Uma semana em São Lourenço, Minas Gerais.

Ano Novo passou e a gente viajou bastante! Fomos para São Lourenço de Minas Gerais, terra de águas minerais, cafés maravilhosos, parque, fazendas, queijos mineiros, doces, passeio de balão e até um trem maria-fumaça em pleno funcionamento. Vem curtir esta cidade tão linda com a gente!!

 

Portal de Entrada de São Lourenço de Minas Gerais.

Portal de Entrada de São Lourenço de Minas Gerais.

 

Vida corrida, a gente devia ter feito este post antes, mas ainda dá tempo de recomendar a cidade para o verão, que não deve dar trégua no calor tão cedo, para o Carnaval, que vai ser quente, e para qualquer outra época do ano, porque a cidade é linda e cheia de atrações. Passamos uma semana da nossa virada do ano em São Lourenço, sul de Minas Gerais e pertinho de Itatiaia.

Falar em Itatiaia, foi bem legal passar de ônibus pela Garganta do Registro e lembrar dos caminhos e escaladas por Prateleiras e Pico das Agulhas Negras

 

 

.

 

Mas o tema é São Lourenço. E para chegar lá, já deu trabalho.

Por causa de compromissos profissionais, estive um bom tempo no Rio Grande do Sul, em uma cidade linda chamada Júlio de Castilhos, com paisagens maravilhosas fosse verão ou o mais cruel e gélido inverno. Também em um momento apropriado, vou contar algumas histórias e postar fotos da estadia. Saudades destes lugares.

 

 

Vamos falar de São Lourenço de Minas Gerais

A Karina se contorceu escolhendo casas no Air BnB, preparando roteiros, procurando maneiras de facilitar nossa estadia, preparando rotas para ela sair do Rio de Janeiro e chegar bem em São Lourenço e me ajudar a encontrar maneiras de sair do Rio Grande do Sul, desfazer as malas, lavar a roupa, fazer as malas, comprar passagens e sair de São Paulo para chegar a São Lourenço. Foi mesmo uma maratona.

Sem passagens. E agora?

Passei um baita aperto saindo do Sul, tentei colocar a vida em ordem e seguir para Minas Gerais. Só que não tinha mais, em nenhuma empresa, passagem direta de São Paulo para São Lourenço. Não havia. O jeito foi comprar uma passagem seguindo pela Dutra até Resende e de lá, pegar outro ônibus para São Lourenço. E a Karina veio toda bonita direto do Rio. 

 

Mapa de estrada com o entorno de São Lourenço.

Mapa de estrada com o entorno de São Lourenço.

 

A coisa estranha é que eu comprei pela internet a passagem na poltrona 41, corredor. A Karina comprou no ônibus dela a poltrona 40, na janela. Eu imaginei que ia seguir reto para Resende e de lá encontrar a Karina e chegaríamos juntos e São Lourenço. Não foi bem isso.

Ela ficou puta da vida que eu cheguei a Resende, almocei, esperei o ônibus de baldeação e segui para a próxima parada. E ela vinha em um ônibus logo atrás. A poltrona do meu lado estava vazia, e a poltrona do lado dela ficou também vazia. Vacilo das empresas, mera coincidência ou empresas diferentes? No final, chegamos com coisa de meia hora de diferença a São Lourenço. Eu primeiro, ela logo depois.

.

Em uma praça em frente ao INSS, estátuas de Esfinge.

Em uma praça em frente ao INSS, estátuas de Esfinge.

 

Uma paradinha em Pouso Alto 

Nada muito eloquente ou divertido para contar, mas o ônibus para São Lourenço fez uma paradinha em Pouso Alto, onde foi tirada essa foto:

 

.

 

 

E o mais bonito ficou sem fotografar. Como a mala estava no bagageiro, com a câmera, não houve tempo ou possibilidade de fazer uma foto da enorme igreja em Pouso Alto. Pena. Acho que volto lá em breve. Quem sabe dá certo de fazer mais fotos?

De um jeito ou de outro, pedindo desculpas, fiz esta foto com celular:

.

 

E o divertido de tudo foi ver o ônibus se enfiar dentro de uma garagem de casa, ou de padaria, sei lá, pequena, não era uma estação rodoviária, mas devia haver um acordo e paramos do lado do mercadinho/padaria/bar, que vendia lembrancinhas, bebidas, utilidades, doces, comidas. E claro, eu comprei uma garrafinha de cachaça mineira para me acompanhar na viagem. Segue para São Lourenço. Chegamos no fim da tarde de sexta-feira. Vamos achar a casa alugada via Air Bnb, tomar banho e procura rum lugar para jantar.

 

Vamos pegar a estrada de novo!

Vamos pegar a estrada de novo!

 

No primeiro dia, um arrependimento.

Lembro de um livro do Amyr Klink em que ele ficou meses sozinho na Antártida. Logo que chegou, ele perdeu uma chance de ouro de uma foto sensacional. Não teve outra chance. Pude sim sentir isso no sábado de manhã.

 

O Anjo na Igreja Matriz de São Lourenço Mártir.

O Anjo na Igreja Matriz de São Lourenço Mártir.

 

Como um sexto sentido sempre faz com a gente, a vida me deu uma excelente oportunidade de fazer uma foto da janela do apartamento em que a gente estava. Acordei de manhã bem cedo, como se ouvisse o silencioso balão deslizando pelo céu. Talvez às 7h da manhã, não estou certo, e vi o lindo hotel que ficava na lateral da janela do quarto, e havia um lindo balão colorido navegando nos céus de São Lourenço, passeando vagarosamente pelo azul e pelas nuvens, ocupando 1/4 da janela. Lindo mesmo. Eu sorri, deitei de novo e voltei a dormir. A desculpa para minha consciência foi: “Hoje é sábado, amanhã é domingo, vai ter mais balão amanhã.” Não vi mais balão. Entendi melhor que nunca o Amyr Klink e a foto perdida. Fica a dica para mim: Nunca mais deixe para “amanhã”!!

 

Não foi este balão que eu vi. Mas se você gosta de balões, temos produtos lindinhos. Clique na imagem para ver.

 

A vida segue. E as maravilhas de São Lourenço estão apenas começando. A gente vai conhecer o Parque das Águas, os cafés, o Calçadão. Vamos ver o Trem Maria-Fumaça, com sua estação super bem cuidada e claro, o Mercado Municipal de São Lourenço. A gente gosta mesmo de mercados municipais. Só acompanhar o site que você vai ver vários que visitamos.

Hoje é só uma prévia do que virá. Mas posso garantir que nosso Reveillón por São Lourenço foi muito legal e temos um monte de histórias legais para contar. Acompanhe que a gente te conta tudo!!

.

Mercado Municipal de Atibaia. Pastel e cervejas diferentes. Delícia!

Mercado Municipal de Atibaia. Pastel e cervejas diferentes. Delícia!

.

.

.

Anúncios