Ano novo Chinês de 2019

Começa mais um ano novo! Desta vez é o Ano Novo Chinês! A data muda a cada ano conforme o calendário lunar e o horóscopo chinês. E a comunidade chinesa em São Paulo prepara as comemorações para o próximo final de semana. Saiba mais e comemore com a gente!

.

.

Mesmo seguindo o calendário ocidental para negócios com as empresas da Europa e Américas, a China é muito apegada às suas tradições, como o horoscopo chinês e também utilizam um calendário próprio. O calendário chinês é lunar, o que significa que ao invés de seguir as datas solares, como os equinócios e solstícios, este calendário se baseia em fases da Lua e a posição do astro no céu. O que dá algumas diferenças de data de acordo com o ano. 

 

 

Só para dar um exemplo da diferença a cada ano, em 2018, o Ano Novo Chinês ocorreu em 16 de fevereiro. Este ano, a data é hoje, 5 de fevereiro. Em 2020, o Ano Novo Chinês será em 25 de janeiro, junto com o aniversário de São Paulo. Imagina a festa que vai ser!

O mais legal de tudo é que o Ano Novo Chinês é comemorado durante a chamada Semana de Ouro, que este ano começou ontem, dia 04 de fevereiro e vai até domingo, dia 10 de fevereiro. E os eventos incluem fogos de artifício, danças típicas, comidas, mas também eventos de devoção, religiosidade e tradições.

 

 

Uma das tradições é a cada ano atribuir um animal do zodíaco chinês, ou seja, um representante do horóscopo chinês, e suas qualidades, ao ano todo. Para explicar bem, o ano chinês de 2019 será regido pelo Porco, animal relacionado à terra como elemento e filantropia e espiritualidade são palavras ligadas a este signo.

 

 

O Ano Novo Chinês segue tradições como limpar a casa para a passagem do ano, comer um bolinho específico para a festa no momento da virada do ano, usar a cor vermelha, como a cor que trás prosperidade, riqueza e há uma tradição de os velhos presentearem os mais jovens. Uma outra tradição é comer um prato de lentilhas. Sim, aqui no Brasil a gente acabou incorporando essa tradição, achando que era coisa nossa, mas é de origem chinesa.

E para falar da festa, esta comemoração terá eventos na Liberdade, em São Paulo. Veja a programação do evento para o próximo final de semana:

 

 

ANO NOVO CHINÊS NA LIBERDADE SÃO PAULO DÁ BOAS VINDAS AO ANO DO PORCO

Casamento chinês tradicional  será realização no palco pela primeira vez para

Entre os dias 09 e 10 de fevereiro  ( sábado e domingo) a cidade de São Paulo irá dar boas-vindas a mais uma edição do AnoNovo Chinês na Praça da Liberdade, em São Paulo. O evento é gratuito e conta com a coordenação da  Associação de Amizade Brasil-China juntamente com a Prefeitura de São Paulo .  Milhares de pessoas irão comemorar a chegada do anodo  Porco da Terra, um período regido pela abundância e pela felicidade que, de acordo com a previsão,  promoverá mudanças significativas para todo o mundo. A passagem do Ano do Coelho para o Ano do Porco contará com   a presença dos respectivos animais para demonstrar de forma mais real  o significado da simbologia e a importância dos animais durante durantes as festividades do  Ano Novo Chinês

 

 

A tradicional festa já faz parte do calendário cultural da cidade e reunirá em dois dias de evento apresentações especiais de música, lutas marciais, danças como as do Leão e do Dragão, workshops de origami e de caligrafia chinesa além de barracas de artesanato e de comidas típicas. 

 

.

Outra  atração confirmada e inédita   é o casamento tradicional chinês que irá acontecer no palco durante a programação e promete atrair a bastante a atenção dos visitantes e participantes das comemorações.

Ano Novo Chinês

Popularmente conhecido como “Festival da Primavera” e “Ano Novo Lunar”, o Ano Novo Chinês acontece originalmente na primavera e é datado com base no calendário lunar chinês.  Cada ano é dedicado a um animal do zodíaco chinês e a comemoração só termina no 15º dia do mês, quando acontece a Festa das Lanternas.

O evento é organizado pela Associação de Amizade Brasil-China pela segunda vez consecutiva com muito sucesso.  “Nosso intuito é fortalecer o intercâmbio cultural  com atividades coletivas de integração entre os dois países e comemorar a chegada do Ano Novo Chinês com muita festa e alegria!” disse Heida Li, presidente-executiva da entidade e coordenadora geral do evento.

Participe da nova edição do Ano Novo Chinês na Liberdade e venha conferir a nossa programação repleta atrações culturais e gratuitas!

 

 

Confira  a programação:

09/02 – SÁBADO

Atividades Culturais
10h às 20h
Dança do Dragão e do Leão
Barracas com comidas e bebidas típicas
Apresentações musicais 
Lutas marciais
Massagem
Acupuntura
Artesanato
Caligrafia

 

Essa pequenininha entrou na frente da foto, mas ela é tão fofa que tinha que aparecer!

Essa pequenininha entrou na frente da foto, mas ela é tão fofa que tinha que aparecer!

 

DIA 10/02 – DOMINGO

Atividades Culturais
10h às 20h
Dança do Dragão e do Leão
Barracas com comidas e bebidas típicas
Apresentações musicais 
Lutas marciais
Massagem
Acupuntura
Artesanato
Caligrafia

Encerramento
20h 00

.

E aqui vai um vídeo que fiz com as fotos tiradas em um evento da cultura chinesa em São Paulo, na Avenida Paulista, no meio de janeiro deste ano. Como cheguei no meio do evento, não sei dizer bem o que estava acontecendo, Mas foi tão bonito ver as moças e as crianças, com roupas tradicionais, dançando e representando papéis da cultura chinesa, que fotografei para usar hoje. Sim, um evento muito bonito, que tinha até o dragão chinês, que não deu para fotografar. O quadro estava acabando, e quando cheguei, não consegui me posicionar próximo o suficiente para uma boa imagem. Quem sabe essa semana?

Feliz Ano Novo Chinês!!

.


Dicas de Viagem:

Para saber mais sobre o Ano Novo Chinês, aqui tem algumas boas informações – https://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-novo_chin%C3%AAs

.

.

.

Anúncios