bar

Sábado, 17/11 – Spotlab | Newlands | Rock Bar

Domingo, 18/11 – Rock Bar

Segunda-feira, 19/11 – 7 anos Fica Comigo | Rock Bar

Terça-feira, 20/11 – Último dia do Jack Daniel’s Rock Bar

 

 

São Paulo

Angus Beef Week

São Paulo será sede, entre os dias 15 e 25 de novembro, da 2ª edição da Angus Beef Week,  festival gastronômico com a participação de 16 restaurantes, que terão em seus cardápios pratos desenvolvidos com cortes especiais Angus produzidos especialmente para a data, além de 10 boutiques de carne, que oferecerão kits promocionais para o evento.

 

Pratos preparados com carne Angus estarão disponíveis em restaurantes de São Paulo. Foto: Pedro Truffi.

Confira os pratos e kits do festival no site www.beefweekbrasil.com.br.

 

Exposição Super Carros

O Plaza Sul Shopping será um ponto de encontro dos amantes do automobilismo. Até o dia 18 de novembro, os apaixonados pelo universo automotivo vão encontrar uma exposição com alguns carros de corrida.

 

 

 

Aberto a todos os visitantes, a exposição conta com 5 modelos de carros:

Protótipo Spyder: Motor 2.0, 4 cilindros, Potência 220cv, Câmbio 5 velocidades, Peso 640kg, chega a 220km/h em reta;
Fórmula 1: Motor 4 cilindros 1.6, Potência 160cv, Câmbio 5 marchas, Peso 560kg;
Trofeo Maserati: Motor Ferrari V8, Potência 430cv, Câmbio F1, chega a alcançar 240/ 250km/H;
Stock Car 6cc e Stock Car v8: Motor Chevrolet 350, Potência 450cv, Câmbio sequencial, Peso 1.230kg e 1.350kg, respectivamente, ambos atingem 240km/h.

O Salão do Automóvel de São Paulo 2018 reúne as principais marcas mundiais de veículos, promovendo um grande encontro de interatividade com seus fãs. A exposição no Plaza Sul é um complemento das atrações do evento. Para quem estiver pela feira e quiser conhecer os carros, o shopping está apenas a 3km de distância.

 

   

 

Quando: Até 18 de novembro
Horário: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h.
Onde: Plaza Sul Shopping – Piso Térreo, próximo ao elevador panorâmico
Endereço: Praça Leonor Kaupa, 100 – Jardim da Saúde, São Paulo
Gratuito
Telefone: 11 4003-7220

 

Música no MCB – O balanço do samba

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerida pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, apresenta o show “O balanço do samba”, do grupo Magno Bissoli Quarteto, em 18 de novembro, domingo, às 11h, com entrada gratuita. Na ocasião, o músico também lançará a terceira edição da partitura de seu método para bateria que tem o propósito de auxiliar e incentivar a prática deste gênero musical.

 

Magno Bissoli Quarteto. Foto: Daniel Brito.

 

Quando: Domingos, às 11h.
Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Telefone: (11) 3032.3727

 

Afrojoy Kizomba Congress

De 16 a 19 de novembro, São Paulo será sede do Afrojoy Kizomba Congress. O congresso que acontecerá mais uma vez na capital da garoa, tem por objetivo promover e difundir as danças angolanas que estão ganhando cada vez adeptos em nosso país.

Serão 2 dias inteiros de aulas, onde o público presente poderá aprender e se aperfeiçoar em danças como: Kizomba, Semba, Afrohouse, Afrotribal, Kuduro e afrobrasileira. As aulas serão ministradas pelos professores internacionais Mestre Petchu (Portugal/Angola), Vanessa Ginga (Inglaterra/São Tomé Príncipe), Bonifácio Aurio (Portugal/Angola). Além dos artistas brasileiros que se dedicam em difundir a cultura angolana em nosso país Mestre Enoque, Jô Chagas, Samuel de Paula, entre outros.

Além dos dois de aula, o congresso contará com 3 bailes que tocará muita kizomba, semba e afrohouse. Cerca de 7 djs nacionais e internacionais, especialistas neste estilo, agitarão as noites do evento. E na noite de sábado o Kizomba Afrojoy Congress traz um show com o cantor Kelly Silva.

 

 

Os interessados em participar do congresso ou dos bailes devem fazer sua inscrição ou comprar seu convite através do site www.bit.ly/afrojoy ou através do telefone: (11)98251-8523/(11) 99317-9723

Programação completa: https://www.facebook.com/events/109756966415229

 

 

Banda Josie – Samba-Canção em Versões Pop Rock

O ouvinte desatento ou limitado por preconceitos pode se perguntar: como esse pessoal mistura o turbinado pop rock com um gênero melancólico criado no final dos anos 1920 e que consagrou artistas como Ângela MariaLupicínio Rodrigues? Quem essa turma pensa que é para incluir no repertório do show uma roupagem bluesy  de Meu Mundo Caiu, um dos maiores estandartes da fossa eternizado pela gravação divinal de Maysa?

