Você Nunca Será Velho(a) Demais Para Viajar

Número de anfitriões e hóspedes de Experiências com mais de 60 anos cresce no Airbnb. Pesquisa do Airbnb mostra que sua comunidade sênior tem encarado novas atividades e compartilhado suas paixões com usuários de todo o mundo pela plataforma.

 

 

O envelhecimento é muitas vezes visto como sinônimo de solidão. No entanto, o Airbnb mostra que os membros seniores de sua comunidade têm buscado exatamente o oposto. A plataforma de compartilhamento de lares registrou uma grande procura por ‘Experiências’ por usuários acima dos 60 anos, com crescimento de quase 1.100% no número de atividades oferecidas por anfitriões seniores em todo o mundo e um aumento de 260% nas reservas do mesmo grupo etário desde o ano passado.

No Brasil, o crescimento de viajantes seniores foi de 93% –  acima da média mundial para esta faixa etária, de 66% – o que mostra que o uso de tecnologia para encontrar opções de experiências de viagens únicas não é exclusividade de millennials.

 

 

De acordo com o médico americano Marc Agronin, psiquiatra geriátrico da Miami Jewish Health e autor do livro The End of Old Age: Living a Longer, More Purposeful Life, o envelhecimento pode melhorar muitos aspectos de nossas vidas, incluindo a sabedoria, propósito e criatividade. “Interagir com pessoas de outros lugares e modos de vida estimula nosso cérebro e nos inspira a aprender novas maneiras de falar. Aprender palavras de uma nova língua é um maravilhoso exercício cerebral. A convivência e encontro com outras culturas ampliam nossas perspectivas e aumentam o bem-estar”, explica ele.

E o Airbnb tem notado que muitos dos que estão entrando em seus anos dourados têm descoberto esse novo significado da velhice por meio das Experiências da plataforma.

Países com o maior número de anfitriões de Experiência com 60 anos +:

Estados Unidos

Itália

Reino Unido

Japão

França

 

 

Países com o maior número de hóspedes de Experiência com 60 anos +:

Estados Unidos

Reino Unido

Austrália

Canadá

França

E a comunidade do Airbnb com mais de 60 anos compartilha uma vasta gama de interesses. Da exploração da urbana Hong Kong com Alfred, passando pela rica cultura culinária de Havana com Dayami, ou por uma jornada por seu cérebro com Phil em Sydney e até dominando os ritmos da música latina em um antigo bar de São Francisco com Quentin, as paixões variam muito.

 

 

No Brasil, a Experiência com maior número de reservas é de um anfitrião com mais de 60 anos. Desde junho de 2017, Cássio Gurjão leva hóspedes do Airbnb para velejar pelos mares do Rio de Janeiro e ver de outros ângulos os pontos turísticos da cidade. O passeio já possui mais de 200 comentários positivos de hóspedes de mais de 20 diferentes países, que elogiam não só as habilidades do anfitrião como velejador mas também a qualidade da caipirinha oferecida a bordo, e que renderam à Cássio uma avaliação de 4,86 estrelas na plataforma.

A paixão pela vela começou aos 20 anos quando ele teve a oportunidade de navegar com um amigo e, hoje, ser anfitrião de Experiências possibilita a ele arcar com os custos da manutenção de seu barco próprio, um sonho realizado há 10 anos. “Eu já era superhost quando o Airbnb começou a recrutar pessoas para liderar Experiências no Rio. Me ofereci logo de cara e hoje, graças aos passeios é que consigo equilibrar os custos do barco, além de trabalhar com o que amo” explica ele, que nunca deixou os esportes de lado, prática que, segundo o próprio, faz com que não aparente por nada os 62 anos de idade.

 

 

No entanto, de todos os tipos de Experiências oferecidas no mundo, não é uma grande surpresa que os idosos sejam a faixa etária que mais hospeda as incluídas na categoria de impacto social, na qual 100% da renda é revertida à organização que ela beneficia.

Principais categorias de Experiências hospedadas por idosos *

Impacto social

Artes

História

Natureza

Bem-estar

 

 

Principais categorias de Experiências reservadas por idosos *

História

Música

Comida e bebida

Artes

Estilo de vida

Convidamos uma de nossas anfitriãs mais experientes a testar uma atividade fora de sua zona de conforto e foi isso que ela nos disse:

Toby Klayman, São Francisco, EUA

Como um dos anfitriãs originais de São Francisco e uma das primeiras anfitriãs de Experiências, Toby compartilhou sua casa e a paixão de sua vida com pessoas do mundo todo, mas ainda não havia testado uma Experiência como usuária. Normalmente à frente de seu workshop de arte chamado Madame Renaissance, Toby foi convidada e mergulhou de cabeça na Experiência Learn to DJ liderada pelo DJ Lamont, que ensina truques para comandar as carrapetas:

 

 

“Está completamente fora da minha zona de conforto e foi muito revigorante. Esta minha primeira experiência como convidada foi maravilhosa, adorei, me diverti muito. DJ Lamont foi maravilhoso, ele é muito dedicado ao que faz. Todo mundo precisa de arte especialmente agora. DJ não é como olhar para os murais no bairro de Mission, não é como ver cem músicos tocando em uma banda – isso é um tipo diferente de arte”.

 

 

Anúncios