Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra. Um jeito bom de festejar a data é conhecer um pouco mais da cultura, das artes e tradições. Vamos viver a consciência humana!

 

Mostra Cinemão Consciência Negra

Cinemão realiza mostra voltada para o mês da Consciência Negra

Cinemão realiza mostra voltada para o mês da Consciência Negra

 

Numa forma de celebrar o mês de novembro, que é o mês da Consciência Negra, o Cinemão realiza de 20 a 26 de novembro a Mostra Cinemão Negra. Serão exibidos de forma gratuita filmes que retratam a cultura negra e também problemas enfrentados, como o racismo. A programação conta com os longas A Batalha do Passinho, de Emilio Domingues, 5x Favela – Agora por Nós Mesmos, produzido por Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães e Auto de Resistência, dos diretores Lula Carvalho e Natasha Neri.

A Mostra Cinemão Negra tem patrocínio da RioFilme e Secretaria Municipal de Cultura + Diversidade.

Apoio: UNIC Rio, Superintendência da Zona Portuária e Museu da Escravidão.

Sobre o Cinemão

O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira.

Este projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro.

 

 

O objetivo principal é democratizar e promover o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.

A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro.

Também realiza oficinas de audiovisual e usa tecnologia própria por meio do Aplicativo “Cinemão” para o estímulo de construção de narrativas populares.

Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.

Você pode ler mais sobre a cultura Afro no Rio de Janeiro clicando aqui.

Sobre o MUHCAB:

O MUHCAB (MUSEU DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA) é um novo museu da Secretaria Municipal de Cultura que possui o objetivo de trabalhar pela igualdade racial na cidade a partir de atividades de  educação, memória e capacitação do povo negro, buscando a sensibilização da sociedade para diminuição da desigualdade racial no país e a afirmação da identidade negra brasileira. O MUHCAB é parceiro do Cinemão na ação que acontece no sábado, dia 24, na Praça da Harmonia, na Gamboa. 

Serviço: Mostra Cinemão Negra

Dia 20/11, terça-feira, às 19h30
Casas Casadas: Rua das Laranjeiras, 307. Laranjeiras.
Filme: 5x vezes Favela – Agora por nós mesmos

Dia 24/11, sábado, às 19h30
Praça da Harmonia (Gamboa), em parceria com o MUHCAB
Filme: A Batalha do passinho

Dia 26/11, segunda-feira, às 19h30
Escola EM Professor Teófilo Moreira da Costa: Rua Esperança, 387. Vargem Grande.
Filme: Auto de Resistência.
Entrada gratuita.
Classificação livre.

 

E tem mais Consciência Negra:

 

Afrolaje promove roda de jongo no Dia da Consciência Negra

No próximo dia 20 de novembro, o Afrolaje realizará roda de jongo, às 18h, no samba do Criolice, no Viaduto de Madureira. A roda de jongo é em celebração ao Dia da Consciência Negra. A atividade é gratuita e voltada a todas as idades.

 

 

O Grupo Afrolaje mensalmente realiza roda de jongo e de capoeira de forma gratuita sempre no último domingo de cada mês, a partir das 15h, na Praça Agripino Grieco, Méier. A atriz Flavia Souza, que está em cartaz em ‘Dona Ivone Lara – O musical’ com a personagem Tia Tereza, que é a tia de Dona Ivone, é a fundadora e coordenadora do projeto. 

 

 

 

 

 

Anúncios