 

 

O fato é que essa combinação faz muito sentido: filho legítimo do blues, o rock herdou a vocação para cantar sobre corações dilacerados, dores que parecem infindáveis, amores fadados ao fracasso, gente passional até a medula e permanentemente à procura de um lugar no mundo. Tudo isso serviu de material para o que a música popular brasileira e, no caso específico, o samba-canção, produziu de melhor.

Quando: Dia 17, às 20h.
Onde: Na Biblioteca Prestes Maia – Centro Cultural Santo Amaro
Endereço: Avenida João Dias, 822.
Entrada gratuita
Mais informações: 11 5541-7057

 

 

Festival do Camarão e de Gastronomia Portuguesa

Se você estiver em São Paulo no feriadão, tem um programa bem bacana para fazer com a família, amigos e animas de estimação, pois está chegando um festival triplo de delícias!!!  O evento reúne camarão preparado de várias maneiras, pratos da gastronomia portuguesa elaborados principalmente com peixes, frutos do mar, batatas e regados com muito azeite, e cerveja artesanal.

 

Baclhau à Gomes de Sá, do Ora Pois Pois. Foto: Zulmira Gomes.

 

E pode levar a garotada pois a infraestrutura dos Festivais oferece área kids (atrações a partir de R$8,00); fraldário; espaço quick massage para relaxar (R$20,00/15 minutos); minishopping com roupas, calçados, acessórios, objetos de decoração; e música ao vivo do projeto Talentos (a partir das 13h de sábado e domingo) para embalar o papo, as compras e as refeições. A entrada é grátis, a diversão garantida, e as comidas…deliciosas. Mas lembre-se: se beber, não dirija: dá para ir de metrô/trem (a estação Barra Funda é ao lado do Memorial) e de ônibus (tem diversos pontos ao redor).

 

Porção de camarão. Foto: Rafael Guirro.

 

Festival do Camarão | Festival de Gastronomia Portuguesa | Festival de Cerveja Artesanal
Data: 17 e 18 de novembro.

Horário: das 11h às 21h.
Local: Memorial da América Latina – Praça da Sombra
Endereço: Av. Auro Siares de Moura Andrade, 664 – ao lado da estação de trem e metrô Barra Funda.

 

A História da Mulher na Música Caipira

Com uma proposta moderna e pioneira dentro da música sertaneja, a Barra da Saia (única banda feminina de música sertaneja do Brasil) sobe ao palco do Teatro Itália no próximo domingo (18/11) com o show do projeto “A História da Mulher na Música Caipira”. 

 

 

Na apresentação, a banda faz uma homenagem as principais artistas que desbravaram a música caipira no País, mostrando ao público a importância e a contribuição dessas cantoras, compositoras e intérpretes que estiveram bem à frente do tempo abrindo espaço para as novas e atuais gerações. Dentre os destaques do repertório, estão as canções: “Marvada Pinga” – primeira música caipira gravada no Brasil por Inezita Barroso em 1953, “Primeiro Amor” e uma gravação divertidíssima bem country rock de “Vou Te Amarrar na Minha Cama”.

Data: 18 de novembro
Horário: 18h
Local: Teatro Itália
Endereço: Av. Ipiranga, 344 – República São Paulo
Classificação: Livre
A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
Para saber mais, acesse: www.mulhernamusicacaipira.com.br

 

O Lago dos Cisnes no Teatro Sérgio Cardoso

Criada pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, celebra sua primeira década, com a estreia do balé mais aclamado de todos os tempos!
A partir de 14 de novembro, o público poderá conferir no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo, O Lago dos Cisnes de Mario Galizzi, um especialista em balés clássicos, que já coreografou outras obras para a SPCD. Uma temporada inesquecível, com apresentações de quarta a domingo até o dia 02 dezembro, todas com recursos de acessibilidade.

 

Temporada: de 14 de novembro a 02 de dezembro.
Quando: Quartas, Quintas e  Sábados 21h00 | Sextas 21h30 | Domingos 18h00.
Indicação classificativa: Livre.
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP
Capacidade: 835 lugares
Valor do ingresso/dia: R$ 50 (plateia central), R$ 25 (meia-entrada plateia central), R$ 40 (plateia lateral), R$ 20 (meia-entrada plateia lateral), R$ 30 (Balcão), R$ 15 (meia-entrada balcão) disponíveis no site www.ingressorapido.com.br pelo telefone 11 4003-1212 ou na bilheteria do Teatro Sérgio Cardoso, de quarta-feira a domingo, das 14h às 19h – telefone 11 3288-0136

 

 

 

Anúncios