Turismo no Parque Nacional Itaipu

A Itaipu Binacional vai quebrar mais um recorde em 2018, só que dessa vez no turismo. Pela primeira vez na história da visitação, iniciada em 1977, a usina deve receber mais de 1 milhão de visitantes em um único ano.

 

 

A  expectativa é que esse número seja atingido por volta do dia 20 de dezembro.  O  anúncio  foi  feito  na quarta-feira (5/12), em Foz do Iguaçu (PR),  pelo diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, durante o lançamento de novos atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

“Esse   recorde  consolida  Itaipu  como  o  segundo  maior  atrativo turístico   da   região  e  é  motivo  de  grande  orgulho  para  todos  os profissionais  envolvidos no setor”, disse o diretor-geral. “Hoje, Itaipu é muito  mais  que  uma  usina  hidrelétrica,  a maior geradora de energia do mundo. Itaipu gera riqueza e desenvolvimento regional.”

 

 

Marcos Stamm ressaltou que a empresa já recebeu mais de 22 milhões de visitantes desde que abriu as portas para a comunidade e revelou que a meta é  chegar  a  2  milhões de turistas em 2023. O número contempla as visitas turísticas  e  institucionais,  das  margens  brasileira e paraguaia. “Está lançado o desafio.”

Os novos passeios turísticos anunciados nesta quarta-feira, no Centro de  Recepção  de  Visitantes  (CRV)  de  Itaipu,  devem  ajudar  a  usina a impulsionar  os números. Além de Stamm, participaram da cerimônia o diretor superintendente  do  Parque  Tecnológico  Itaipu  (PTI), Jorge  Callado, e autoridades  ligadas ao trade  turístico do município. O PTI, por meio do Complexo  Turístico Itaipu faz a gestão do turismo na margem brasileira da usina.

 

 

Uma  das  novidades é um passeio exclusivo para as crianças, batizado de  Itaipu Kids, que começa a funcionar no dia 14 de dezembro – quando será aberta oficialmente a alta temporada do turismo na empresa. O novo atrativo será  voltado para crianças de 5 a 13 anos e incluirá atividades na Ecovila (a minicidade do PTI), Estação Ciências e Polo Astronômico.

Durante o novo passeio, as crianças serão acompanhadas de monitores e participarão  de atividades lúdicas e educativas. Entre os temas abordados, estão o uso consciente da energia, trânsito, ecologia, ciência e tecnologia e  astronomia. Pais ou responsáveis que adquirirem a Visita Panorâmica ou o Circuito Especial terão 30% de desconto na compra do atrativo.

 

 

Outras atrações

Também foram anunciados dois ovos passeios de perfil técnico-científico: o Itaipu Tecnologia em Barragens e o Itaipu Tecnologia em  Biogás. Os programas serão oferecidos uma vez por mês para estudantes e profissionais interessados nos temas. Serão grupos de no máximo 20 pessoas, com visitas guiadas às áreas internas e externas da usina e do PTI.

“O  lançamento  desses novos produtos (sobre segurança de barragens e biogás)  é  mais uma ação de aproximação e disponibilidade para a sociedade dos  conteúdos  técnicos e científicos que estão nas atividades do PTI e da Itaipu,  além  da ampliação  do  nosso portfólio turístico”, afirmou Jorge Callado.

 

 

Outra novidade será uma opção de passeio premium, o Itaipu VIP, que percorrerá setores da usina em um veículo 100% elétrico, modelo Renault Zoe. Alguns pontos serão exclusivos do atrativo. Esse passeio, que vai operar a partir do dia 14, poderá ser feito por no máximo três pessoas, que serão acompanhadas de um monitor.

Também a partir do dia 14, a empresa vai retomar a edição especial da Iluminação da Barragem, agora chamada de  Itaipu Iluminada, com apresentações musicais e shows pirotécnicos. Os visitantes ainda terão a opção de estender a noite e desfrutar um jantar no Restaurante dos Barrageiros.

 

 

Para o Circuito Especial, atrativo que tem parte do trajeto feito dentro da área industrial da usina, a novidade já foi lançada. Desde novembro, os passeios são feitos com ônibus elétricos, desenvolvidos pelo Programa de  Mobilidade  Sustentável  de Itaipu. Os veículos têm autonomia para percorrer até 200 km com uma carga de bateria.

Durante  o anúncio dos novos produtos, o Complexo Turístico Itaipu informou que haverá uma operação especial para a alta temporada, com novos horários de atendimento, reforços na equipe e melhorias no Mirante do Vertedouro.

 

 

Descontos especiais

Moradores dos municípios da região trinacional e lindeiros ao Lago de Itaipu  têm  condições  especiais  para alguns passeios. Mais informações e reservas  podem  ser obtidas pelo telefone do Turismo Itaipu (45) 3529-2892 ou no site www.turismoitaipu.com.br.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,5  bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira  e  paraguaia  retomou  o  recorde  mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366  MWh.  Em 2017, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 86,4% do Paraguai.

 

 

 

Anúncios