Festas na Ilha da Madeira
Comemorações de Natal e Réveillon tomam as ruas do pequeno paraíso português e as festas de fim de ano animam a Ilha da Madeira.
Com as festas de fim de ano chegando, a Ilha da Madeira se prepara para celebrar as suas tradições. Recanto de belas paisagens de montanha em meio ao Oceano Atlântico, o destino se enche de luz e cor nesse período e atrai turistas do mundo todo. Os primeiros dias de dezembro marcam o início dos festejos, com peças e iluminação decorativa pelas principais ruas de Funchal, além de barracas de comes e bebes, detalhes que sinalizam a abertura dos programas de Natal e Ano Novo.
Presépios de proporções reais e as decorações alusivas ao nascimento de Jesus também se espalham pelas ruas madeirenses e podem ser vistas em grande parte da cidade. Para animar o público, os concertos de música são realizados diariamente, com apresentações de bandas filarmônicas e grupos folclóricos. Ainda há missas especiais celebradas pelas igrejas locais, chamadas de Missas do Parto.
A Noite do Mercado, uma das maiores festas da época, acontece no dia 23 de dezembro, em um dos lugares mais icônicos de Funchal, o Mercado dos Lavradores. Com muita música, dança, comidas e bebidas típicas, madeirenses e turistas aproveitam para fazer as últimas compras natalinas. O período ainda é perfeito para provar as delícias da gastronomia. Conforme a tradição local, doces e quitutes são preparados para compor a mesa natalina dos residentes, como o bolo de mel, feito no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição. Para a refeição principal, carne de vinha d’alhos – afamado prato da culinária da Madeira, à base de carne de porco e vinho branco.
O momento mais esperado é a virada do ano, com sua queima de fogos de artifícios que já foi reconhecida oficialmente pelo livro de recordes do Guiness, em 2006, como a maior do mundo. Inclusive, muitos cruzeiros desembarcam na Ilha da Madeira para que os viajantes presenciem esse espetáculo de luz e cor. Com as badaladas da meia-noite do dia 31 de dezembro, os apitos dos navios de cruzeiros soam e o céu se ilumina com um espetáculo que chega a durar oito minutos, decorando a chegada do novo ciclo.
Para encerrar as festividades, no dia 6 de janeiro se comemora o Dia de Reis, quando os residentes da ilha aproveitam os últimos dias da iluminação de Natal para realizar uma antiga tradição local, a de entoar os populares cantares madeirenses de porta em porta.
Sobre a Ilha da Madeira
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.
Nossa, que lindo! Que bom que existem pessoa como você que nos dão um gostinho desse pedacinho de Portugal que parece muito peculiar e intrigante!
Obrigada!!!!
CurtirCurtir
Obrigado!!
Bom saber que a gente compartilha o que é bom e faz a vida das pessoas um tico melhor.
Assim como você fez agora, compartilhando seu sorriso com a gente!! Obrigado!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa